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8 ações de Marketing Digital para o Natal

8 ações de Marketing Digital para o Natal

Segundo o site eCommerce Brasil, Dezembro é o mês mais aquecido para vendas no varejo. Não é sem razão: a maioria das pessoas ganha um dinheiro extra, graças ao 13º salário; e o Natal é um dos principais períodos de troca de presentes do ano. Para 2018, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas de Natal devem crescer 2.3% em relação a 2017.

Pensando nesses dados, é bom você começar a planejar cedo suas ações de marketing digital para o Natal. Afinal, você não quer perder o potencial comercial desse período, certo? Bem, então, confira 8 dicas de Marketing Digital para colocar em prática agora e aumentar as vendas.

1. Customize sua identidade visual

A identidade visual da marca é um aspecto essencial no marketing digital; ela transmite aos consumidores quem é a sua empresa. Por que não mostrar, por meio da identidade visual, que sua empresa está em clima de Natal? Customize temporariamente, com cores e grafismos que remetem a essa época do ano. Atualize seus canais de marketing digital para refletir essa customização.

2. Escreva conteúdos mais emocionais

Independentemente dos temas e do tom de voz que sua empresa normalmente adota, o Natal e o Ano Novo são dois períodos do ano que pedem por um conteúdo mais emocional. Para os ecommerces varejistas, uma ideia seria criar um conteúdo apresentando um “amigo secreto” entre os colaboradores. Assim, você tem a oportunidade de destacar produtos, enquanto mostra o lado humano da sua empresa.

3. Nos anúncios de mídia paga, use termos da época

Se você tem uma estratégia de mídia paga e links patrocinados para gerar tráfego, revise seus anúncios para usar termos da época – Natal, Papai Noel, árvore de natal, ceia, presentes, e assim por diante. Você pode ter mais sucesso se adotar essas palavras-chave no final do ano. Não se esqueça, é claro, de considerar relevância, volume de buscas e concorrência.

presentes de natal

4. Aproveite os resultados da Black Friday

Se você adotou uma estratégia de marketing digital para a Black Friday, aproveite os resultados para alavancar também os seus resultados do Natal. Por exemplo, se você criou uma landing page para gerar leads, prometendo avisá-los sobre o início das promoções de Black Friday, use essa mesma lista para disparar um e-mail marketing sobre as compras de Natal. Você pode até oferecer condições especiais para quem estiver inscrito nessa lista.

5. Crie um material rico 

A dica é criar um ebook, infográfico ou outra forma diferenciada de conteúdo para apresentar um “guia de presentes”. Você vai explicar como o seu cliente pode escolher, dentro daquele tipo de produto que você oferece, os presentes ideais para mãe, pai, irmão, avô, namorada, colega de trabalho, vizinho, cachorro, e assim por diante. Como muitas pessoas têm grande dificuldade para escolher presentes, esse é um conteúdo que certamente vai ganhar a atenção e gerar bons leads.

6. Faça uma contagem regressiva

Nos dias que antecedem o Natal, faça uma contagem regressiva por meio de sua lista de e-mail marketing. Essa é uma tática para criar urgência, pois as pessoas são lembradas de que o tempo para fazer as compras está acabando. Além disso, a cada dia, você pode apresentar uma dica de produto com uma condição especial. Dessa forma, você alavanca as vendas de Natal daqueles itens que precisam mais de saída.

papai noel

7. Crie competições temáticas nas redes sociais

Um exemplo: desafie seus clientes a mostrar fotos de Natal no Instagram com seus produtos, e ofereça um prêmio para a melhor foto. Você também pode criar desafios pedindo para que as pessoas façam vídeos, contem uma história, escrevam a legenda para uma imagem… As competições aumentam o engajamento de quem já é cliente com a sua marca, e também aumentam a visibilidade da sua empresa, atraindo mais compradores.

8. Promova e divulgue ações sociais

Como você sabe, os consumidores contemporâneos não ligam apenas para qualidade do produto e preço. Eles também se importam com os valores da sua empresa; e o Natal é a época perfeita para demonstrá-los. Então, use suas redes sociais para promover as ações sociais que sua empresa tem desenvolvido junto à comunidade, especialmente se alguma delas tiver relação com o próprio feriado. Se a empresa ainda não está envolvida com nenhuma causa, esse é um excelente momento para começar!

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