[editar artigo]

Afinal, o que é o Clube Sebrae?

Bem vindo ao Clube Sebrae. Isso quer dizer que agora você está conectado nesse ambiente de troca de experiências e conhecimento.

Certa vez li a seguinte frase:

Pare para pensar. Da descoberta do fogo veio a ideia de cozinhar alimentos, que veio a ideia de esquentar água, que veio a ideia de usar a pressão, e perceberam que essa pressão podia ser força motriz, que passou a ser usada em trens e máquinas, que foi o início da Revolução Industrial.

É assim que o conhecimento evoluiu. Isso se acelerou a partir da Era Moderna, com a popularização da internet, quando a informação passou a circular numa velocidade inimaginável.

É incrível pensar que a velocidade da evolução da sociedade tem relação com algo tão elementar do ser-humano: compartilhar. Durante muito tempo, isso foi deixado de lado, mas a vinda das Redes Sociais trouxe à tona o valor em compartilhar e,hoje, vivemos a transição para uma Economia Colaborativa.

Ao passo que tecnologias disruptivas avançam e expandem, poderosas forças sociais estão ganhando espaço e transformando a maneira pela qual vemos o nosso lugar no mundo, os mercados estão começando a dar lugar a redes, a propriedade está se tornando menos importante do que o acesso, a busca do interesse próprio está sendo temperada pela força dos interesses de colaboração, e o sonho tradicional de trapos de riquezas está sendo suplantado por um novo sonho de uma qualidade de vida sustentável. Enquanto o mercado capitalista é baseado em interesse próprio e impulsionado por ganho material, a economia colaborativa é motivada por interesses de colaboração e conduzido por um profundo desejo de se conectar com os outros e partilhar. Se, por um lado, o capitalismo promove direitos de propriedade e a busca de autonomia, a economia colaborativa avança no caminho da inovação aberta, transparência e desenvolvimento de comunidades.

Nesse contexto, nasce o Clube Sebrae:

Quando eu o Luciano Kalil (CEO, SitePX) idealizamos o conceito do Clube, pensamos em um ambiente em que empreendedores pudessem se transformar e crescer a partir do compartilhamento de conhecimento e experiências.

O Clube Sebrae é um lugar para ter insights e gerar transformações. Imagine quanto conhecimento pode ser produzido unindo o conhecimento de milhões de empreendedores.

Esse é o objetivo do Clube

Empreendedores compartilhando obstáculos do dia-a-dia que resultam em insights, aprendendo com resultados e criando novos problemas, que vão ter novas soluções. Isso cria um movimento cíclico e dinâmico para o empreendedorismo. Isso muda, transforma e renova.

As ferramentas que desenhamos e continuaremos a desenhar para o Clube, tem isso como nossa visão. E você, a partir de hoje já faz parte disso.

Quer saber como o Clube vêm transformando a vida de empreendedores? Leia essa história do Everton e do Erlon e como oportunidades surgiram das histórias compartilhadas aqui no Clube do Empreendedor Sebrae.

Histórias Reais são melhores que fórmulas

Abraços e até a próxima!

Matheus Ferraz
Matheus Ferraz Seguir