[ editar artigo]

As 5 dicas para você evitar desperdício na obra

As 5 dicas para você evitar desperdício na obra

O desperdício é um dos problemas mais temidos por empresas e profissionais do segmento de reformas e construção civil. Inclusive, segundo especialistas da área, são gastos para a realização de uma obra, em média, 8% a mais de materiais do que o necessário. No entanto, esse problema tem solução e ela chama-se: planejamento.

Planejar é o trabalho que garante que qualquer profissional se prepare para o que está por vir no desenvolvimento de um projeto. Na construção civil a realidade não é diferente. Tão importante quanto a execução, um bom planejamento ajuda a evitar a perda de recursos, materiais e até de mão de obra.

Todo esse desperdício na obra pode se transformar em um problema muito grande para os profissionais responsáveis, e é por este motivo que separei aqui alguns passos que você pode seguir para evitar que isso aconteça na sua obra. Confira!

Em quais setores existe o maior desperdício na obra?

Para saber como evitar o desperdício antes é necessário identificar quais os locais em que o problema é mais recorrente. Só assim é possível pensar em ações para evitar que ele aconteça. Veja abaixo uma lista que separei com alguns desses pontos:

- Ineficiência na compra de materiais.

- Falta de organização na obra.

- Logística inadequada de transporte dos materiais.

- Má utilização dos materiais.

- Armazenamento inadequado.

- Falta de controle de estoque.

Identificar e combater os pontos de desperdício mais frequentes de forma eficiente é o que vai ajudar a otimizar o custo da obra, assim como o prazo de entrega da realização. Isso sem falar na melhoria de sustentabilidade e preservação ambiental da obra.

Confira abaixo os 6 passos que você pode seguir para diminuir consideravelmente o desperdício em suas obras!

Reduza o desperdício na obra: 5 dicas!

1. Compra dos materiais

O primeiro passo, evidentemente, é a compra dos materiais que serão usados na reforma. Nessa etapa é importante ficar atento com situações comuns na rotina de uma obra. Pedidos duplicados ou em quantidades erradas, assim como os materiais nas dimensões equivocadas estão entre os principais motivadores do desperdício.

2. Organização do canteiro

No escritório de uma empresa, a desorganização do ambiente de trabalho pode provocar falta de produtividade da equipe. Em uma obra ou reforma a realidade é exatamente a mesma. Um canteiro de obras desorganizado gera um desperdício grande, além de contribuir também para o aumento do risco de acidentes de trabalho.

3. Controle de estoque

Controlar o estoque significa saber o que está disponível de recurso, em qual quantidade e qual a necessidade da obra que está em andamento. Além disso, faz parte também o controle da validade dos materiais, assim como a sua rotatividade, de forma que sejam evitados tanto acúmulo quanto a perda. Ambos podem ser considerados tipos diferentes de desperdício.

4. Logística

O transporte de materiais, quando não feito da forma adequada, contribui muito para aumentar o desperdício na obra. Afinal de contas, nem todos os materiais podem ser transportados da mesma maneira, e por vezes é preciso ter um cuidado maior com a locomoção. Por isso, o ideal é que tudo seja guardado em locais estratégicos que reduzam a necessidade de transporte até o canteiro.

5. Qualidade nos procedimentos

Não basta apenas atentar para o controle com materiais, estoque e compra. Para evitar o desperdício na obra é muito importante investir um tempo para garantir que a execução seja feita da forma correta. Procedimentos executados de forma errada no canteiro geram desperdícios que, com certeza, poderiam ter sido evitados.

Toda empresa deveria ter atenção redobrada quando o assunto é o desperdício de recursos e materiais. O segredo para evitar esse problema em uma obra de construção civil ou reforma é redobrar a atenção com o planejamento. Afinal de contas é ele que vai ajudar você, gestor, no controle diário da execução do projeto.

Fique atento aos pontos que destaquei aqui nesse post, e com certeza o desperdício na obra será menor e a satisfação dos seus clientes ainda maior. Ah, e se quiser complementar essa discussão, é só deixar seu comentário abaixo!

Clube Sebrae
Marcus Pereira
Marcus Pereira Seguir

Mkt Digital e Conteúdo @ Beracode

Ler matéria completa
Indicados para você