[ editar artigo]

As habilidades que não podem faltar para um bom gestor de frota

As habilidades que não podem faltar para um bom gestor de frota

O gestor da frota é uma das funções mais importantes para uma empresa de logística. Afinal de contas, é ele quem administra um dos principais ativos da organização: sua frota de veículos.

Existem no mercado sistemas e softwares modernos para a gestão da frota que oferecem uma série de recursos. No entanto, eles não garantem que o trabalho seja feito da forma mais eficiente. Mais um motivo que mostra quão fundamental é a presença do gestor de frota para o sucesso de uma empresa de transporte.

Sabendo disso resolvi preparar este artigo para mostrar a você quem é este profissional e quais as competências fundamentais para que ele exerça a função com excelência. Confira!

Quem é o gestor de frotas?

Gestor de frotas é o nome dado para o profissional responsável por administrar tudo o que envolve a frota da empresa. Isso inclui o trabalho de gestão dos profissionais da área e dos fornecedores envolvidos na operação.

Ele é fundamental para o bom desempenho dos veículos da empresa pois é ele quem analisa e planeja os gastos dos veículos, além de controlar a manutenção e a eficiência da frota. Em resumo, não há como uma empresa de transporte ter sucesso sem alguém que exerça essa função com competência.

Falando em competência, quais as habilidades mesmo?

Organização

A organização é um ponto essencial para quem trabalha com controle de processos e gestão. No caso de um gestor de frota a lógica não é diferente. Isso acontece pois este é o profissional que lida com manuais, regras e fluxos de trabalho na operação diária do negócio.

Para que as atividades previstas no dia-a-dia não saiam do controle é indispensável que ele saiba organizar todos os processos, informações e acompanhamentos relacionados ao trabalho.

Planejamento

Saber como planejar ações em curto, médio e longo prazo é outra habilidade importante realizada por um gestor de frota. Isso significa conhecer o histórico de resultados e analisar indicadores sobre cada processo da empresa para conseguir definir os próximos passos da equipe e as novas estratégias para a organização.

Foco em resultado

Assim como qualquer gestor, é esperado que o responsável por uma frota seja sempre um profissional que trabalha direcionado a melhorar os resultados da empresa. Ou seja, otimizar o desempenho da área e, em especial, pensar em soluções que possam ajudar a reduzir os custos do negócio.

Domínio de processos

Para ser um bom gestor de frota é preciso que o profissional tenha uma visão analítica de todos os processos que influenciam nos resultados da área, ainda que esses fluxos sofram influência de outros setores. Só assim ele será capaz de tomar mais assertivas sobre as atividades e a gestão da área.

Liderança

Saber como coordenar uma equipe de trabalho é o que diferencia um gestor de qualquer outro profissional existente na empresa. Mais do que executar, o que caracteriza o gestor é justamente sua capacidade de olhar o todo e gerenciar sua equipe responsável pela execução. Ou seja, sua capacidade de exercer liderança.

Isso inclui não só ficar atento às tarefas de cada membro do time, mas também manter um bom relacionamento com os colaboradores, ser um exemplo para eles e garantir que todos estejam motivados naquilo que estão fazendo.

Conhecimento do mercado

Por fim, dominar os processos de dentro da empresa não vai servir de nada se o gestor de frota não conhecer também o que acontece no mercado em que a organização está inserida. Dessa forma ele sempre estará por dentro das modificações, tendências e quaisquer outras situações que possam vir a influenciar no seu trabalho diário.

A eficiência de uma empresa de logística depende em grande parte da habilidade do gestor de frota em realizar um bom trabalho. Ter profissionais qualificados para exercer a função, combinados com ferramentas e tecnologias que auxiliem na execução diária, é o que vai diferenciar sua empresa da concorrência.

Ficou em dúvida sobre algum ponto ou acha que alguma habilidade importante não foi lembrada? Então deixe abaixo o seu comentário!

Clube Sebrae
Marcus Pereira
Marcus Pereira Seguir

Mkt Digital e Conteúdo @ Beracode

Ler matéria completa
Indicados para você