[editar artigo]

A importância do layout dos salões de beleza

O mercado de salão de beleza é um dos mais significativos mercados na nossa economia. No Paraná, a atividade de cabeleireiro é a 6ª posição entre as Micro e Pequenas Empresas e no Brasil essa atividade ocupa a 3 posição. São 29.785 empresas formalizadas nesse setor no Paraná e 563.563 no Brasil todo. (dados do site empresômetro.com.br)

Para um setor que está fortemente ligado com estética, a aparência e organização do espaço é essencial e pode comunicar muito sobre os valores de um salão de beleza. Você já pensou sobre isso?

O Sebrae lançou um manual Inteligência Setorial com algumas dicas e orientações importantes ao planejar o espaço.

“Um salão de beleza ideal precisa ser pensado para que atividades nele exercidas sejam realizadas sem incômodo e de forma prática e ágil, além de transmitir a sensação de aconchego e conforto a todos os usuários.” Ou seja, não basta pensar no que é bonito. Ele deve ser também funcional, levando em conta a movimentação dos clientes e também dos funcionários.

Pesquisando sobre o assunto, encontrei algumas dicas de um cara chamado Trevor Lingard, um grande especialista em móveis para salões de beleza. Ele começa dizendo: comece pelo fundamental.

  • Use o máximo da luz natural que você puder no seu salão. O manual do Sebrae explica melhor porque.Pense muito bem no tipo de piso que você está escolhendo. Recomenda-se o uso de cores neutras e acabamento liso que facilite a limpeza e manutenção.
  • Pense muito bem no tipo de piso que você está escolhendo. Recomenda-se o uso de cores neutras e acabamento liso que facilite a limpeza e manutenção.Para desenhar, leve em consideração o número de funcionários que irão circular pelo espaço.
  • Para desenhar, leve em consideração o número de funcionários que irão circular pelo espaço.
  • Manchas serão inevitáveis, por isso considere cores escuras paras as superficies de trabalho mais pesado e manipulação de tintas e cremes.

Não é fácil ser bonito:

Para levar em conta essas recomendações funcionais e ainda ser esteticamente agradável, utilize a ferramenta Pinterest para você ter algumas inspirações de boas práticas de layout, podendo inclusive compilar em álbuns as ideias que você quer para o seu salão.

Para ler o boletim na íntegra, você pode acessar o site Inteligência Setorial e baixar gratuitamente esse conteúdo.

E se você é um membro novo do Clube do Empreendedor Sebrae, faça seu cadastro e comece a seguir os conteúdos do Alejandro Valente e Kylei, dois empresários bem sucedidos do setor de salão de beleza que compartilham seus conhecimentos aqui no Clube. Espero que tenha gostado das dicas. Faça seu perfil no Clube e comece a compartilhar seus conhecimentos aqui também.

Matheus Ferraz
Matheus Ferraz Seguir

Escritor e consultor de SEO @Upwell

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar
Indicados para você