O Caderno de Tendências 2018/2019 do SEBRAE/PR

Acompanhar e analisar tendências de mercado sempre foi uma prática típica de grandes corporações, seja por serem menos ágeis e flexíveis à mudança, ou mesmo por poderem financiar esses estudos. Ao mesmo tempo o mundo está mudando cada vez mais rapidamente, consumidores estão cada vez mais conscientes e em busca de novas soluções, novas tecnologias surgem em piscar de olhos e padrões bem definidos são extintos diariamente. Assim, faz-se extremamente necessário analisar as mudanças dos padrões de comportamento de consumo da sociedade, com objetivo de se antecipar e manter sua relevância no mercado.

Anualmente o SEBRAE/PR, por meio da Unidade de Gestão e Inovação de Produtos, lança um Caderno de Tendências, que oferece as informações de comportamento de consumo mais relevantes para os pequenos negócios. Na edição de 2018/19 são apresentadas 4 Macrotendências (que posteriormente se dividem em Microtendências), são elas:

1 - Sociedade e economia inteligentes

A transformação causada pela internet muda completamente a interação entre consumidores e organizações. A facilidade e agilidade de acesso à informação com as atuais tecnologias, faz com que a sociedade no geral seja mais consciente em relação ao que está consumindo, fomentando a ascensão de empresas mais transparentes e conscientes em seus processos. Esta tendência está ligada também ao crescimento de tecnologias como o bitcoin e o blockchain, que por conta de suas vantagens de rastreabilidade oferecem um sistema com arquitetura de descentralização da informação.
Também, as sociedades tendem à caminharem cada vez mais para cidades inteligentes, sabendo que os processos precisam ser cada vez mais funcionais, e tendo em vista que mais de 50% da população mundial é abrigada nas cidades.

Como podemos preparar nossos negócios para esses cenários?

2 - Os novos comportamentos de consumo

Com a facilidade de acesso à informação por meio de smartphones e redes móveis, consumidores se posicionam de forma mais crítica no processo de compra em relação aos valores e ações das marcas, se organizando em grupos que apoiam ou vão contra determinadas politicas aplicadas por algumas marcas. Cada vez mais a representatividade das marcas tem conquistado e fidelizado o público. O fato da marca usar as mesmas tecnologias para conhecer o seu consumidor e poder ofertar o melhor para seu cliente, faz com que o atendimento seja valorizado e demonstre empatia, fator crucial na fidelização de clientes.

Como os seus consumidores irão se comportar num futuro próximo?

3 - Gestão Para o Futuro

Com as mudanças nos comportamentos de consumo, várias novas possibilidades surgem para que os negócios possam inovar. O desenvolvimento humano, a finitude de recursos e a simplicidade são palavras em alta nesta macrotendência. A inserção do cliente no processo de criação, a preocupação com o ambiente interno de trabalho, a abertura para novas tecnologias, a busca pela sustentabilidade e o storytelling genuíno são ações que podem impactar no valor percebido pelo cliente e pelos colaboradores da empresa. Adicionalmente, estas ações chamam o público e mantém os olhares da empresa voltados para a inovação atraindo sempre novos clientes e dificilmente se tornando obsoleto.

Como a sua empresa tem buscado formas de se atualizar?

4 - Experiências reais

Atualmente um dos termos que mais são tidos nos meios de projetos é o “User Experience”, ou a “Experiência de Usuário”, que centra o processo em quem realmente vai utilizar do produto/serviço.
Imergir o cliente na experiência de compra, direcionar o marketing à quem tem interesse e trazer o cliente para o comando das ações de compra, são algumas das ações que superam as expectativas do público. A experiência da interação antes, durante e depois do processo de compra do produto/serviço é um foco que se mostra muito crucial dentro das organizações.
Basta analisarmos que os três pilares de gastos dos consumidores são serviços e produtos pautados em experiências, bem-estar e "auto aperfeiçoamento". Mas analisando "bem-estar" e "auto aperfeiçoamento" como parte da experiência, fica muito mais fácil entender a importância que este fator exerce sobre os consumidores.

Como é a interação do seu cliente com sua empresa?

O Caderno de Tendências:

Para conhecer melhor cada uma das tendências e conhecer as ferramentas do SEBRAE/PR para identificar nos negócios, clique aqui e conheça nosso Caderno de Tendências.

Mauricio Reck
Mauricio Reck Seguir