Capital de giro do BNDES – O programa Micro e Pequena Empresa Aprendiz

O programa MPE Aprendiz foi criado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar capital de giro e incentivar a manutenção de empregos.

A demanda pela modalidade é um pedido antigo das micro e pequenas empresas, que sempre tiveram dificuldades em obter este tipo de financiamento na rede bancária tradicional.

Na visão do presidente do Sebrae, Guilherme Afif Dimingos, as taxas de capital de giro nos bancos são muito altas. “O custo do giro para as MPEs é proibitivo. Quem não tem garantias reais não consegue o empréstimo”, afirmou.

Quem pode obter o financiamento?

Pessoas jurídicas da indústria, comércio e prestação de serviços, estabelecidas no estado do Paraná, com um mínimo de 24 meses de operação, e cuja Receita Operacional Bruta (ROB) anual ou anualizada - ou do Grupo Econômico a que pertença -, seja de até R$ 3,6 milhões (três milhões e seiscentos mil reais).

Podem ser sociedades limitadas, Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (EIRELI) inscritas no Registro Público de Empresas Mercantis (RPEM) e empresários individuais inscritos no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e no RPEM.

Quais são os valores e os prazos máximos de financiamento?

O limite mínimo proposto por operação é de R$ 20.000,01 (vinte mil reais e um centavo) e o máximo de até R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) devendo ser considerado ainda o limite máximo de 20% do valor da ROB da empresa ou grupo econômico.

Os valores financiáveis dependem do valor do investimento e da capacidade de pagamento da empresa. O prazo máximo da operação é até 36 meses, com possibilidade de incluir carência, de 3 (três) ou 6 (seis) meses.

Onde obter financiamento?

No Paraná, o agente financeiro credenciado pelo BNDES para operacionalizar a linha é a Fomento Paraná.

Mais informações no site do BNDES.

Fomento Paraná
Fomento Paraná Seguir