[ editar artigo]

{ASSISTA AO VÍDEO} Saiba como potencializar seus negócios com conteúdo digital

{ASSISTA AO VÍDEO} Saiba como potencializar seus negócios com conteúdo digital

Escrever um conteúdo requer vontade e uma boa história para contar. É basicamente se propor a resolver uma questão com sua informação ou mesmo narrar algo que pode servir para alguém. Algumas empresas descobriram que podem se diferenciar do mercado e aproximar o cliente da sua marca e do seu negócio através dos conteúdos digitais, que podem ser mais simples que criar uma propaganda e desembolsar cifrões em mídia.

O conteúdo digital usa uma receita parecida com a do storytelling. Essa é uma ferramenta do marketing para contar histórias com recursos audiovisuais, na maioria das vezes, que promovam um negócio de forma mais envolvente e persuasiva, sem ser invasiva. Por isso, nos seus conteúdos digitais, busque não ser comercial, para evitar que isso afaste seu leitor do texto. Quem está interessado em informação humanizada pode se identificar com o que está sendo apresentado e promova uma prova social.

Quem vem conquistando isso muito bem é a Netflix. No ano passado, a empresa testou comerciais, criou interação com a escolha de duplos finais e brincou com a ansiedade dos assinantes em aguardar novas temporadas das séries. Numa ação que gerou muitos k’s de seguidores, a marca produziu um material com muito humor para divulgar seus conteúdos on demand.

Afinal, toda a tecnologia é feita por pessoas e toda a transformação digital carrega emoção no seu DNA. Sendo assim, o marketing de conteúdo vem duplicando os resultados das empresas que se utilizam dele. O estudo sobre conteúdo digital do nosso colega do Clube Sebrae, o consultor Gustavo Bernardo, mostra que a marca Red Bull, que produz e comercializa energéticos, fala em seu site sobre notícias e informações que interessam ao público que consome energético. Temas como bike, skate, surf, motor, aventura, games, música e artes. Além de divulgar a marca, os benefícios se refletem no engajamento com a audiência, no aumento de vendas, do número de clientes, e do tráfego no blog e no site.

O Magazine Luiza, marca que já citamos aqui em outras ocasiões, através do Blog da Lu, reúne novidades sobre produtos, guias e notícias sobre comportamento e tecnologia. As últimas novidades trazem até informações sobre jogos de celular. Além de receitas, a Hellmans’ publica no blog dicas e conteúdos sobre desperdício de alimentos e valores nutricionais.

Os principais interesses nas redes sociais são informações sobre a profissão e área de atuação, e na sequência, entretenimento e tecnologia. Isso, na minha visão, mostra um equilíbrio da busca por dados e informação, mas de forma leve, rápida, prazerosa e eficaz.

As pessoas não têm mais tempo de aguardar o preenchimento de cadastros para ter uma recompensa. Querem aqui e agora, e as marcas devem facilitar a vida do seu consumidor para que ele adquira um produto que tenha sentido na sua vida e não seja apenas mais um adereço no armário.

É o consumo com propósito e as marcas precisam absorver essa realidade. Além de ser tendência, eu acredito em parcerias de valor, em cooperação, em conteúdos quentes, em histórias reais, em tecnologia com emoção e em gerar proximidade, mesmo que nas relações profissionais de compra e venda.

Comunidade Sebrae
Suzane Marie
Suzane Marie Seguir

Sou jornalista, MEI e gerente de comunidades da Comunidade Sebrae!

Ler matéria completa
Indicados para você