[ editar artigo]

ATENÇÃO: micros e pequenas empresas com débitos fiscais

ATENÇÃO: micros e pequenas empresas com débitos fiscais

PRAZO FINAL deste ano para as micros e pequenas empresas com débitos fiscais até novembro do ano passado têm até 9 de julho para aderirem ao REFIS.

Para o empreendedor que não sabe do que eu estou falando, leia este texto para compreender a relevância de não ter débitos fiscais pendentes.

REFIS é o programa de recuperação fiscal adotado pelo governo federal desde o ano 2000. Esta alternativa cria condições para que os empreendedores possam resolver as pendências fiscais e qualificar sua empresa para um mercado mais exigente e sofisticado.

Quem tem pendências fiscais não pode participar de licitações públicas, ou mesmo de instituições que determinam regras de confiabilidade formal sobre contratações. Exemplo disso é o próprio Sebrae, pois para ser um fornecedor são necessárias uma série de comprovações fiscais que habilitem o CNPJ para contratação.

Outras empresas e instituições têm regras bastante rígidas sobre os aspectos legais no cenário contratual. Por isso, empresas que não têm sua vida fiscal em dia perdem inúmeras oportunidades para fazer negócios.

Vale lembrar que a adesão ao REFIS não é obrigatório, mas acaba se tornando vantagem aos devedores que querem regularizar seus negócios e aproveitar horizontes mais qualificados.

O REFIS tem inúmeras formas para adequar seu orçamento. Além disso, você pode também criar uma estratégia que não comprometa a saúde financeira de sua empresa. Uma boa vantagem sobre este aspecto contábil é justamente pedir a ajuda técnica para tal. Seu contador pode ser um grande parceiro neste momento e lhe orientar da forma mais adequada, principalmente porque ele sabe a realidade de seu fluxo contábil sugerindo boas alternativas para ajustar a inclusão de sua empresa no REFIS.

Portanto, até 9 de julho, sua empresa pode estar neste programa e regularizar suas pendências fiscais. Aproveite para legalizar seu negócio e usufruir de voos mais amplos em seus negócios.

Clube Sebrae
Rafael Cardoso
Rafael Cardoso Seguir

Um cidadão que deixou de ser passivo para trazer luz e ambiente à discussão social e político.

Ler matéria completa
Indicados para você