Aproxime sua marca dos clientes com as redes sociais certas
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Aproxime sua marca dos clientes com as redes sociais certas

Certamente você que está lendo este artigo possui, pelo menos, uma rede social, não é verdade? Isso faz com que você possa interagir com outras pessoas, participar de grupos ou comunidades que sejam de assuntos de seu interesse. Pode até conhecer novas pessoas! E o mesmo acontece quando você insere sua empresa nas redes sociais. O resultado é mais visibilidade, uma relação mais próxima com o seu público-alvo e clientes, fazendo assim com que eles sintam mais confiança na marca, já que as redes sociais nos trazem a sensação de que estamos sempre “próximos” uns dos outros.

Então se você se perguntou: “a minha empresa precisa estar nas redes sociais?”, a resposta é: “sim”! Mas isso não significa que ela precise estar em todas as redes, afinal, são muitas, como por exemplo: Facebook, Instagram, Twitter. Para isso é fundamental que você saiba quem é seu público-alvo, onde estão e, aí, utilizar a rede social certa. Veja algumas dicas para escolher a que mais se adapta ao perfil da sua empresa:

Analise e saiba onde está o seu público alvo

O primeiro passo para saber qual rede social criar para sua empresa é saber em qual rede social encontrar o seu público. Sendo assim, não tenha medo de perguntar ou gerar pesquisas. Nada melhor do que consultar os próprios clientes para descobrir a rede social que eles utilizam, o porquê, quais benefícios eles veem nessa rede e assim por diante.

Saiba como funciona cada rede social

É importante que você saiba como cada rede social funciona, afinal, elas possuem plataformas e funcionalidades diferentes.

Facebook, por exemplo, é a rede social que possui mais usuários — dois a três bilhões, atualmente. Tem uma plataforma mais ampla, que permite realizar mais atividades como, por exemplo, compartilhar artigos do site da sua própria empresa, publicar fotos dos seus produtos, do seu espaço, criar postagens diariamente com novidades.

O Instagram é uma plataforma visual, focada somente em imagens. Então, se você pretende explorar essa plataforma, vai precisar de boas artes e muitas fotografias para publicar em sua conta. Levando em conta também que o público do Instagram é um público mais jovem comparado às demais redes.

Temos também o Twitter, que não é uma plataforma que oferece muitas funcionalidades, já que limita-se a pequenas postagens. Dessa forma, essa rede social seria útil somente para expor informações rápidas e postar novidades. Os assuntos que estão bombando na atualidade geralmente sempre estão em alta no Twitter.  

Faça testes

Existem muitas outras redes que você pode utilizar também. Essas que foram citadas são as mais populares e as que geram mais reações entre os usuários de mídias sociais. No entanto, sempre vale uma pesquisa, pois de repente você pode encontrar outra plataforma que tenha mais a ver com a proposta do seu negócio e claro, com o seu público também.

Você pode realizar testes em todas as plataformas e acompanhar como seus clientes reagem a eles, lembrando sempre que cada plataforma necessita de um tipo de conteúdo diferente. Não é aconselhável que você copie e cole os mesmos conteúdos em ambas as redes sociais. Já que o intuito é fazer um teste, você deve variar os tipos de conteúdo, abordagem e outras ações. Se você utilizar o mesmo conteúdo sempre em ambas as redes vai ficar difícil fazer o comparativo depois. As plataformas das redes sociais possuem propostas um pouco diferentes.

Invista em conteúdo

É claro que as redes sociais vão te ajudar muito, mas elas não farão tudo por si só. É fundamental você ajude também!

Portanto, quando se fala de Marketing Digital, é ideal criar um conteúdo relevante e que, de fato, seja útil para quem estiver sendo atingido por ele. Você pode replicar posts do seu blog na página, divulgar promoções e eventos que possam atrair o público, publicar informações sobre um determinado produto, informações ou benefícios que tenham relação com ele, entre outras informações que sejam realmente relevantes para as pessoas.

Por exemplo, no Facebook, dá para apostar em posts e memes que tenham a ver com a proposta da empresa. No Instagram, você deve arriscar mais em postagens de fotos de alta qualidade, com legendas criativas.

Conseguiu perceber como cada plataforma necessita de um conteúdo específico? De repente, um post que você fez no Instagram não faria tanto sucesso no Facebook, e assim por diante.

Quando você transforma essas redes sociais no que de fato a empresa é, os clientes também começam a entender quem é a organização, sua proposta, os valores, e isso é o que gera aquela relação de confiabilidade como já havíamos falado.

Invista tempo também!

Pode parecer óbvio falar para você investir tempo nas redes sociais da sua própria empresa, não é? Mas sim, isso exigirá tempo, trabalho duro, testes e dinheiro. Mas, com certeza, o retorno que você terá por meio delas será satisfatório. É importante pensar em longo prazo.

Você terá que realizar publicações frequentemente. Não adianta criar uma rede social onde são feitos posts de mês em mês. É fundamental acompanhar o que está acontecendo, se há visualização no seu conteúdo, se há interação por parte do público, e etc.

É essencial também que você patrocine algumas publicações da sua página, assim conseguirá atingir um número maior de pessoas. Você terá também que responder dúvidas dos usuários — caso elas apareçam — por isso, esteja atento à página, para que o seu tempo de resposta seja razoavelmente bom e os clientes não fiquem sem informações. Muitos deles buscam informações primeiramente pela rede social antes de ir até uma loja.

Quanto mais informações sua página tiver, um tempo de respostas rápido, publicações frequentes, maior será a visibilidade da sua empresa. Lembre-se que a frequência com que você produz conteúdo e o divulga demonstra comprometimento e profissionalismo. Por isso, trace um objetivo e o mantenha até o final.

O Marketing Digital é atual e é uma das maiores ferramentas que as empresas utilizam hoje em dia para melhorar suas vendas, atrair novos clientes, interagir com seu público-alvo e se manter presente no mercado. Portanto, não deixe de apostar nele!

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Vitória Celestino
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Redatora web.

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