[ editar artigo]

Anúncios no Facebook com baixo desempenho? 3 dicas que te ajudarão a melhorar!

Anúncios no Facebook com baixo desempenho? 3 dicas que te ajudarão a melhorar!

Já sabemos da importância de investir em anúncios no Facebook para que seja possível atingir o público correto e fazer valer a pena todos os esforços em produção de conteúdo nas redes sociais, certo? Mas algumas vezes, esse investimento em posts patrocinados acaba não tendo o retorno que era esperado, e isso pode acontecer por uma infinidade de fatores.

O sistema de anúncios do Facebook funciona por meio de leilão. Mas nesse caso, o vencedor não é apenas aquele que paga o maior valor em dinheiro, mas sim o anúncio que consegue entregar um melhor retorno. Ou seja, a   rede social busca conciliar bons resultados para os investidores com experiências positivas para o usuário.

Então caso o Facebook perceba que seu anúncio não está conseguindo oferecer um bom retorno, ele pode deixá-lo mais caro ou ainda não utilizar todo o orçamento que você programou. Apesar de existirem vários fatores que determinam o sucesso da sua campanha de anúncios, separo aqui 3 mais comuns que podem te ajudar a otimizar seus resultados. Confira ;)

1 - Público muito amplo ou muito específico

Logo que um anúncio é aprovado, ele passa por um período de aprendizagem, que nada mais é do que o tempo que o Facebook leva para colher informações sobre a relevância do seu conteúdo e assim estipular um valor para ele, de acordo com o objetivo escolhido por você.

Caso haja uma porcentagem muito pequena de pessoas, dentre aquelas que visualizaram seu anúncio até então, que mostrou interesse, parou para ler o que você tinha a dizer, clicou na sua foto, no seu link ou interagiu com sua página, a plataforma vai entender que o público alvo da campanha não está reagindo bem, e vai dar prioridade para outros anunciantes que estejam patrocinando para o mesmo público e com o mesmo objetivo.

Nesse caso, você precisará analisar o perfil de público selecionado e segmentar para um grupo de pessoas que terá maior chances de se se interessar pela sua mensagem. Compreender profundamente o seu público e construir uma persona é fundamental para qualquer ação de marketing que sua empresa realize, seja ela online ou offline. É muito mais proveitoso para seu negócio atingir um número menor de pessoas, mas que essas pessoas sejam qualificadas e tenham potencial de se tornarem clientes.

Portanto, se seu negócio é focado no bairro, não tem porquê anunciar para a cidade toda. Se seu produto é feminino, certifique-se de anunciar apenas para mulheres. Construa um perfil baseado em interesses, comportamentos, características específicas como "mães de crianças de até 5 anos" ou então "pessoas que farão aniversário nos próximos 30 dias". Se for relevante para o seu negócio, você pode ainda excluir alguns interesses e evitar que atinja quem absolutamente não se interessa pelo seu produto ou serviço. Se inspire nas pessoas que já interagem com você e construa públicos similares.

Mas cuidado! Se o público escolhido for limitado demais, o Facebook pode não encontrar usuários suficientes para identificar a relevância da sua campanha, e assim você não consegue sequer consumir o orçamento previsto. Nesses casos, experimente ampliar um pouco o perfil selecionado, aumentar o raio de atuação, escolher um intervalo maior de idade ou deixar de limitar alguns interesses. Procure o equilíbrio.

2 - Pouco apelo visual

Para atrair a atenção das pessoas é fundamental que você utilize uma imagem ou vídeo que seja agradável aos olhos e consiga seduzir o usuário até sua página ou site, além de prestar atenção nas regras que o Facebook impõe para que seu anúncio seja aprovado, como, por exemplo, porcentagem de texto na imagem e utilização de imagens no estilo "antes e depois".

A partir do momento que você conhece bem os clientes, fica mais fácil oferecer um conteúdo que os cative. Escolha imagens de boa qualidade, que reflitam os valores da marca, retrate seu produto de forma que as qualidade sejam ressaltadas. Evite artes muito poluídas, vídeos muito longos ou fotos que enganem o público.

A parte criativa do anúncio influencia bastante em seu resultado. Por isso invista tempo analisando qual é o tipo de conteúdo que atrairá o público e aprenda com seus erros. Teste, mude, se adapte.

3 - Estratégia de lance limitada

Como o valor investido é um dos fatores que a rede social leva em consideração no leilão, trabalhar com um valor competitivo é importante.

Dependendo do objetivo selecionado e da estratégia de lance optada serão necessárias algumas mudanças de valor até que se alcance um valor mínimo, porém competitivo, que permitirá que seus anúncios concorram com o de outros anunciantes que possuem a mesma intenção que você.

Novamente, faça testes e vá aprendendo como agem seus concorrentes diretos e indiretos, como o seu público reage, como o Facebook está entendendo a relevância das campanhas, e o quanto você está disposto a pagar para atingir suas metas.

O pŕoprio Facebook fornece vários guias e dicas que podem te orientar nesse processo de aprendizagem do que funciona melhor no seu caso.

E caso precise de ajuda, entre em contato com o Elefante Verde/Hubify! Somos uma franquia de marketing digital focada no micro e pequeno empresário e podemos te ajudar. Estamos presentes nas 3 maiores cidades do Paraná:

Curitiba: curitiba-pr.hubify.com.br Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou (41) 99740- 7051

Londrina: londrina-pr.hubify.com.br Rua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou (43) 99863-7485

Maringá: maringa-pr.hubify.com.br Rua Piratininga, 808 - Zona 01 | (44) 4141-5789

 

 

Clube Sebrae
Thaís Verdério
Thaís Verdério Seguir

Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

Ler matéria completa
Indicados para você