A onda do mercado Gourmet.

A onda do mercado Gourmet.

A palavra gourmet vem do vocabulário francês, caracteriza tudo aquilo que representa charme, elegância e sofisticação. É associada principalmente à gastronomia, a palavra é usada como adjetivo para qualificar e diferenciar a alta cozinha, através da elaboração de pratos exclusivos, refinados com um toque de arte.

Esta palavra passou a ser usada para produtos de produção limitada e diferenciada, com um design exclusivo, diferente, especial e arrojado.

Como podemos empregar este conceito de sofisticação de mercado em nossos produtos e serviços? Como posso me beneficiar deste conceito?

Vamos falar sobre sofisticação do mercado e saber onde sua empresa está , a analise vai permitir que você construa um ângulo de marketing para captar de forma eficiente e eficaz o mercado que você quer.

Muitas empresas cometem o erro de entrar do mercado a partir do ângulo errado.

Isso acontece porque eles não conseguem analisar a sua sofisticação do mercado e qual é a estratégia adequada para entrar neste mercado.

Temos que descobrir onde nosso produto ou serviço se encaixa para poder oferecer ao cliente certo da maneira certa.

A sofisticação de mercado é analisada com base no nível de concorrência e o grau de sofisticação do público sobre o seu produto e mercado. Elas são baseadas em um livro chamado Breakthrough de Eugene Schwartz. Schwartz ele entendeu a interação entre o desejo do seu público-alvo e as forças de mercado que moldam esse desejo.

Sofisticação mercado tem 5 estágios. Para levar os consumidores a comprar ou usar seu produto, você precisa entender em que estágio de sofisticação de seu mercado está. Você pode fazer isso olhando como os seus concorrentes estão fazendo sua publicidade.

Vamos analisar os 5 Estágios da sofisticação do mercado:

Estagio 1: "Produto completamente novo!"

Você é o primeiro a trazer o produto ou serviço ao mercado. O mar é azul. Não há concorrentes.

Seja direto. Este é o lugar onde tudo que você tem que fazer é dizer ao mundo o que seu produto pode fazer. Neste estagio não precisa ter pressa. Sua inovação é o suficiente para capturar o mercado.

Exemplo: Coma iogurte!

Estágio 2: "Produto relativamente novo com alguma competição?"

Chegou a pressão de mercado. O oceano não é mais tão azul. Empresas surgem para competir com seu mercado.

Nesta fase é onde você amplia seu produto. Superado a sua concorrência com, realizando muito mais do que seu produto precisa.

Você deve fazer isso melhor, mais rápido, mais forte do que os concorrentes. Você deve ficar monitorando seus concorrentes para medir suas vantagens.

Exemplo: Nosso Iogurte é um alimento de elevado interesse nutricional, contém um baixo teor de lactose e é rico em fibras.

Estagio 3: "Mercado cheio de anúncios, mas ainda tem algumas necessidades não satisfeitas"

O mercado esta saturado com o numero de empresas que fazem mais do mesmo.

Apresente novos "Recursos ou características" ou mudar a ênfase sobre a forma como o produto funciona.

Não "grite para descobrir quem grita mais alto". Nesta fase devemos ser muito mais inteligentes e escolher um ângulo de marketing que destaca uma característica de seu produto ou serviço de forma diferente.

Esta característica deve ser baseada em uma pesquisa que mostrara o que faz seu produto ou serviço legitimo.

Exemplo: Nosso iogurte contém o dobro da proteína quando comprado à um iogurte regular, não possuem sódio, o que é perfeito para quem deseja conquistar o peso ideal e assim eliminar as toxinas do corpo. Ele, assim como todos os iogurtes ajuda a acelerar o metabolismo, contém vários tipos de vitaminas e ainda proporciona bem estar ao corpo.

Estagio 4: "Esmague os concorrentes"

Como de costume, a concorrência virá pra cima novamente e é hora de mudar o seu ângulo novamente.

Aqui é onde você sabe o que falta na concorrência e como você pode vence-la.

Destaque suas características e esmague os concorrentes. Dê o mercado absolutamente a certeza de comprar a sua marca e não dos concorrentes.

Apresente novos "Recursos" ou mude a ênfase da forma como o produto funciona.

Exemplo: O novo iogurte Nestlé Grego Líquido chega aos consumidores nos sabores de maior sucesso da linha: Tradicional e Frutas Vermelhas, com embalagem prática, que dispensa colher e facilita o consumo fora de casa.

fase 5: "Seja um ícone"

Esta é a fase da sofisticação de Mercado (gurmetização). O mercado ja conhece os produtos e suas características. Aqui é onde você explorar o jogo emocional.

O que fazer: Apelo à emoção: imagens, desenhos animados, engraçado, nostalgia, etc.

Aqui é onde o cliente se com a identidade de sua marca. Este é o lugar onde você vende seu produto mostrando que ele so serve a um nicho exclusivo de clientes, e incentiva as pessoas a comprarem esta exclusividade.

Exemplo: Molho de iogurte light com chia do amazonas selvagem.

Em seguida, introduzir um novo recurso, criar um novo mercado para isso e iniciar todo o processo novamente!

Em que fase de mercado esta seu produto? Você ja usou a onda da gourmetização? Comente abaixo para ajudar com sua experiência outros empreendedores.

Vera Moraes
Vera Moraes Seguir