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Canal de YouTube: oportunidade para você criar modelo de negócios de sucesso

Canal de YouTube: oportunidade para você criar modelo de negócios de sucesso

Canal de YouTube é um modelo de negócios extremamente vencedor. Aqui neste post vou lhe demonstrar que este negócio pode ser baseado em produção de conteúdo e planejado para receitas de diversas formas. Além disso, o investimento dentro deste negócio é bastante maleável e não define o sucesso de seu plano de negócios. Qual o segredo então? Siga até o final deste texto que você terá insights incríveis e aprenderá a montar seu modelo de negócios para um canal de YouTube lucrativo.

Como produzir canal de YouTube?

Primeiro você precisa definir aquilo que é necessário em qualquer plano de negócios.

• Segmento;

• Perfil de cliente ou clientes;

• Propósito de seu canal de YouTube;

• Calendário de ações para implementação do negócio;

• Estrutura para a produção de conteúdo;

• Informações sobre o comportamento e necessidades do cliente ou clientes.

Até agora, você encontrou alguma diferença entre este plano de ação e um plano que contemple a organização de um negócio físico? Acredito que não. Assim como qualquer outro investimento, você precisa também encarar a produção de um canal de YouTube como um negócio desde sua concepção. Aliás, isso faz a diferença sobre o sucesso ou o fracasse de qualquer negócio.

Vamos manter o foco.

A produção de um canal dentro do YouTube pode ser encarada como uma aventura? Depende de quem está fazendo isso. Obviamente, o YouTube está cheio de aventureiros, independente se o conteúdo esteja focado para entretenimento, informação ou aprendizado. No entanto, mesmo que você identifique inúmeras pessoas produzindo conteúdo ao qual você imagina ser sua especialidade, sempre haverá pessoas carentes de seu conteúdo, afinal de contas, você ou os seus produtores de conteúdo também podem estabelecer interesse devido ao ponto de vista que a produção traz.

Portanto, quebre essa objeção em sua cabeça. Pense no bem maior que você pode entregar para o perfil de internauta que você almeja atingir. O que é? Produção de conteúdo de alto grau de qualidade.

Principal produto do canal é a produção de conteúdo

A produção de conteúdo é o segredo do sucesso. Isso porque é a produção de conteúdo que traz valor inestimável para o seu canal e cria conexões lucrativas de forma direta e indiretamente.


Fazer conteúdo de qualidade implica em dedicação, disciplina, planejamento, compromisso e motivação para aprender, incansavelmente, sobre sua atividade. Portanto, o conteúdo é o ouro para as audiências que mineram vídeos todos os dias em busca de seus interesses, necessidades, desejos e informações. Use inteligência na produção de conteúdo para produzir canal de YouTube.


Se criarmos uma comparação sobre qualquer outro modelo de negócios, compreendendo as exigências universais que estruturam empresas, entenderemos que a aplicação de estratégias de empreendedorismo estão presentes nas produções de canais de YouTube. As empresas produtoras de conteúdo para canais de YouTube que prosperam são exatamente aquelas que replicam modelos de negócios empregados em negócios físicos.

A diferença é somente aquilo que você oferece ao público. Enquanto o modelo tradicional implica em comercializar um produto ou serviço prestado, o produtor de conteúdo oferece ao público o conteúdo em si. E isso é aplicado em diferentes tipos de relacionamentos. Desde o conteúdo gratuito até o conteúdo vendido. E são lucrativos de diferentes aspectos, porém, com margens de retorno sobre o investimento que muitas vezes surpreendem os donos dos negócios.

Porta dos Fundos não é a referência de sucesso para canal de YouTube

Diante a perspectiva que o Porta dos Fundos é sucesso dentro do YouTube, faz o produtor de conteúdo ou o investidor ter a impressão de que só tem sucesso diante os números conquistados pela produção de conteúdo do Porta dos Fundos. Esta perspectiva é errada e pode, inclusive, frustrar produtores ou investidores que trariam mais riqueza ao internauta que vive insatisfeito e motivado para se surpreender com conteúdo de sua preferência.

Eu entendo que você deve se surpreender quando lê uma afirmação como esta. Porém, devo reforçar que o canal de projeção mundial Porta dos Fundos, um dos primeiros canais de YouTube a ter ações vendidas na Bolsa de Valores, não é parâmetro para o empreendedor.

Sucesso é o canal de YouTube Pipocando. Um canal produzido como um modelo de negócios que planejou desde o merchandising dentro de seu cenário até as ações off channel como a transmissão do Oscar via streaming dos protagonistas do Pipocando dentro do canal TNT.

Estima-se que a movimentação financeira sobre canais de YouTube com menos de 1 milhão de inscritos chega a 15 bilhões só no Brasil. O que isso significa? Não é necessário ter um canal gigante para construir uma fortuna gigante.

O canal de YouTube Galinha Pintadinha, segundo pequena pesquisa fazendo um cálculo médio do valor por CPM a cada 1 milhão de visualizações, demonstra que este canal chega a arrecadar até 3 milhões de dólares por ano. No entanto, estamos falando de um canal produzido por anos.

Outro exemplo de produtor de conteúdo que transformou sua atividade profissional em produção de conteúdo para canal de YouTube é Peter Jordan.

Peter é produtor de conteúdo dos canais Ei Nerd, Peter aqui e Eu e a Patroa. Diferentes conteúdos que criam sinergia entre si e trazem interesse para todos os perfis domésticos de uma família. Peter evita falar de forma chula e traz para si diferentes internautas que também se interessam por conteúdo que ele acaba demonstrando ser especialista, ou seja, cultura geek.

Não é necessário ter o tamanho do Porta dos Fundos para construir um negócio incrível. Gamers que fazem stream de gameplay usando as ferramentas tradicionais de qualquer modelo de negócios, tal como calendário, responsabilidade de conteúdo, estratégia de engajamento, conteúdo de relevância para a audiência e periodicidade de postagens, com menos de 100 mil inscritos, pode arrecadar no mês até 10 mil reais. A renda de um micronegócio de sucesso que pode dar independência e autonomia financeira para o microempreendedor.

Qualquer tema é interessante para canal de YouTube

Não é só entretenimento que interessa para a audiência do YouTube. Temas relativamente densos como política, sociedade, sociologia, economia financeira, tudo isso e muito mais pode ser de interesse do internauta que gosta de informação e aprendizado.

O canal Ideias Radicais, hoje com quase 500 mil inscritos, foi uma aposta empreendedora que só vingou por conta da aplicação de um modelo de negócios que fosse semelhante como qualquer outro. Destaco este canal porque ele não tem uma produção de conteúdo que contemple o grande interesse do internauta, mas converge sobre um perfil de internauta que quer consumir este tipo de conteúdo. 

Exemplos como o do produtor de conteúdo Raphael Lima estão em evidência para os investidores que estiverem interessados em montar um canal de YouTube com planejamento de negócios e caminho para receitas e lucro.

No entanto, como construir este modelo de negócios que preveja investimentos e lucratividade em uma linha temporal?

Modelo de Negócios para canal de YouTube

Demonstro aqui, através de um exemplo, como você pode montar seu modelo de negócios com a produção de conteúdo que deseja. Vale lembrar que seu canal não é para, à princípio, buscar popularidade, mas uma construção de resultados, inclusive, estabelecendo receitas de monetização pela ferramenta de comissionamento de produtores de conteúdo do Google, ou seja, o Adsense, além de outras oportunidades de receita fora deste natural processo de resultados.

1) Descreva a oportunidade

2) Descreva os pontos fortes e pontos fracos relativos a esta oportunidade

3) Descreva as ameaças relativas à oportunidade

4) Descreva como sua produção de conteúdo interage com a oportunidade

5) Descreva o mínimo necessário de investimento e estrutura para você interagir com a oportunidade

6) Descreva as facilidades de se produzir o conteúdo que imagina ser relevante aproveitando a oportunidade

7) Descreva as dificuldades de se produzir o conteúdo relativo a sua interação com a oportunidade

8) Descreva um plano de ação para gerar conteúdo por um tempo pré-estabelecido

9) Descreva um modelo de monetização que você acha possível adequando sua produção de conteúdo com a oportunidade

10) Estabeleça prazos para se aferir todas as informações que entende ser relevantes para validar a ideia da produção de conteúdo

11) Crie uma identidade visual para o seu canal de YouTube

12) Crie um calendário de veiculação da produção de conteúdo

13) Crie redes sociais que serão relevantes para divulgar o canal de YouTube

14) Crie uma comunidade em que você tenha total autonomia sobre os dados e as informações relativas aos membros desta comunidade

15) Crie um midia kit para contemplar receita a partir de sua produção de conteúdo

16) Crie relacionamento com os fornecedores, caso seja o seu caso

17) Faça os ajustes levando em consideração os comentários das pessoas que acessam a produção de conteúdo de seu canal de YouTube

Com esse roteiro, você consegue estabelecer um caminho para a construção de seu canal de YouTube tal como deve ser através de um modelo de negócios. Resta saber se você terá a perspicácia de construir esta trajetória sem desistir, tal como qualquer empreendedor precisa passar no universo do seu próprio negócio.

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Rafael Cardoso
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Um cidadão que deixou de ser passivo para trazer luz e ambiente à discussão social e político.

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