7 dicas para utilizar o WhatsApp a favor do seu negócio!
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7 dicas para utilizar o WhatsApp a favor do seu negócio!

Quando foi a última vez que você utilizou o WhatsApp para trocar qualquer tipo de mensagem? Muito provavelmente há menos de um dia, certo? Assim como você, o aplicativo é utilizado por 96% das pessoas que possuem smartphones. Ou seja, é uma febre.

Pela sua popularização, pela instantaneidade da informação - que é sua principal vantagem, e pela facilidade de enviar fotos e vídeos, o Whats tem sido uma ferramenta cada vez mais comum para complementar as ações de marketing de empresas e auxiliar na comunicação e relacionamento com o seu cliente.

Mas por ser considerada uma ferramenta bastante privada, é preciso atenção e cautela em sua utilização por parte das empresas para que, de fato, o resultado da comunicação seja positivo e a mensagem não seja considerada invasiva.

Quer algumas dicas de como usar o WhatsApp a favor do seu negócio? Vamos lá!

1 - Faça com que o cliente entre em contato com você

Ao contrário das redes sociais ou do e-mail, o Whats é uma ferramenta muito pessoal e receber mensagens não desejadas pode ser considerado abusivo. Portanto, nunca envie mensagens para pessoas que não pediram por elas. Isso pode passar uma imagem negativa para a marca e arruinar sua comunicação com o cliente.

O ideal é que você divulgue seu número de várias maneiras, no cartão de visitas, nas publicações do Facebook, no seu site, flyers, etc, e encoraje o cliente a tirar dúvidas com você pelo app. Assim, você terá certeza de que é bem-vindo e pode se comunicar por essa ferramenta sem invadir a privacidade do cliente. Dependendo do negócio, você também pode conversar com o consumidor no momento da venda e perguntar se ele tem interesse em receber mensagens sobre as novidades da loja ou promoções.

2 - Agilidade no atendimento

Você anuncia seu número, incentiva o consumidor a entrar em contato com a empresa, mas demora para responder as mensagens? Grave erro. A característica principal do Whats é a agilidade na troca de mensagens, fazer o cliente esperar mais que 24h por uma resposta é impensável.

Por isso, se programe. Deixe mais de uma pessoa responsável por acompanhar as mensagens que chegam, dedique parte do seu tempo para dar atenção a esses clientes e procure responder o quanto antes. Só assim você estará atendendo às expectativas e não vai decepcionar.

3 - Separe o pessoal do profissional

A organização de contatos no Whats não é uma tarefa muito fácil. Se você não separar o que é mensagem da empresa do que é pessoal, essa tarefa será ainda mais complicada.

O ideal é que a empresa tenha um número próprio, e que mais de uma pessoa tenha acesso a ele. Assim fica mais fácil de limitar o horário de atendimento, caso você considere pertinente. Deixando bem claro qual é o horário que a empresa está disponível o cliente estará ciente de que vai ser respondido apenas no horário comercial, e não criará expectativas ao enviar alguma dúvida tarde da noite ou muito cedo pela manhã, por exemplo.

4 - Padronize a linguagem

A linguagem utiliza pela empresa no Whats deve seguir o padrão dos outros meio de comunicação. Se sua empresa costuma se comunicar de maneira mais formal, no aplicativo não deve ser diferente.

Faça essa análise, estipule uma linguagem que case com seu público (séria ou descontraída, utilizando ou não abreviações, emojis, gírias, etc) e oriente que todas as pessoas da equipe respondam os contatos seguindo esse padrão.

Dependendo do ramo da empresa, é possível até criar um modelo de resposta pronto para algumas perguntas frequentes, com o objetivo de poupar tempo. Mas preste atenção para que a mensagem não fique muito genérica e impessoal. Lembre-se que a ferramenta é pessoal e, portanto, pede uma linguagem personalizada.

5 - Organize os contatos

Organizar todos os contatos recebidos, como já comentei, pode não ser muito fácil. Para isso, sugiro a criação de uma planilha (pode ser no Excel mesmo) com os pedidos feitos, números dos clientes, informações solicitadas, data, e qualquer dato que possa ser importante.

A planilha ajudará também, caso aconteça algum problema com o aparelho e você perca seu histórico e agenda. É sempre bom garantir, não é mesmo?

6 - Ofereça conteúdo relevante para o público

Para divulgação de promoções e novidades é fundamental que você tenha certeza de que vai atingir um público interessado no assunto. Pense no perfil de cada cliente, o que desperta seu interesse, qual o produto ou serviço que costuma consumir e qual a linguagem que utiliza e se identifica.

Tendo esses dados em mente, você pode separar seus contatos por categorias e criar as chamadas listas de transmissões, que são grupos de contatos onde você envia uma mensagem automática mas cada pessoa recebe de forma privada, desde que tenha seu número salvo na agenda do celular. É uma forma de otimizar seu tempo e garantir a privacidade do cliente, já que, ao contrário dos tradicionais grupos, os números não são expostos para os outros membros.

7 - Acompanhe a procedência do contato

Essa dica não vale apenas para o WhatsApp, mas sim para qualquer tipo de contato que sua empresa receber, seja por telefone, e-mail ou mesmo uma visita. Sempre pergunte como o cliente conseguiu seu contato, onde ele viu seu número e como ficou sabendo de você.

Assim você descobre qual é a ferramenta de marketing que está funcionando melhor para seu negócio e pode investir com mais força ou focar seus esforços no que te trás mais retorno.

Pronto! Agora é só colocar as dicas em prática e trabalhar para construir um relacionamento mais próximo com seus clientes :)

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Thaís Verdério
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