[ editar artigo]

AUTOCONHECIMENTO, afinal o que é isto?

AUTOCONHECIMENTO, afinal o que é isto?

Uma das palavras mais citadas, escritas ou faladas da atualidade, autoconhecimento ilumina ou assola a vida de muitas pessoas nos dias de hoje. Para aqueles que já embarcaram neste mergulho a algum tempo e se mantém firmes na difícil estrada que faz parte deste processo, a visão e os caminhos com certeza, conforme seu estágio de busca atual, já devem estar se abrindo ou se tronando mais agradáveis. Porém para aqueles que morrem de medo desta tentativa, o caminho ainda deve estar sob forte influência da angústia natural que a vida nos impõem quando estamos distante de quem somos mas queremos nos encontrar.

Sim, a palavra medo, pois é o que a maioria irá sentir ao enfrentar talvez o maior de todos os desafios da humanidade, mergulhar profundamente dentro dentro de si mesmo, de tal forma a encontrar sua VERDADE E ESSÊNCIA. Um desafio enorme porque neste processo teremos que nos colocar frente a frente com as melhores e piores coisas a nosso próprio respeito, com nossos medos e inseguranças, mas também com nossas potencialidades ( talvez escondidas), gostemos deste encontro ou não.

Se descobrir distante de sua verdade é dizer que as verdades que você acredita são do outro, assumidas consciente ou inconscientemente por você, desde que nasceu ( pais, familiares, escola, professores, etc) através de crenças, que infelizmente são negativas ou como reza a palavra da moda no campo da performance "limitantes".

As piores são aquelas que dizem a você: - isto não é para você, isto está muito acima até de você, dinheiro não vai trazer a felicidade que você quer, isto não o fará feliz e assim por diante.

O fato curioso destas citações é que todos as pronunciam como se conhecem você exatamente na "essência", o que é impossível até para seus pais que o geraram ou para você que gerou seus filhos, pois somente VOCÊ mesmo pode conhecer o mais profundo de sua essência. Ela estar modificada dentro de você é fruto do que você deixou entrar ou sair de sua mente ao longo dos anos.

O que pode limitar você é o que não faz parte das suas "autoexperimentações". Pois somente quando vamos "a fundo" em entender ou vivenciar uma crença, um pensamento, uma ideia ou quando nos impomos ao máximo de nossa potencialidade (sem medos) para buscar o que desejamos é que podemos dizer " esta crença é minha"! 

Se você não sente esta potencialidade "exatamente assim", não acessará a paixão necessária para chegar aos resultados que deseja. Uma revisão de seus pontos fracos e fortes se torna urgente neste contexto e a reflexão sobre desejos x potencialidades é crucial. Entenda refletir, como diminuir a velocidade, pois no piloto automático, ficamos apenas repetindo padrões de comportamento, ideias dos outros e nos esquecemos de quem somos, deixamos de agir naturalmente. 

No campos das vendas, da gestão, da liderança , do convencer alguém, eu lhe pergunto:

- Quem você quer convencer se isto ainda não foi possível nem a você mesmo? 

Boa Reflexão!

facebook.com/gersonmarcchhumanologia / youtube.com/gersonmarcchtv

Clube Sebrae
gerson marcch
gerson marcch Seguir

Consultor em branding, treinamento e gestor de várias marcas do cenário de moda nacional em SP. Palestras - Defendo o conceito de Humanologia - estudo dos fatores que orientam a performance na vida pessoal e profissional moderna em diversos temas

Ler matéria completa
Indicados para você