Análise de mercado: o que é e para que serve?
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Análise de mercado: o que é e para que serve?

Decidir começar um novo negócio não é uma tarefa fácil e que pode ser feita assim, de uma hora para outra. São diversas as variáveis que influenciam nesta tomada de decisão, tanto aquelas relacionadas ao perfil do empreendedor, quanto aquelas relacionadas à ideia de empresa que se quer abrir.

No grupo destas últimas, a análise de mercado é uma das atividades mais determinantes para o sucesso de um empreendimento, e caso ela seja negligenciada, as consequências podem ser drásticas. Sei que muitos empreendedores de primeira viagem ainda não sabem ao certo o que esse termo significa, e por este motivo preparei este post para desmistificar a análise de uma vez por todas, e ainda mostrar porque ela pode ser útil para sua empresa. Ao término da leitura, se ficarem dúvidas é só fazer sua pergunta nos comentários. Lembrando que, antes disso, é necessário fazer seu cadastro aqui no Clube.

O que é a análise de mercado?

Em uma definição bem rápida e objetiva podemos dizer que a análise de mercado é o processo de obtenção de informações relacionadas ao mercado de atuação de uma empresa, e que podem impactar no sucesso ou fracasso deste empreendimento. Ela engloba tanto dados sobre o segmento e o contexto em que a organização vai atuar, seu potencial público-alvo consumidor, a relação do seu produto com seus fornecedores, e ainda o posicionamento da concorrência.

Enquanto atividade determinante para o desenvolvimento de um negócio, a análise de mercado auxilia na busca pelos caminhos para um bom começo da empresa, que permita o crescimento ao longo do tempo. Com isso você, amigo empreendedor, pode otimizar seus esforços e com isso dedicar sua energia àquelas atividades que realmente podem fazer a diferença para o sucesso da empresa.

O levantamento de informações para análise pode ser feito a distância, com a chamada "desk research" — ou seja, pesquisar na internet — ou indo para a rua para observar ou conversar com pessoas. Esta busca pelas dados impacta diretamente na eficácia da pesquisa, mas sobre a parte prática nós vamos falar mais adiante.

Por que a análise de mercado é importante para minha empresa?

O simples fato de auxiliar no desenvolvimento e crescimento do negócio já seria uma justificativa relevante o suficiente para você dedicar uma parte do seu tempo à análise de mercado, antes de abrir o negócio. Mas para destacar ainda mais a importância desta atividade vou destrinchar esses motivos um pouco mais.

Somente através deste trabalho você poderá conhecer melhor o perfil do seu potencial público-alvo, tanto em uma abordagem quantitativa — tamanho do mercado, quantidade de potenciais clientes, etc — quanto na qualitativa — estilo de vida, perfil de consumo, características comportamentais, hábitos, renda e etc.

Com a análise de mercado é possível observar a estratégia dos concorrentes, de forma que você possa compreender o que funciona para eles, o que não funciona, e com isso desenvolver um plano para diferenciação da sua marca. A partir deste trabalho fica muito mais simples de desenvolver um rol de fornecedores que possam potencializar ainda mais o trabalho da sua empresa.

O passo a passo para uma boa análise de mercado

Setor e contexto

Uma boa análise de mercado naturalmente começa por um olhar mais macro sobre o contexto em que a empresa deseja atuar. Ou seja, é o momento em que o empreendedor vai olhar para todos os fatores externos à organização — exceto público, fornecedores e concorrentes — que podem influenciar na operação da empresa.

Basicamente podemos destacar aqui os números do segmento, que incluem tamanho potencial do mercado, circulação de valores entre players, impacto na economia, entre outros. Além deles, podem se incluidos também normas e legislações que regulamentam o setor, e que merecem atenção do empreendedor. Resumindo, toda e qualquer informação que possa dar embasamento para o planejamento deste novo negócio, e que não digam respeito à própria empresa, seus clientes, fornecedores e concorrentes.

Público-alvo

O segundo ponto diz respeito a um entendimento sobre o público-alvo da empresa, tanto no sentido quantitativo quanto no qualitativo. No primeiro ponto, o foco deve ser para os dados demográficos daquele público, e que podem ser tranquilamente obtidos em institutos como o IBGE, por exemplo.

No segundo ponto, o qualitativo, a busca por informações deve abordar questões mais comportamentais destas pessoas. Como falamos acima, questões como hábitos de consumo e estilo de vida, informações mais difíceis de serem mensuradas. Para isso o ideal é delimitar uma faixa de público que se quer abordar, e a partir daí elaborar questionários e sair às ruas para conversar com essas pessoas.

Fornecedores e concorrência

Por fim, a análise de mercado parte para os dois outros tipos de empresas que têm impacto direto no sucesso do seu negócio: os fornecedores e a concorrência. Começando pelos concorrentes, o objetivo aqui é que você compreenda como eles se posicionam perante o mercado para com isso identificar potenciais oportunidades para o seu negócio. Vale dedicar aqui uma atenção especial tanto para o que fazer, quanto também para o que não fazer.

No caso dos fornecedores a análise deve levar em consideração tudo aquilo que pode impactar na produção do seu negócio: preço, prazo, negociação, entre outros pontos. Lembre-se: empresas bem-sucedidas têm fornecedores bons, de confiança e que agregam valor ao negócio.

Entender o contexto de atuação da empresa e todas as suas variáveis é o primeiro passo para qualquer empreendedor que deseja colocar a sua ideia de negócio em prática. Para isso uma boa análise de mercado se faz necessária, e eu espero que este conteúdo auxilie você e sua empresa neste processo.

Se você ficar com alguma dúvida sobre este processo de análise de mercado, não deixe de fazer seu comentário abaixo. E não esqueça: antes disso é necessário fazer seu cadastro aqui no Clube do Empreendedor Sebrae. É rápido, e além da possibilidade de comentar, serve também para personalizar o conteúdo exibido às suas características.

Até a próxima!

Marcus Pereira
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