[editar artigo]

A busca por resultado: uma conquista diária

Vivemos num momento econômico que exige que as empresas estejam preparadas para tomar decisões rápidas e assertivas para se manterem competitivas no mercado. Visando cumprir estas exigências mercadológicas e econômicas, as empresas necessitam de uma excelente gestão de resultados.

Muitas vezes quando falamos de gestão de resultados imagina-se logo a famosa DRE (Demonstração de Resultados no Exercício). No entanto, é importante destacar que este relatório apenas demonstra as consequências das ações realizadas, ou seja, os relatórios do setor financeiro medem o efeito. Entretanto, as causas acontecem em outros aspectos da empresa. Vamos falar um pouco mais sobre isso:

Quais os componentes de uma empresa?

A empresa, basicamente, está dividida em quatro perspectivas integradas:

  1. Perspectiva Financeira
  2. Perspectiva de Clientes e Mercado
  3. Perspectiva de Processos Internos
  4. Perspectiva de Aprendizado e Crescimento

Quando pensamos em colaboradores motivados e treinados (Aprendizado e Crescimento), eles realizam suas tarefas com excelência (Processos Internos), entregando com qualidade seus produtos e serviços aos clientes (Clientes e Mercado), que ficam satisfeitos, adquirindo mais produtos e serviços, gerando maior lucratividade para a empresa (Financeira).

Pensando agora na cadeia inversa, se a empresa está com dificuldades financeiras, muitas vezes isso acontece porque os clientes não estão satisfeitos, pois os produtos e serviços não estão sendo entregues com a qualidade exigida pelo mercado, que é provocado por falhas na execução das tarefas, por desmotivação dos colaboradores ou falta de treinamento.

A importância de ter indicadores

Desta maneira, se faz necessário que a empresa possua indicadores nas quatro perspectivas para avaliar aonde estão as distorções nos resultados, para que rapidamente possam ser corrigidas as causas (empreendedor gestor) ao invés de ficar corrigindo apenas o efeito (empreendedor “bombeiro”).

Agora, é fundamental que haja comprometimento e disciplina na montagem do painel de indicadores da empresa, escolhendo aqueles que melhor refletem a realidade, contribuindo para a tomada de decisão e excelência do negócio.

Resultado é uma conquista diária!

Anderson Bacicheti
Anderson Bacicheti Seguir

Consultor - Consulmax

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar
Indicados para você