A técnica de vendas infalível para seu plano de marketing decolar

A técnica de vendas infalível para seu plano de marketing decolar

Qual é a fórmula perfeita para vender mais? O que fazer para conquistar mais clientes? Qual a técnica de vendas infalível para potencializar os resultados do meu negócio? Se você trabalha na área comercial, é empreendedor ou quer ser dono do seu negócio um dia, possivelmente estas perguntas já devem ter passado pela sua cabeça.

Pois bem, saiba que você não está sozinho. Pode parecer brincadeira, mas 10 em cada 10 profissionais pensam nisso diariamente. Afinal de contas, o que pode ser mais importante para um vendedor que aumentar os seus resultados para a empresa? (Se você tem uma resposta diferente de "NADA" para esta pergunta, eu espero seu comentário no fim do post, ok? Só fazer seu cadastro no Clube e comentar lá embaixo!)

Se você se identificou com este contexto, este é o lugar certo. É justamente para ajudar você, amigo leitor do Clube do Empreendedor Sebrae, que separei uma técnica de vendas (usada e aprovada), e ainda 5 dicas fundamentais para aumentar o seu desempenho. Vem comigo, a hora é agora!

O passo a passo para a técnica de vendas infalível

Apresente bem o produto e seus benefícios

Toda venda começa, depois da identificação da necessidade do cliente, com a apresentação das opções de produtos ou serviços que podem solucionar o problema do consumidor. Caso sua empresa tenha mais de uma opção para aquele cliente, vale apresentar os benefícios de cada um, para então identificar aquele que mais faz sentido para aquela pessoa.

Uma vez que houver a definição do produto ideal, invista todo o seu tempo para mostrar os benefícios que ele pode trazer para o dia a dia do cliente. Ou seja, jamais apresente as características do produto, mas sim a maneira como ele pode tornar a vida do cliente mais agradável. Por exemplo, se você vende geladeiras não deve falar que o motor é mais potente, mas sim que as bebidas vão ficar geladas mais rápido.

Trabalhe as objeções com cuidado

Neste momento é natural que o cliente traga objeções à compra, mesmo porque o objetivo dele sempre vai ser tirar todas as dúvidas para garantir que aquele é o produto ideal para sua necessidade. Ou seja, ele está dizendo o motivo pelo qual acredita que não deve comprar.

Nesta hora o papel do vendedor é fundamental para contornar todas estas objeções, de forma que haja o convencimento da qualidade da compra. Ouça com atenção todos os comentários do prospect e foque em benefícios que possam neutralizar as objeções.

Reforce os benefícios e siga para o fechamento!

Bons vendedores são aqueles que escutam mais e falam menos. Para isso, são as perguntas certas que vão estimular o prospect a falar sobre seu problema, e direcionar a negociação para o fechamento.

Nessa hora trabalhe as perguntas abertas, que estimulem o cliente a falar, e a partir disso reforce os benefícios. Desta maneira seu trabalho será muito mais eficiente para que o cliente enxergue valor no produto, em você, e na sua empresa.

Venda mais: 5 dicas!

Entenda o que o cliente realmente precisa

Este é o ponto fundamental que caracteriza o trabalho de um bom vendedor, em especial se levarmos em consideração que muitos potenciais clientes não sabem ao certo qual produto precisam. Em geral, as pessoas costumam ter clareza sobre o problema que precisam resolver, mas não necessariamente sobre o tipo de produto mais indicado.

Entender sua necessidade para mostrar com clareza qual a solução ideal é uma das principais responsabilidades dos bons vendedores. Com isso se constrói uma relação de confiança que pode, inclusive, gerar novas vendas no futuro.

Jamais subestime o cliente

O maior erro dos profissionais de vendas é subestimar o conhecimento e a capacidade de entendimento dos clientes. Já se foi a época em que era possível enrolar os clientes. Com a internet os consumidores se tornaram cada vez mais atentos, com conhecimento sobre o mercado e consciência sobre seus direitos. Por vezes eles até sabem mais que o vendedor sobre o mercado, os produtos e a empresa.

Seja flexível e se adapte ao contexto

Bons vendedores são aqueles que conseguem se adaptar rapidamente aos mais variados contextos, moldando suas atitudes de acordo com a personalidade de cada cliente. Apesar de termos falado sobre uma técnica de vendas, vale lembrar que o processo comercial deve ser bastante consultivo, com um discurso e um processo que se adaptem a cada situação específica.

Tenha uma estratégia de vendas

Para ter resultado na área comercial não basta apenas investir para ter uma boa técnica de vendas. É preciso também desenvolver uma estratégia que contemple todas as iniciativas necessárias para um bom cenário de negociação. Isso significa conhecer bem sua empresa, seus produtos, seu público-alvo e seus diferenciais em relação à concorrência.

Mostre que é organizado

Organização é um atributo essencial para vendedores, pois mostra aos potenciais clientes que há cuidado sobre todas as informações passadas durante a negociação. Vendedores desorganizados não transmitem confiança e acabam perdendo oportunidades de grandes negócios.

Falando em informação, vale sempre lembrar que consumir conteúdo de qualidade é muito importante para a vida de quem tem o próprio negócio. Afinal de contas são as boas fontes de conhecimento que provocam o desenvolvimento do empreendedor. Você pode buscar por sua conta na web, ou até mesmo participar de iniciativas como o Clube do Empreendedor Sebrae, já que aqui você consegue encontrar conteúdos de qualidade com mais rapidez, e ainda filtrar por temas ou categorias que mais fazem sentido para você. Para mim funciona bem. Agora é a sua vez. ;)

Marcus Pereira
Marcus Pereira Seguir