A visibilidade da marca criada a partir das mídias digitais
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A visibilidade da marca criada a partir das mídias digitais

Há 9 anos no mercado, a empresa Sonho de Bebê trabalha com moda para bebês, infantil e infanto-juvenil, além de oferecer serviços e produtos para quartos de bebês. Diante do cenário e as tendências encontradas no comércio varejista, as mudanças necessárias exigem da empresária grande agilidade e velocidade de adaptação. A empresa notou a importância em realizar estratégias de inovação para se manter no mercado e gerar vantagem competitiva. Por isso, passou por um processo de reestruturação, com redefinição de sua logomarca, a construção de seu espaço físico próprio e uma maior presença em mídias digitais.

A Chegada do Programa ALI na empresa Sonho de Bebê, localizada em Quilombo – SC, veio para complementar às ações de uma dirigente com ampla visão de seu negócio. Formada em enfermagem, a empresária buscou complementar suas capacidades na área de gestão, o que foi fundamental para que ações fossem implantadas com eficácia.

Esse post trata da implementação de ações para ampliar a visibilidade da marca a partir do uso de mídias digitais. Nesse sentido, é notável que muitos empreendedores possuem conhecimento das ferramentas , assim como , de sua importância, porém, nem todos conseguem implantá-las. Vejamos a seguir como a Sonho de Bebê superou essa barreira!

Conhecendo as mídias digitais

As mídias digitais são todas as formas de comunicação feitas através da internet. Incluem inúmeras funcionalidades, mecanismos e métodos capazes de divulgar uma marca ou empresa.

Para qualquer empresa, é necessário identificar os meios mais utilizados por seus clientes para busca de produtos. No caso da Loja Sonho de Bebê, foi necessário conhecer quem eram os seus clientes e que plataformas utilizavam para se conectar.

A primeira ação implantada através do Programa Agentes Locais de Inovação, foi o cadastro na ferramenta Google Meu Negócio. Ela foi capaz de aumentar a visibilidade de loja aos clientes potenciais que não residem em Quilombo –SC, município pequeno e que possui pouca informação no Google Maps.

Outras ferramentas utilizadas para divulgação dos produtos e interação com os clientes, foi a criação de uma página no Instagram – rede social de fotos – e a atualização da página pessoal da Loja Sonho de Bebê para uma Fan Page para negócio local, na plataforma Facebook.

Criando cronograma de postagens e ações impulsionadas

A presença no meio digital, mesmo que vista como necessária, se torna maçante em empresas que optam por administrar suas contas mas que não tem experiência ou habilidades técnicas na área. Daí, a importância de criar um cronograma de postagens de conteúdo para seus clientes.

Essa ferramenta oferece maior controle sobre o que será publicado, auxilia no planejamento das promoções da empresa (já que para lançar uma promoção nas redes sociais, é preciso ter a mesma estruturada), economiza tempo, gera responsabilidades para a equipe, auxilia na identificação de necessidades e desejos dos clientes, colabora na integração de todas as mídias, além de definir as expectativas com relação aos seus clientes, entre outros benefícios.

Resultados

Com o crescimento de seguidores em ambas as páginas (mais de 1000%) – Instagram e Facebook –, além dos números visualizados, com a visibilidade da marca e de seus produtos, foi necessária a criação de um novo canal de venda dos produtos oferecidos pela empresa. Para isso, a empresa fez o cadastro de produtos através do Facebook, e a criação de um e-commerce através da plataforma NuvemShop. Isso tem servido não apenas para atender muitos pedidos da região de Quilombo, a empresa registrou pedidos de estados como MG e RJ!

O crescimento não pode ser resumido apenas a visibilidade da marca e de seus produtos, notou-se um aumento significativo no faturamento, o que motivou ainda mais a empresária a cultivar a inovação. Isso que já está gerando melhorias no marketing de conteúdo é decisivo para que novas ações a serem implantadas pelo Programa ALI possam virar realidade.

Mariela Francio
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ALI - Sebrae SC

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