[ editar artigo]

A minha empresa precisa ter um aplicativo?

A minha empresa precisa ter um aplicativo?

Atualmente a tecnologia faz parte de tudo ao nosso redor. Seja para diversão, trabalho, estudo, pesquisa de produtos ou até para contratar um serviço, sempre lançamos mão dessa ferramenta para facilitar a nossa vida.

Você, empreendedor, também usa da tecnologia em diversos momentos do seu dia, inclusive para conquistar novos clientes. Por conta disso, você já pensou em criar um aplicativo para sua empresa?

Antes de decidir, vamos às perguntas: será que esse canal de atendimento seria o ideal para você? Sua empresa está no momento certo para essa inovação? Vamos analisar juntos essas questões.

Por que desenvolver um aplicativo para sua empresa?

Pense no seu ramo de atividade e responda: ele comporta um aplicativo para dispositivos móveis? A verdade é que praticamente todas as empresas hoje em dia já fazem uso dessa ferramenta ou estão se preparando para isso.

Prestadores de serviço, empresas do ramo de alimentos, até da área de saúde oferecendo atendimento virtual, como psicólogos e terapeutas, já incluíram os aplicativos como canal de atendimento e vendas a seus clientes.

Considere mais um fator: hoje em dia a maioria das pessoas acessam a internet muito mais via celular do que via computador. Ou seja, é mais um canal que deve ser explorado para chegar aos clientes de forma rápida e dinâmica.

Por isso, acredite, sua empresa também pode fazer parte desse quadro.

Como empreendedor você tomou o cuidado de criar um site agradável, dinâmico e com bom conteúdo para seus clientes. Além disso, marca presença diariamente nas redes sociais mais utilizadas, respondendo a todas as questões e interagindo com os clientes. Mas com certeza você já pensou em fazer mais do que isso, em sair na frente dos concorrentes e oferecer outros canais de relacionamento.

E como você está sempre disposto a proporcionar aos seus clientes cada vez mais novidades - além de um atendimento rápido e eficaz - que tal implantar um aplicativo para sua empresa?

Já ouviu a frase “quem não é visto, não é lembrado”? Pois é, no mundo dos negócios ela também se encaixa perfeitamente. Se a sua marca não está visível para o cliente, dificilmente ele irá optar por ela na hora que estiver escolhendo um produto ou um serviço.

Principais vantagens para a empresa ao desenvolver um aplicativo

Uma das vantagens de ter o aplicativo da sua empresa disponível nos celulares dos seus clientes é o fato de, sempre que ele acessar o celular - e lembre-se que a maioria das pessoas fazem isso dezenas de vezes ao dia - sua marca vai estar lá, na tela, a apenas um toque de distância. Mas não é somente essa a vantagem que a empresa tem ao desenvolver um suporte assim ao cliente.

Como dito anteriormente, ter um aplicativo para a sua empresa permite que o consumidor tenha, literalmente na palma das mãos, todos os serviços que sua empresa oferece. E além de ser mais um canal de relacionamento, seu negócio também terá diversas oportunidades para aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Veja abaixo alguns dos benefícios que seu comércio pode ter.

  • Possibilidade de divulgar de novos produtos;

  • Disparo de ofertas e oferecimento de bônus para clientes cadastrados;

  • Criação de promoções exclusivas para quem usa o aplicativo;

  • Suporte e solução de problemas de forma rápida e eficiente.

Outra grande vantagem que um aplicativo traz para uma empresa é a credibilidade da marca. Empresas que dispõem de aplicativos, de modo geral, são vistas pelos clientes como as mais confiáveis para atender às suas necessidades.

E quais as vantagens para o cliente?

Até agora citamos as principais vantagens que sua empresa terá ao desenvolver um aplicativo para atender aos clientes. Mas para que ele seja viável e caia nas graças do seu público, é preciso que esse canal resolva efetivamente os problemas deles.

Ter um aplicativo somente para dar visibilidade para sua marca, não alcançará o objetivo ideal. Por isso, ao pensar no desenvolvimento desse canal de relacionamento, pense quais funções você pode disponibilizar para agradar e atender bem seu público. Lembrando sempre que a ideia é trazer ao cliente ferramentas que solucionem seus problemas de forma rápida e eficaz.

Vendas online

Os aplicativos têm uma navegação mais simples, mais leve e mais rápida do que os sites normais e, muitas vezes, podem ser acessados inclusive off line. Aproveite esses benefícios para aumentar ainda mais seu poder de venda e oferecer seus produtos de forma que os clientes possam comprá-los facilmente.

Dicas e orientações

Dar ao cliente conteúdo bom e relevante é um fator que faz diferença e coloca seu comércio na frente dos concorrentes. Utilize o aplicativo para dar orientações não somente sobre o uso do seu produto, mas também de assuntos relacionados ao tema.

Por meio do aplicativo, o cliente também terá acesso mais rápido a dicas de novos produtos, novas formas de atendimento e de pagamentos, e todas as novidades que sua empresa tem no momento.

Solicitação de serviços

Empresas prestadoras de serviço podem fazer uso de aplicativos para agilizar a aquisição do que oferece. Dando ao cliente a opção de contratar serviços que resolverão seus problemas e facilitarão seu dia com apenas alguns cliques, é a garantia de cliente feliz e fiel à marca.

Efetivar reservas

Restaurantes, bares, lanchonetes e hotéis podem trazer aos clientes a opção de reservar seus serviços de forma rápida com poucos cliques. Evitando espera e filas.

Como você pode ver, o desenvolvimento de um aplicativo para a sua empresa pode ser sim um excelente negócio que trará muitas vantagens para você e para os seus clientes.

E saiba que ainda há mais uma opção: dependendo do ramo do seu negócio é possível colocar a sua empresa dentro de aplicativos já existentes, como é o caso do aplicativo Ifood que engloba em um único lugar vários restaurantes e lanchonetes.

Agora, caso queria criar um exclusivo para você, não pense que isso custará uma fortuna. Hoje em dia já é possível conseguir desenvolver esses aplicativos com baixo investimento. Uma pesquisa rápida retornará várias opções de empresas especializadas nesse tipo de serviço.

Curtiu as informações? Curta, comente e conte para nós sua experiência escrevendo um post.

Clube Sebrae
Angela Antunes Seguir

Redatora, Produtora de Conteúdo Web e Textos de MPI.

Ler matéria completa
Indicados para você