[ editar artigo]

Boca a boca: o melhor tipo de marketing potencializado pela internet

Boca a boca: o melhor tipo de marketing potencializado pela internet

A comunicação é algo natural do ser humano. As pessoas gostam de conversar, falar sobre experiências que tiveram, trocar informações e ideias. E como as marcas estão presentes em nosso cotidiano, elas acabam sendo assunto de algumas dessas conversas também. E assim surge o marketing boca a boca, quando seus clientes gostam tanto do seu serviço ou produto que sentem necessidade de indicá-lo para amigos, familiares e, com o avanço da internet, qualquer um que queira ouvir.

A grande vantagem dessa comunicação boca a boca é a confiança. Isso porque as pessoas acreditam muito mais em um amigo do que na própria empresa falando sobre ela mesma, segundo a Nielsen 92% das pessoas acreditam em recomendações de conhecidos e 70% confia mais em desconhecidos falando sobre as experiências que tiveram, em avaliações online por exemplo, do que na publicidade na empresa.

Outra vantagem muito importante é o baixo custo. Sua marca atinge muitas pessoas de forma confiável, sincera e sem pagar caro por isso. O seu investimento nesses casos precisa ser com um atendimento qualificado, que entregue experiências positivas para os clientes e encante-os, despertando neles a vontade de compartilhar sua satisfação com outras pessoas.

E o que antes acontecia na roda de amigos, entre os familiares ou conhecidos de trabalho, com a popularização da internet tornou-se algo que pode impactar milhares de pessoas.  A facilidade de divulgar informações e trocar mensagens, além do alcance as informações podem ter, potencializou o bom e velho marketing boca a boca. Com a internet ficou muito mais prático e instantâneo indicar alguma empresa para um amigo, e milhares de desconhecidos, é possível fazer isso ainda dentro da loja e em questão de segundos.

Existem alguns cuidados que você pode ter para incentivar esse boca a boca. Separei 4 dicas para sua empresa, confira ;)

1- Foque na experiência do cliente

Para que alguém queira colocar o nome em risco e indicar uma empresa para outra pessoa, é preciso que ela tenha tido uma excelente experiência com a marca. Tenha isso sempre em mente em procure dar o melhor sempre!

Busque solucionar problemas o mais rápido possível, tenha uma equipe treinada e capacitada para oferecer um atendimento exemplar, entenda o que o cliente procura e se esforce para não apenas oferecer o esperado, mas superar suas expectativas! Um cliente surpreendido positivamente vai querer "retribuir" e espalhar a boa impressão que teve.

2 - Construa relacionamento, mesmo com quem ainda não comprou

As redes sociais são um ótimo canal de comunicação, e cada vez mais os clientes as utilizam para pedir informações, tirar dúvidas e se relacionar com a marca. Se sua empresa conseguir oferecer esse tipo de atendimento e atenção para o cliente, mesmo sem que ele realize a compra propriamente dita, uma imagem bastante positiva já será construída na mente dessa pessoa.

Dessa forma, quando se deparar com sua marca novamente ou ouvir alguém comentando sobre ela, ela vai compartilhar a boa impressão que teve e pode influenciar novos compradores.

3 - Incentive o boca a boca

Mesmo que grande parte do marketing boca a boca seja realizado de forma espontânea, incentivar avaliações no seu site, na sua página do Facebook ou em qualquer outra ferramenta online pode te ajudar a construir uma reputação na internet, o que vai influenciar a decisão de novos compradores.

Depois que você oferece uma experiência memorável para o seu cliente, é a hora de mostrar que você se importa com a opinião dele e que gostaria muito que ele fosse um embaixador da sua marca. Você pode pensar em recompensas, como brindes ou descontos, para quem te avalia ou leva um amigo para seu estabelecimento, incentivar que os clientes façam check in na sua página, utilizem sua #hashtag ou marquem seu perfil quando postarem fotografias do seu produto, etc.

4 - Agradeça o cliente

Lembre-se que a impressão que o cliente tem da sua marca vai se fortalecendo a cada experiência que ele tem com a empresa. Então depois que o cliente fez sua parte e te indicou de alguma forma, nada de abandoná-lo! Responda todas as avaliações, mesmo as negativas, interaja com a pessoa que marcou seu perfil, curta os check ins, enfim... mostre que você realmente dá valor.

Pequenas ações como essas auxiliam na fidelização do cliente, e aumentam as chances de transformá-lo em vendedores.

Caso precise de ajuda para melhorar sua visibilidade online, entre em contato com o Elefante Verde/Hubify! Somos uma franquia de marketing digital focada no micro e pequeno empresário e podemos te ajudar. Estamos presentes nas 3 maiores cidades do Paraná:

Curitiba: curitiba-pr.hubify.com.br Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou (41) 99740- 7051

Londrina: londrina-pr.hubify.com.br Rua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou (43) 99863-7485

Maringá: maringa-pr.hubify.com.br Rua Piratininga, 808 - Zona 01 | (44) 4141-5789

 

Clube Sebrae
Thaís Verdério
Thaís Verdério Seguir

Analista de Marketing na empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

Ler matéria completa
Indicados para você