Aumente a competitividade da sua transportadora com estas dicas
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Aumente a competitividade da sua transportadora com estas dicas

Existem diferentes variáveis que podem impactar no desenvolvimento e no sucesso de uma empresa do setor de transportes. Entre outras alternativas, a qualidade da gestão e o desempenho do seu gestor estão entre as mais determinantes para o aumento da competitividade do negócio. São empresas que precisam buscar novas estratégias, pois assim como em outros segmentos, estão diante de um cenário de instabilidade financeira que favorece a competição e o surgimento de novos players.

Em um contexto como esse, com tantas marcas diferentes disputando a atenção do consumidor e uma mesma oportunidade de negócio, trabalhar com bons diferenciais é fundamental para conquistar e reter clientes nesta competitiva disputa. Neste post eu reuni algumas dicas que vão orientar o foco do seu trabalho para esta busca por diferenciação. Confira!

Mantenha processos padronizados

Procedimentos que seguem um fluxo pré-determinado, levando em consideração as necessidades específicas da sua empresa e de seus clientes, também são essenciais para aumentar a competitividade. São estes procedimentos que vão garantir assertividade em atividades diárias como a emissão de documentos obrigatórios até o gerenciamento de um grande volume de solicitações de cotação.

Com isso, a intenção é diminuir as margens de erro e evitar que os operadores gastem tempo digitando nota por nota, por exemplo, ou ainda percam velocidade na avaliação e resposta de cotações. Com isso, a produtividade das equipes aumenta, evitando inclusive a preocupação com detalhes irrelevantes para a empresa.

Priorize a gestão estratégica

Quem trabalha na área de transportes, sabe muito bem que a cadeia envolve custos visíveis e invisíveis. Os primeiros são os que se referem diretamente às despesas com transporte, armazenagem, administração, estoque, infraestrutura, pessoal, entre outros. Já os invisíveis são os que podem decorrer de atrasos, esperas, ineficiência e maus hábitos de gestão.

Se o objetivo é fazer a transportadora atingir resultados expressivos de negócio, não basta apenas lidar com o que é visível. Fazer uma gestão estratégica significa ir além do controle e do funcionamento dos detalhes da operação. Com isso é possível atingir uma visão muito mais ampla do negócio, que inclui a identificação de pontos de melhoria, oportunidades e uma tomada de decisão muito mais ágil e eficiente.

Ofereça excelência no atendimento

Não é novidade — ou pelo menos não deveria ser — que excelência no atendimento é um fator crucial para sua empresa se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Investir em um sistema online para gerenciar informações de pedido, cotação e localização de cargas pode potencializar bastante a relação da sua transportadora com seu cliente. Da mesma maneira, um SAC com atendimento personalizado vai ajudar a atingir esta excelência.

Invista em tecnologia

Para garantir tudo o que foi citado acima, você já percebeu que a tecnologia é uma grande aliada. O trabalho conjunto de sistemas de gestão empresarial com aqueles dedicados ao gerenciamento de transporte é capaz de prover informações imediatas que auxiliam na gestão do processo. As informações geradas pelas soluções tecnológicas permitem melhorias na comunicação, ganhos de escala na operação e automaticidade nos processos fiscais.

Momentos de dificuldade são ótimas oportunidades de mudança. Neste contexto, manter a empresa rentável, competitiva, retendo clientes e impulsionando novos negócios é um esforço que depende de planejamento e uma gestão de qualidade.

Mantenha sua empresa competitiva com o conhecimento compartilhado do Clube Sebrae, e contribua com a nossa comunidade escrevendo também as suas histórias!

Marcus Pereira
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Mkt Digital e Conteúdo @ Beracode

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