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7 dicas incríveis para bombar suas campanhas de Facebook Ads!

7 dicas incríveis para bombar suas campanhas de Facebook Ads!

É sempre bom ter uma ajudinha quando seu objetivo é bombar suas campanhas de Facebook ads!

Muitas empresas que buscam aumentar a geração de leads e as oportunidades de negócio recorrem à mídia paga, principalmente ao Google Ads (antigo Google Adwords) e ao Facebook Ads. A rapidez e a facilidade para criar novas campanhas, assim como a velocidade com que os resultados começam a aparecer são grandes atrativos, que acabam por tornar esses canais acessíveis a qualquer um que queria começar a anunciar seu produto ou serviço na internet. No entanto, é por essa facilidade que encontramos pessoas que não atingiram, por esses canais, o resultado esperado. Isso acontece principalmente pela falta de alinhamento desse investimento com a estratégia de Marketing da empresa, o que leva a campanhas sem objetivo claro e também sem resultados reais. Em todo caso, é preciso entender que os anúncios não vendem por si só. Faz-se necessário entender a dinâmica dessas ferramentas, o perfil do público-alvo presente em cada canal e também as otimizações, que farão toda a diferença para se obter sucesso ao anunciar.

Aqui vão 7 dicas importantes para suas campanhas de Facebook Ads tomarem o rumo do sucesso:

1. Utilize o Facebook Power Editor

O Power Editor é uma ferramenta de gestão de anúncios no Facebook (vinculado ao gerenciador de negócios) que permite realizar diversas ações de forma mais rápida, como por exemplo: criar e duplicar campanhas. É um pré-requisito para poder trabalhar com Facebook Ads de forma mais eficiente e produtiva, sendo que tudo o que você cria e edita fica em ambiente offline até que você tenha certeza que o conteúdo criado está pronto para ser publicado.

2. Instale o pixel de conversão do Facebook Ads

O pixel do Facebook é um pequeno código que você deve instalar em seu site para obter informações e realizar ações, tais como: contabilizar o número de conversões realizadas a partir de campanhas do Facebook Ads; criar uma lista de retargeting; criar uma lista de público semelhante, entre muitas outras. Sendo assim, para aumentar seus resultados, e diminuir o custo por Lead (ou custo por aquisição), é bem importante que você tenha o pixel instalado de maneira correta, entre outras inúmeras funções legais que essa ferramenta nos oferece.

3. Não tente vender para um público que não te conhece

Muitas empresas acreditam que devem focar direto na venda de um produto, ou seja, direcionar todos os anúncios para uma página de produto ou serviço. Acontece que nem todas as pessoas estão no momento de compra (tomada de decisão). O recomendado é alinhar sua estratégia de compra de mídia a uma estratégia de Inbound Marketing (marketing de atração), fazendo anúncios de ofertas para as pessoas que ainda não estão no momento de compra. Você pode ofertar algo de valor para o momento dessas pessoas, como ebooks, webinars, templates, etc. Em troca da sua oferta, as pessoas te darão informações – como nome, email, telefone, empresa, cargo, etc. – que você usará para manter o relacionamento e tentar vender para esse potencial cliente em um futuro próximo.

4. Não faça da aquisição de fãs o principal objetivo da sua estratégia

Muita gente se impressiona com alguns números comuns em Web Analytics: número de pageviews, seguidores no Twitter, pessoas que curtiram o Facebook... Mas o quanto isso contribui para as suas vendas? Quanto dinheiro a sua empresa coloca diariamente no bolso por meio desses números? É necessário fazer a mensuração dos dados, não utilizar essa vantagem corretamente é um desperdício. A recomendação é focar em anúncios com objetivo de obter “conversões no site”. Essas "métricas de vaidade" (likes, seguidores, e tc.) são complementos e suporte para sua estratégia de performance online, e não a base da sua operação.

5. Promover posts do blog para aumentar o volume de pessoas na sua lista de retargeting

Essa é uma oferta indireta e de baixa concorrência, Promover posts do blog da sua empresa é uma boa estratégia para conseguir tráfego a um baixo custo por clique (CPC). Com esse tipo de campanha você direciona o tráfego para seu blog e faz com que essas pessoas tenham contato com o seu Pixel do Facebook Ads (ou de de outros canais de mídia). Isso fará com que essas pessoas sejam incluídas na sua lista de retargeting (ou remarketing) a qual você poderá utilizar como público para direcionar suas campanhas.

6. Rastreie o tráfego do Facebook Ads utilizando o URL Builder

Algo que acontece atualmente na maioria das ferramentas de web analytics, incluindo o Google Analytics, é a não distinção entre o tráfego vindo dos anúncios pagos e também o tráfego orgânico. Para contornar essa situação, e mensurar corretamente suas campanhas de Facebook Ads, recomendamos o uso do URL Builder, um recurso do Google Analytics que permite rastrear a origem do tráfego de forma personalizada a tornar mais fácil a análise dos seus resultados.

7. Monitore os Leads gerados via Facebook Ads no seu funil de vendas para certificar que eles estão gerando ROI

Você pode usar o gerenciador de anúncios do Facebook Ads para acompanhar o desempenho de suas campanhas, porém, para uma análise mais profunda, você precisará de outras ferramentas – como o Google Analytics, que serve para tirar melhores insights dos visitantes que chegarem ao site, e uma ferramenta de Automação de Maketing, como o RD Station, para manter o relacionamento com os Leads e analisar o resultado em vendas trazido pelas suas campanhas.

Entendemos que algumas dessas dicas são adaptáveis para os mais diferentes contextos. Independente do tamanho da sua empresa e do mercado em que ela atua, é possível aplicá-las de forma a atingir seus objetivos a custos cada vez menores, obtendo resultados reais!

Gostou das dicas? Acesse o nosso blog e aprenda muito mais sobre Marketing Digital!

 

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Jefferson Oliveira
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Empreendedor, apaixonado por esportes (futebol, basquete e futebol americano), extremamente curioso, entusiasta e especialista em marketing digital. Meu objetivo é desenvolver soluções digitais inteligentes que possam ajudar outros empreendedores!

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