[ editar artigo]

6 Etapas para Comprar Certo no Varejo!

6 Etapas para Comprar Certo no Varejo!

Se o seu varejo não é uma indústria você só vende o que compra! Sendo assim, o processo de compras em uma empresa é tão estratégico quanto o processo de venda ao consumidor. Em alguns casos, o lucro do varejista está escapando pelas mãos nesse processo. Veja quais etapas são essenciais e não podem ser ignoradas:

1) Pesquisa: assim como o consumidor economiza quando não compra da primeira loja que entra, o varejista que pesquisa com seus fornecedores pode encontrar produtos, preços e condições muito melhores que as atuais.

2) Cadastro dos Produtos: antes de realizar o pedido, faça o cadastro dos produtos que vai pedir. Não ter um cadastro correto é o primeiro passo para uma desordem no estoque. Existem PDMs (Padrões de Descrição de Materiais) que podem ser utilizados para isso.

3) Pedido: o pedido deve ser feito com base na previsão de demanda e no atual estoque do produto, faça um inventário antes de fazer um pedido.

 

4) Recebimento: nessa etapa, é possível que o fornecedor envie o produto errado, envie menos produtos ou envie produtos com defeitos. A conferência no recebimento do pedido é fundamental e qualquer anomalia deve ser comunicada imediatamente ao fornecedor.

5) Exposição: mercadoria que não está exposta não vende. Por isso, após receber, não deixe a mercadoria guardada, exponha.

6) Pagamento: não esqueça de fazer uma boa negociação de prazos de pagamento com o fornecedor, assim você consegue vender o produto, e receber antes de realizar o pagamento ao fornecedor, fazendo com que ele financie o cliente.

 

Clube Sebrae
Leandro Krug
Leandro Krug Seguir

Especialista em Franquias e Consultor de Varejo Empresário do Varejo com operações em Shopping Center Professor de Pós Graduação há 10 anos

Ler matéria completa
Indicados para você