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6 dicas para você ter uma mercearia de sucesso

6 dicas para você ter uma mercearia de sucesso

Mudanças no contexto econômico costumam influenciar de forma marcante os hábitos de consumo das pessoas. Quando falamos no varejo de alimentos e bebidas essa transformação é ainda mais evidente.

Para se ter uma ideia, segundo dados do próprio Sebrae, muitas famílias deixaram de fazer as tradicionais "compras do mês" nos grandes mercados. Ao invés disso, passaram a suprir suas necessidades cotidianas com compras reduzidas e pontuais em minimercados de bairro e mercearias.

Este é um fenômeno que afeta diretamente setores como a indústria e o agronegócio. Além, é claro, do impacto gerado no próprio dia-a-dia do negócio e na gestão das vendas. Isso sem contar o mais evidente: o tamanho da oportunidade que essa mudança significa para os gestores de minimercados e mercearias.

Todo mundo sabe que para ter sucesso em um empreendimento é necessário atentar para vários pontos específicos sobre o tipo do negócio. Nesse caso, são algumas variáveis como o planejamento do espaço da loja, a correta exposição dos produtos, entre outros fatores. Sabendo disso, separei abaixo 6 dicas para você melhorar suas chances de sucesso com uma mercearia ou minimercado. Confira!

1. Localização

Se estamos falando que os consumidores estão trocando os hipermercados pelos minimercados de bairro, então é quase óbvio que a escolha da localização é um ponto central para o sucesso de um negócio desse tipo.

É a partir desta definição que toda a estratégia do negócio será estabelecida, inclusive com estruturação do modelo de negócio e mix de produtos. Sempre levando em consideração o público-alvo atingido naquela região.

2. Relacionamento com a comunidade

Falando no público-alvo da região, é fundamental para o sucesso de uma mercearia a manutenção de uma boa e próxima relação com a comunidade da localização. Para isso, ações que aproximem o empreendedor dos potenciais clientes são o esforço mais recomendado. O resultado é uma imagem muito mais positiva da marca perante as pessoas.

3. Planejamento visual

Um negócio como um minimercado depende dos clientes locais. Por esse motivo a comunicação visual é de extrema importância para o negócio. Isso porque o estabelecimento precisa chamar a atenção de quem passa próximo, comunicando com clareza o que é necessário. Isso inclui o logotipo, fachada e as cores, assim como a disposição da loja, que deve seguir uma linha coerente com o restante das características.

4. Atendimento personalizado

Um minimercado ou uma mercearia dificilmente vão conseguir atrair seus clientes por conta dos preços de seus produtos. Por outro lado, há um ponto em que os pequenos comércios conseguem sair na frente das grandes redes: a personalização do atendimento. Pense bem: não há preço que pague a conveniência de ser atendido por alguém que sabe como é a sua realidade enquanto consumidor.

5. Capacitação dos funcionários

A necessidade pelo cuidado com o atendimento personalizado no minimercado nos conecta diretamente com a próxima dica para o sucesso. Mesmo porque não é preciso ser um grande especialista para entender que não há como ter um atendimento excelente e customizado sem uma equipe bem treinada de funcionários. Ainda mais depois de concluirmos que mercearias e minimercados se caracterizam por uma equipe reduzida.

6. Limpeza e conservação

Por fim, um ponto fundamental para qualquer estabelecimento que trabalhe com alimentos e bebidas: o cuidado com a limpeza e a conservação do espaço da loja. Para isso o ideal é trabalhar com uma equipe eficiente que consiga manter o espaço limpo e conservado ao longo do tempo.

A mudança da forma como as pessoas encaram o consumo de alimentos e bebidas mudou. Estar pronto para tirar bom proveito dessas transformações é o que vai diferenciar seu negócio dos concorrentes que ficam pelo caminho.

Aplique as dicas no dia-a-dia da sua empresa, e depois volte aqui no Clube para compartilhar seus aprendizados. Só assim é que conseguiremos construir uma comunidade forte, onde todos crescem e aprendem juntos!

Clube Sebrae
Marcus Pereira
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