[ editar artigo]

6 conselhos práticos para sua empresa crescer mesmo durante a crise

6 conselhos práticos para sua empresa crescer mesmo durante a crise

A crise econômica é um fantasma que está tirando o sono dos brasileiros. É um cenário agressivo que força uma mudança de hábitos, obriga o corte de gastos e ainda por cima incentiva a busca de novas formas renda. Diante desse momento delicado é natural que muitos setores da economia sintam insegurança e medo de continuar apostando no futuro.

Apesar de a crise aparecer como um cenário bastante perigoso que envolve a influência de fatores econômicos, sociais e políticos, existem algumas técnicas que você pode utilizar para ajudar a contornar este contexto.

Ao invés de ter apenas receio, o caminho ideal passa por uma análise fria de como a crise pode atingir sua empresa e de que forma você pode driblar esses efeitos e continuar crescendo.

O Sebrae/SC produziu um material incrível sobre isso e eu reuni neste post 6 dos vários conselhos publicados por eles. O ebook original você pode fazer download aqui!

1. Avalie seu custo e corte o que for desnecessário

A primeira medida para enfrentar um momento de crise é identificar quais os gastos que não são relevantes. A partir disso existem duas opções: reduzir estes custos ou até mesmo cortá-los. Para isso o ideal é já ter os custos fixos separados dos variáveis pois com isso ficará muito mais fácil identificar o que é realmente desnecessário.

2. Não faça novas dívidas e respeite seu orçamento

Não adianta nada cortar gastos da empresa se você não conseguir fazer uma boa previsão para os próximos meses. Da mesma forma, nenhum planejamento resiste a uma execução mal feita. Portanto, tenha disciplina para não extrapolar seu orçamento, tome cuidado com empréstimos e jamais adquira uma dívida nova sem ter se desfeito das anteriores.

<<Faça aqui o download do ebook original do Sebrae/SC!>>

3. Invista em um plano de mídia eficiente

Um dos sintomas de um mercado em crise é a redução do investimento das empresas em marketing, publicidade e comunicação. Isto significa que novas oportunidades surgem neste momento, inclusive para investir em mídia com menores custos e mais eficiência. A regra aqui é combinar aquilo que o mercado deseja com um plano de mídia que atenda as necessidades do seu negócio.

4. Qualifique sua equipe de vendas

Nenhuma empresa resiste à crise se não souber aproveitar as oportunidades que surgem para aumentar seus resultados no período. É claro, neste momento é importante estar preparado para uma queda nas vendas. Mas ao mesmo tempo a crise é um momento ótimo para investir no treinamento da sua equipe de vendas. Pode parecer loucura, mas com uma boa preparação você garante que os vendedores não percam a motivação ao mesmo tempo que se mantém intimamente ligados à missão e aos valores da empresa.

<<Faça aqui o download do ebook original do Sebrae/SC!>>

5. Crie uma relação de confiança com seus clientes

Clientes satisfeitos sempre foram — e vão continuar sendo — um dos maiores ativos de marketing e vendas de uma empresa. São os consumidores encantados com seus produtos, serviços e atendimento que vão ajudar a divulgar a sua marca de forma gratuita e espontânea. Se a crise é um momento de dificuldades nas vendas faz todo sentido apostar ainda mais na satisfação dos clientes como combustível para o crescimento.

6. Dê poder aos colaboradores e desenvolva espírito de equipe

Você pode ser um grande líder, mas nem sempre vai poder estar presente na empresa o tempo todo. Isto quer dizer que o empoderamento da equipe nunca fez tanto sentido para a maioria dos negócios. Comece identificando quem são os potenciais líderes no seu time e compartilhe o direcionamento estratégico com eles. Sem esquecer, é claro, que o sentimento de união em torno de um único objetivo ajuda a potencializar ainda mais a produtividade e o rendimento de cada profissional.

<<Faça aqui o download do ebook original do Sebrae/SC!>>

Estas foram apenas 6 das dezenas de dicas que o pessoal do Sebrae/SC reuniu no ebook "Conselhos práticos para crescer durante a crise". Espero que você tenha gostado da seleção que fiz, e caso queira, é só baixar o material original aqui neste link!

Clube Sebrae
Marcus Pereira
Marcus Pereira Seguir

Mkt Digital e Conteúdo @ Beracode

Ler matéria completa
Indicados para você