Aprenda a lidar com conflitos e melhore o ambiente na sua empresa

É cada vez mais comum as pessoas passarem grande parte de seu tempo dentro das empresas. Excesso de cobranças em locais de trabalho sem regras claras, protecionismo ou muita fofoca acabam afetando negativamente a performance de qualquer profissional.

Isso sem falar nos conflitos, que em sua maioria acontecem quando há diferentes interpretações sobre um mesmo problema. Um fato muito comum, já que quase todas as pessoas têm percepções distorcidas sobre como a realidade realmente se apresenta. Em pequenas empresas, onde o convívio é mais intenso, estes conflitos são ainda mais comuns.

Por outro lado, ambientes com um clima positivo acabam sendo fundamentais para o bem-estar físico e mental dos profissionais que lá trabalham, o que impacta diretamente no aumento da produtividade. Pessoas motivadas, respeitadas e bem integradas conseguem administrar os problemas e desafios do cotidiano com muito mais segurança e assertividade.

Quem impõe pontos de vista de maneira intransigente costuma gerar discussões com outros colaboradores, clientes e fornecedores. Neste artigo quero apresentar a você dicas para minimizar os conflitos entre os membros de sua equipe e melhorar o ambiente de trabalho na sua empresa.

Seja empático

Empatia é o segredo para ter melhores relações interpessoais, afinal de contas ela é a habilidade de se colocar no lugar da outra pessoa. Ter empatia vai te ajudar a compreender os motivos que levam alguém a tomar decisões que você não tomaria.

Estimule o diálogo

Ao resolver conflitos procure fazer com que os envolvidos apresentem seus argumentos de forma serena e com base em dados factíveis. Com isso as informações de ambos os lados podem ser avaliadas e aproveitadas para chegar a uma proposta intermediária.

Respeite as diferenças

As pessoas, por sua natureza, possuem diferentes sentimentos, comportamentos e percepções sobre tudo o que acontece no dia a dia. Procure entender como funciona o mapa mental de cada colega e evite discutir assuntos polêmicos, ou seja, aqueles que podem gerar discussões desnecessárias.

Colabore sempre que possível

Ajudar outros colegas a resolver problemas é um dos caminhos para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho na empresa. Dessa forma possivelmente a camaradagem irá imperar, pois quem foi ajudado provavelmente não esquecerá e quase certamente também colaborará com outra pessoa no futuro.

Negocie ao invés de impor

Empreendedores precisam tomar decisões o tempo todo, e isso inclui também aquelas relacionadas à gestão das pessoas. Se você deseja ter o respeito de sua equipe prefira as decisões negociadas ao invés das impostas. As pessoas percebem quando a opinião delas é ouvida e respeitada e o consenso costuma ser mais produtivo do que uma decisão solitária.

Informações abertas e explícitas evitam que os boatos se espalhem pela empresa. Se alguém for demitido ou promovido, explique as razões. Se trocar de fornecedor, perder um cliente ou contratar alguém de fora da empresa, compartilhe e ouça a opinião das pessoas.

Não se omita

Para ser justo, é fundamental que o líder entenda os pontos de vista conflitantes entre as pessoas envolvidas antes de tomar qualquer decisão. Se depois de tudo isso o impasse persistir, não se omita e decida você. Se para encerrar o problema for necessário, tome partido de uma das posições. Sem esquecer, é claro, de deixar evidente os critérios utilizados para decidir.

Tenha uma postura racional

Não se contamine emocionalmente quando houver discussões mais ríspidas. Mantenha a negociação no plano racional. As pessoas tendem a respeitar quem mantém o autocontrole.

Quando errar, assuma

Por fim, entenda que um ambiente de trabalho saudável valoriza as pessoas que assumem suas falhas. Quando há esse clima, os profissionais se sentem mais propensos a criar alternativas diferentes e tendem a resolver problemas sem procurar culpados.

Siga estes passos em sua empresa, e com o passar do tempo, você irá perceber os benefícios que uma liderança equilibrada pode trazer para a melhoria do ambiente de trabalho e a resolução de conflitos.

Eduardo Ferraz
Eduardo Ferraz Seguir

Consultor e palestrante. Tem mais de 25 anos de experiência e cerca de 30 mil horas de prática com consultoria em empresas e em treinamentos na área de gestão de pessoas. É comentarista em vídeos na EXAME.com e colunista na rádio BandNews.