[ editar artigo]

Boas estratégias focadas no desenvolvimento digital são a nova ordem para o sucesso de uma empresa

Boas estratégias focadas no desenvolvimento digital são a nova ordem para o sucesso de uma empresa

As empresas têm enfrentado desafios cada vez maiores nos últimos anos, não só em quantidade, mas também em complexidade. Os desafios hoje envolvem o mercado, pessoas, tecnologia, inovação, talentos e liderança.

Estamos acostumados a ouvir estes termos e a sua importância para a empresa e para a gestão de forma isolada, porém poucas vezes os vemos totalmente relacionados. E curiosamente todos estes fatores encontram na estratégia sua estreita relação, quase representando de maneira exata o imperativo categórico da seleção natural.

Se concordarmos que uma das principais razões de existir de uma empresa é obter resultado/lucro, e que o lucro apenas provém de empresas que conseguem atender às necessidades do mercado, é possível perceber que o papel da estratégia é fundamental para esta leitura dos pontos fortes e fracos que a empresa tem dentro de si, bem como das oportunidades e ameaças que existem no ambiente.

Empresas são formadas por pessoas, o mercado é formado por pessoas, o planejamento estratégico igualmente é feito e é implementado por pessoas. Assim podemos compreender que, realmente, pessoas e boas estratégias, focadas na gestão adequada destas, têm papel vital no ambiente de negócios. Simples assim!

A tecnologia tem se tornado quase que onipresente no mundo corporativo. Tem otimizado processos, aumentado a confiabilidade das operações ao trazer maior precisão, além de ter agilizado tarefas dando maior velocidade aos negócios. Assim o mercado tem também ganhado mais velocidade e passado por transformações e mudanças muito mais rapidamente.

Esta constante e cada vez mais acelerada demanda por mudanças evidenciou a importância da inovação: empresa estagnada e que não inova simplesmente desaparece. Inovação é, sim, importante e imprescindível não apenas para a sobrevivência, mas também para o sucesso das empresas, e somente acontece na presença de fatores igualmente imprescindíveis: informação relevante e gente talentosa.

A estratégia hoje tem como maior desafio ser multidimensional. Deve contemplar uma leitura adequada do mercado e uma correta resposta às suas necessidades. O novo caminho da estratégia talvez seja o de focar seus objetivos cada vez mais no desenvolvimento de ações digitais. Ações estas que, engajadas, são capazes de fazer frente aos desafios e às mudanças constantes que este mercado global, cada vez mais acelerado, nos traz diariamente.

Empresas que focam suas estratégias em adaptar-se na medida certa são capazes de trabalhar duplamente o imperativo categórico da seleção natural a seu favor ao sobreviverem às empresas não adaptadas e ao munirem-se de diferenciais competitivos mais alinhados com as necessidades do mercado.

Clube Sebrae
Alexandre Luís Götz Weiler Seguir

Diretor de Formação Executiva. Coordenador de cursos de pós-graduação Masters e MBAs. Instrutor Empresarial de Executive Education e Professor de programas MBA em Escolas de Negócios nas temáticas de negocios, marketing e tecnologia.

Ler matéria completa
Indicados para você