Análise financeira - Como aumentamos em 2.615% os lucros

Opaaa! Renan Kaminski aqui!

Como manda a tradição secular, todo início de mês eu mando um e-mail para os contatos da 4blue falando de finanças e de alguns números reais.

Neste início de ano enviei falando sobre os resultados da 4blue de 2016 e quero compartilhar aqui com vocês do Clube também.

[Obs.: esta lógica de análise abaixo, comparando 2015 x 2016 você já deveria ter feito em seu negócio também, ein?!]

Esta imagem abaixo ilustra nossa evolução de faturamento e lucro desde 2009, além de alguns acontecimentos chave nesse período:

Se você prestou atenção no gráfico, já sacou como aumentamos em 2.615% nosso lucro:

Simples: nosso lucro em 2015 foi bemmm baixo! hehehe

Admito que não é uma boa forma de aumentar tanto assim o lucro =|

Mas calma! Se compararmos com 2014 que teve uma lucratividade decente, ainda assim o crescimento foi de 244%. Nada mal né?

Alguns pontos interessantes que fizemos e nos permitiram crescer:

>> Aumento de faturamento

Praticamente todas as nossas frentes de receita aumentaram em relação a 2015. Ao todo nosso faturamento foi 80% maior comparando 2016 x 2015.

Mas o destaque mesmo foi para um serviço em específico (o Iluminismo Financeiro) em que conseguimos alavancar muito os resultados.

A meta para este ano é crescer o Iluminismo em modestos 300%, hehehe

>> Trocamos despesas fixas por custos variáveis

Como prestadores de serviços, nossos Custos Variáveis são relativamente baixos. Em 2015 eles representaram 9% de nosso faturamento. Já em 2016, os CVs ficaram na casa de 16% do faturamento.

Isso poderia ser preocupante, não fosse o fato de nossas Despesas Fixas terem diminuído em 19%.

Ou seja, aumentamos os custos variáveis (atrelados ao faturamento) e diminuímos as despesas fixas.

Bom negócio! ;)

>> Mais investimentos

Nossos investimentos praticamente dobraram em 2016. Mas como o nome diz, é um investimento, logo pressupõe-se algum retorno a curto, médio ou longo prazo.

Então apesar de termos investido muito mais, proporcionalmente foi praticamente igual a 2015. Em 2015 a categoria de investimento foi de 18% em relação ao faturamento e em 2016 foi de 20%.

Lucro – a métrica de sucesso.

Se um negócio não lucra, ele não é um bom negócio.

2015 foi um ano de muito aprendizado, mas pouco resultado. Trocamos o nome da empresa, paramos de fazer cursos presenciais, lançamos consultorias online. Assim, terminamos 2015 com ínfimos 2,2% de lucro operacional.

Jááá 2016 foi beeem melhor. Nossa lucratividade operacional ficou em 33%. Sinceramente, um ótimo resultado.

“Ain, Renan, quem se importa com os números da 4blue?! Por que você está falando tudo isso?? Seu metidão!”

Absolutamente não é para se gabar. Nosso negócio ainda é muuuuito pequeno em relação àquilo que gostaríamos que fosse. Além disso, em 2015 quando os números foram uma grande porcaria, nós compartilhamos as informações também, hehe

Fazemos isso para espalhar a cultura financeira.

Receita, custo variável, margem de contribuição, despesa fixa, investimento, lucro operacional, movimentações não operacionais, ponto de equilíbrio, grau de comprometimento da receita...

... estes termos não deveriam parecer grego para nenhum empresário.

Os números são a língua dos negócios.

E você precisa falar essa língua!

É por isso que divulgamos este tipo de informação tecnicamente confidencial. Para que todos os empresários se acostumem a falar a língua dos negócios, ou seja, falem sobre finanças.

Ok?

Para finalizar, quero te fazer uma pergunta: em seu negócio, você consegue fazer este tipo de análise financeira mês x mês e ano x ano?

Se não consegue, o que te falta hoje?

Grande abraço!!

Renan Kaminski Damasceno