[ editar artigo]

As Lições de Empreendedores Fracassados

Tome seus próprios exemplos ou de pessoas que você conhece. Provavelmente as lições mais importantes de vida não vieram de momentos de júbilo ou de conquistas, mas de situações de erros e fracassos. O que poderia ser feito para se evitar os mesmos erros cometidos por outros? Pensando dessa forma, realizamos no Sebrae uma pesquisa com 200 empresários e empresárias de pequenos negócios representativos de um universo de 5.118 empresas de todo o Paraná e que deram baixa na Junta Comercial entre março e abril de 2016. Dentre diversas questões abordadas, perguntamos a eles (as) quais recomendações dariam a um empreendedor para evitar o fechamento da empresa?

Os resultados dessa pesquisa estão resumidos no infográfico abaixo (clique aqui para visualizar o PDF em maior resolução). Tratam-se de aprendizados importantes de pessoas que, se tivessem a chance de voltar no tempo ou a informação apresentada aqui, certamente teriam tomado ações diferentes.

Destaco algumas evidências interessantes agrupadas por: a) perfil dos entrevistados, b) situações antes de abrir a empresa, c) durante a gestão e d) depois de fechar a empresa:

Perfil das Empresas

  • Apesar de terem dado baixa na junta comercial em 2016, cerca de 23% das pessoas consultadas informam que as atividades já haviam sido encerradas há mais de 2 anos. Isto denota a complexidade e o alto custo para se fechar uma empresa em nosso país.

Antes de Abrir a Empresa

  • Ainda que muitos empreendedores afirmem que fizeram um planejamento, apenas 37% elaboraram um plano de negócios antes de abrir a empresa.

Durante a Gestão da Empresa

  • Dentre as dificuldades enfrentadas pelos empresários, os principais problemas relatados foram dificuldades de planejamento e de gestão.
  • Entretanto, aproximadamente 4 entre 5 empresários não procuraram qualquer tipo de auxílio para a evitar o fechamento da empresa.

Depois de Fechar a Empresa (sugestões a empreendedores)

  • Quase um quinto dos empresários afirmam que, se pudessem voltar no tempo, não teriam aberto o negócio o que a meu ver está relacionado à falta de planejamento.
  • Ao serem questionados sobre “qual conselho dariam a outros empreendedores?”, cerca de 46% dos entrevistados recomendam a realização de um bom planejamento, o que também incluem pesquisas sobre o ramo de atuação e o conhecimento sobre a atividade.

A principal lição dos pequenos negócios fracassados é buscar o conhecimento e realizar um planejamento!

Se o objetivo da vida profissional e pessoal é o aprendizado e o desenvolvimento, então muito melhor é aprender com os erros alheios, evitando assim o próprio sofrimento.

Este mesmo post foi publicado no “Blog Gestão & Desenvolvimento” (clique aqui para ver).

Clube Sebrae
Fabio Hideki Ono
Fabio Hideki Ono Seguir

Gerente - Sebrae

Ler matéria completa
Indicados para você