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A ferramenta Matriz SWOT aplicada no restaurante Funiculì Funiculà

A ferramenta Matriz SWOT aplicada no restaurante Funiculì Funiculà

A ferramenta Matriz SWOT aplicada no restaurante Funiculì Funiculà

Para 2017, o cenário é de restrita atividade econômica no nosso país. Para os empresários, renovam-se os desafios para manter a lucratividade. Minha experiência como ALI, tem revelado que esse ambiente aumenta o valor de ter-se a mão um minucioso diagnóstico, como o aplicado na empresa Funiculì Funiculà, realizado com a finalidade de entende-la a fundo e, com isso, planejar o seu futuro.

A empresa Funiculì Funiculà é um restaurante italiano situado na cidade de Blumenau, Santa Catarina, o mesmo possui selo de Marchio Ospitalità concedido aos melhores restaurantes que mantêm a tradição italiana fora da Itália. Em um primeiro momento, a dirigente Márcia necessitava elevar o valor do ticket médio do restaurante, através do aumento de pedidos d de pizza delivery, que até então, encontrava-se abaixo do ponto de equilíbrio estabelecido pela empresa.

Construção da Matriz SWOT Funiculì Funiculà

Para a realização de um planejamento estratégico correto, é necessário olhar para dentro da empresa e também para o lado externo. Usando um exemplo simples e fácil de entender, se há previsão de chuva, ao mesmo tempo que tenho a oportunidade de vender guarda-chuvas, também corro o risco de produzir muitos guarda-chuvas e a chuva nunca chegar. Seguindo a analogia do caso, como em tempo de crise a tendência é retração de vendas, mesmo que chova, as vendas não serão as mesmas. Daí, notou-se a necessidade de um planejamento por parte do restaurante. Para isso, existe uma interessante ferramenta chamada Matriz SWOT, abreviatura em inglês de Pontos Fortes e Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças. Os Pontos Fortes e os pontos Fracos são fator internos ao negócio, isso é, ocorrem dentro do mesmo. Já as oportunidades e ameaças são fatores externos ao negócio, portanto, é necessário expandir o olhar e analisar o cenário que o cerca, o restaurante necessitava entender o ponto de equilíbrio entre os fatores externos do seu negócio (riscos e ameaças) e os fatores internos que estavam impactando nas vendas de pizza delivery.

Com base nessa análise, determinamos, de forma conjunta, em cada cenário, as prioridades da empresa, para posteriormente, montarmos um plano de ação. Para tanto, foi importante definirmos as prioridades.

As prioridades são as deficiências ou necessidades da empresa, que deverão ser trabalhadas em um primeiro momento. Os principais pontos a analisar são aqueles considerados básicos, como: reduzir despesas, aumentar as receitas, aumentar a divulgação do serviço de tele-entrega.

Após a construção da Matriz SWOT junto com a empresária, verificou-se que seria necessário reduzir as despesas da empresa, estabelecendo em primeiro momento a redução dos custos fixos, bem como aqueles vinculados a insumos, energia, mão-de-obra, entre outros, além do aumento das receitas oriundas das vendas de pizza delivery. Para o aumento das vendas de pizza delivery verificou-se a necessidade de se buscar novos mercados, venda de produtos complementares aos clientes (como as bebidas), além da alavancagem nas vendas de pizza por meio de estratégias específicas de Marketing, através da divulgação nas principais redes sociais.

Em todos esses itens, o uso do sistemas de gestão do Funiculì Funiculà foi um dos fatores determinante, pois o mesmo ofereceu a integração das informações, onde todos os processos ficam em uma mesma base e a tomada de decisão se torna mais eficaz. Lembrando que a experiência em campo também nos mostra que é fundamental que as prioridades definidas durante a elaboração e construção da Matriz SWOT sejam geridas e indicadores sejam utilizados para quantificar a obtenção dos resultados.

Com tudo isso em mente, e utilizando de maneira eficaz a ferramenta Matriz SWOT com as demais empresas atendidas, assim como o restaurante Funiculì Funiculà o fez, o empresário terá condições de manter a empresa competitiva neste ano de ajustes que está só começando e ainda tem muitas batalhas a serem vencidas.

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ALI - SEBRAE/CNPq

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