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A localização e a acessibilidade para o sucesso do negócio

A localização e a acessibilidade para o sucesso do negócio

Para o sucesso de um empreendimento é necessária uma análise de situações como: a localização, o público para o qual o negócio é destinado, o quanto o local escolhido é acessível para o negócio e etc. Para isso, é necessário o estudo antecipado do ambiente no qual a empresa irá atuar.

Um novo negócio exige planejamento, que se não for bem feito e estudado, leva o negócio a não sobrevivência, ou a não atingir os objetivos propostos. Porém, a maior parte das empresas brasileiras tem em seu início pouco planejamento e, quando já instaladas, começam a notar algumas das necessidades que poderiam ser antecipadas na etapa de análise das situações.

Este post trata da importância que devemos dar ao planejar e analisar a implementação de um empreendimento em determinada localização e as situações empregadas no imóvel, principalmente, como a acessibilidade. Nesse sentido, é notável que muitos empreendedores possuem conhecimento das necessidades de seus clientes, porém, na prática comercial, pode ser que o ambiente escolhido em suas condições não seja o mais favorável. Vejamos a seguir como a Loja Feito Beleza superou essa barreira!

A marca Feito Beleza surgiu com a intenção de levar informações de beleza e bem-estar para leitores e clientes através de revistas, site e blog, os quais trouxeram bons resultados em vista da crescente procura pelos produtos, muitas vezes divulgados. Com o passar do tempo, foi criada a loja física “Feito Beleza”.

Em seu projeto inicial, um primeiro imóvel com inúmeras vantagens foi escolhido, porém outras situações como a localização, acessibilidade, ponto de ônibus em frente ao estabelecimento, estacionamento e altura da vitrine com pouca visibilidade para clientes passaram a ser notadas no decorrer dos dias posteriores à inauguração. Assim, viu-se a necessidade de avaliar melhor e planejar a escolha de um novo espaço.

A Problemática

A Chegada do Programa ALI na empresa Feito Beleza, localizada em Chapecó – SC, veio para complementar as ações de duas dirigentes com ampla visão de seu negócio.  Ambas focadas na missão da empresa, de transformar o atendimento no setor de beleza, em um atendimento técnico criado a partir de uma experiência em consumo e experimentação, o qual não era possibilitado na situação anterior.

Poucos clientes entravam na loja, pois pela altura da vitrine não conseguiam enxergar os produtos expostos. Não era acessível para pessoas já que para acesso à loja era necessário subir escadas. E em frente à loja existia um ponto de ônibus circular, o qual destinava pouco espaço para estacionamento, além de possuir poucos pedestres passantes na rua durante o dia. Conhecendo a problemática, foi necessário planejar e avaliar quais seriam os locais mais favoráveis para a instalação da loja após quatro meses de inauguração da loja física, o que foi fundamental para que ações fossem implantadas com eficácia.

O Planejamento

Através de ações do Programa ALI, e a partir da listagem dos problemas, um local foi escolhido para análise, onde através de pesquisas foi contabilizada a quantidade de pedestres passantes, disponibilidades no estacionamento, acessibilidade, investimentos para a mudança e tempo de retorno.

Assim, foram desenvolvidas todas as ações de mudança na localização da loja, com uma maior acessibilidade, e desenvolvido um layout de acordo com o melhor fluxo e comercialização dos produtos, aproveitando toda a estrutura anterior.

Resultados

Com a mudança para o novo endereço, a presença dos clientes em diferentes horários passou a ser significativa. Passou-se a atender em horários diferenciados (Ex: horário de almoço existe um fluxo dos trabalhadores do comércio local), criou-se um novo canal de vendas através com Instagram e ações impulsionadas em mídias sociais, pois com a visualização da loja física se tornou mais atrativa. Além de possibilitar e motivar as empresárias a trabalharem em prol da missão da empresa em desenvolver um atendimento técnico e diferenciado para cada cliente.

            O crescimento não pode ser resumido apenas a visibilidade e acessibilidade à Feito Beleza e de seus produtos, notou-se também um aumento significativo no faturamento, em torno de 40%, o que motivou ainda mais as empresárias a cultivarem a inovação e possibilitarem que novas ações sugeridas pelo Programa ALI possam virar realidade.

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Mariela Francio
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ALI - Sebrae SC

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