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6 dicas de planejamento de Marketing para pequenos empresários

6 dicas de planejamento de Marketing para pequenos empresários

Tratando-se de pequenos negócios, não é raro encontrarmos empresários que fazem as coisas tudo de uma vez, sem realmente parar pra pensar. Comumente, a mensuração dos resultados das ações também fica em segundo plano. Dessa maneira, o empreendedor não tem controle do que deu retorno e deve ser mantido, e das ações que devem ser descartadas.

Sendo assim, é essencial que pequenas empresas também desenvolvam um planejamento de marketing, por mais simples que seja, para que possam atingir os objetivos desejados, dentro do orçamento disponível.

Quer saber como deve ser o planejamento de marketing para um pequeno negócio? Dou algumas dicas:

1 - Determine o objetivo do planejamento de marketing

O primeiro passo é definir qual é o objetivo das campanhas de marketing. De preferência, evite objetivos muito amplos. Você quer atrair novos clientes ou fidelizar os atuais? Aumentar o faturamento? Fazer com que as pessoas te conheçam? Enfim, os objetivos precisam ser estipulados para que o planejamento tenha um rumo, seja bem feito e gere resultados.

2 - Saiba bem quem é seu público

Procure o máximo de informações possível sobre seu público. Como é a vida deles, quais são seus hábitos no cotidiano e no consumo, em que se interessam, do que gostam. Assim, você poderá ampliar a oferta de produtos e serviços e atender seus clientes de maneira mais assertiva.

3 - Estipule quais ferramentas serão usadas

As ações serão feitas na rua, no ponto de venda, online? Quais ferramentas serão utilizadas? A escolha da ferramenta precisa ser pensada de acordo com seu público e o objetivo da campanha.

A internet é um nicho que precisa ser bem explorado. Caso o negócio trabalhe com a parte visual, use o Instagram como ferramenta e poste fotos dos clientes utilizando os produtos ou serviços, de trabalhos que você tenha feito ou até imagens inspiracionais, por exemplo. Você pode fazer promoções nas redes sociais para que as pessoas compartilhem seu post. Se tiver uma lista de e-mail de qualidade, com clientes que já te conhecem e têm interesse no seu conteúdo, ofereça as promoções por ali. As oportunidades são diversas.

Atualmente, comodidade é fator muito importante, então, se for viável financeiramente para seu negócio, disponibilize pequenas mordomias para seus clientes, como a entrega em domicílio.

4 - Analise sua concorrência

Observe como seus concorrentes estão agindo e o que estão oferecendo. Identifique seu diferencial, o que faz com que seu negócio se destaque entre os demais. Pode ser uma maior gama de produtos, bom atendimento no pós-venda, possibilidade de tirar dúvidas diretamente com seu negócio, distribuição de brindes, promoções e muitas outras coisas.

5 - Defina um orçamento

Delimite um orçamento anual para ser usado nas campanhas de marketing. Programe seu planejamento dentro deste orçamento. Talvez você acabe excedendo um pouco, mas tome cuidado para não passar muito do planejado.

6 - Mensure os resultados

A mensuração de resultados é algo muito importante, pois apenas por meio dela é possível concluir se o planejamento foi realmente efetivo.

Independente da campanha que você criar, pense em uma estratégia para medir os resultados obtidos. Coloque na ponta do lápis, identifique o que deu retorno e redefina os orçamentos para as próximas campanhas. Foque seu investimento no que deu resultado e descarte o que não deu o retorno esperado.

A verdade é que não existe uma fórmula mágica, mas para que o pequeno empresário possa atingir seus objetivos com um orçamento pequeno, é fundamental um planejamento de marketing bem estruturado.

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Thaís Verdério
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Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

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