[ editar artigo]

A Arte de Servir Bem

A arte é a expressão direta da alma e a entrega de si mesmo. E como se pode exercer esta arte de servir? Gostando do que se faz.

E gostar do que se faz tem relação com a lealdade, é o trabalho em equipe, é o servir.

Sentido Maior

Já percebeu que pessoas que gostam do que fazem são mais produtivas, leves e trabalham para servir o outro? O que quero dizer é que se você reconhece um sentido maior no que faz, quer compartilhar o que sabe fazer de melhor e doar-se sem exigir reciprocidade.

Conquista pelo Paladar

Indo para o mundo do cinema, a comédia Indiana Lunchbox nos mostra uma curiosa rotina cultural-gastronômica daquele país, a jornada diária das marmitas entregues no trabalho. Os homens não levam o próprio almoço ao local de trabalho e as esposas ou cozinheiras talentosas no fogão é que preparam diariamente estas marmitas.

O que ocorre no filme é que uma das marmitas é entregue em mãos, ou melhor, estômago errado. Inicia-se aí uma relação à distância entre dois estranhos solteiros marcada por degustação diária de pratos finamente preparados e o final do filme você já pode imaginar, não é?

Este é um exemplo de servir o outro em sua melhor essência no qual a boa comida feita com atenção e carinho conquista paladares, corações e até muda vidas.

O que te faz bem , não sai da lembrança

Pare agora e tente lembrar de lugares onde existem um misto de sabores, sorrisos, cumprimentos calorosos e amizades. Ou algum lugar que queira voltar para ser bem atendido novamente e acolhido. Por que isto te faz bem? Porque muito provavelmente as pessoas envolvidas gostam do que fazem e praticam a arte de servir bem.

Sobre Andréa Montrucchio

Empresa credenciada SEBRAE PR, atua em gestão de pessoas a 20 anos, é senior coach, instrutora e autora de programas de desenvolvimento profissional. Representa o PR no Comité de Ética International Coaching Federation e escreve semanalmente para a coluna Você e sua carreira no jornal Tribuna do Paraná e portal ParanáOnline do grupo GRPCOM.

Clube Sebrae
Andréa Montrucchio
Andréa Montrucchio Seguir

Coach Empresarial - Sebrae PR

Continue lendo
Indicados para você