Case de sucesso: como os vídeos ajudaram o restaurante Compotta a se posicionar

Apesar de ser uma profissão que atrai muitas pessoas por ser recheada de glamour, o caminho de quem inicia a carreira na área da gastronomia normalmente costuma ser dos mais difíceis. No caso da chef Fernanda Perroni, responsável pela cozinha do restaurante Compotta, a história não foi diferente.

Desde que iniciou a carreira ela sempre se esforçou muito, abrindo mão de dezenas de pontos em sua vida pessoal para evoluir na profissão. Com muito sacrifício e dedicação ela conseguiu essa evolução. Anos antes de se dedicar ao público exigente do Compotta, foi no seu primeiro empreendimento, o Dona Fer, que ela pôde adquirir uma fundamental experiência não só na confecção dos pratos, mas também na gestão de uma empresa alimentícia. Mesmo porque não é só de comida boa que se faz um restaurante.

Essa primeira experiência foi a grande responsável por consolidar o nome dela entre os profissionais da gastronomia. A partir daí ela já tinha decidido: queria levar seu trabalho para um próximo nível e atender um público mais exigente. Com a ideia na cabeça ela seguiu a trajetória com toda a parte burocrática do negócio: ponto comercial, projeto, alvará, arquitetos, nome, marca, marketing, entre tantos outros que envolvem a operação deste tipo de negócio.

Com tudo pronto surgiu a demanda de uma inauguração que pudesse transmitir todos os atributos que esta nova marca – o Compotta – e este novo estabelecimento carregavam. Como então encher a casa com pessoas chave neste primeiro dia? Oferecendo uma bela festa, com comida boa e bebidas de qualidade – tudo na faixa, claro. Uma boa estratégia, certo?

Errado. Formadores de opinião que se relacionam com o cenário da gastronomia não são assim as pessoas mais fáceis de convencer a comparecer em um evento. Mesmo que este seja no famoso molde do “boca livre”. Foi então que a Garden Marketing Digital, agência responsável pela presença online do restaurante entrou em ação. Que tal então produzir um vídeo convite para ser enviado a estas pessoas, e posteriormente outro mostrando como foi a inauguração?

Parecia uma boa ideia, e foi justamente o que foi feito. Em um primeiro momento as pessoas receberam em suas caixas de email uma mensagem que continha o convite, e o link para a visualização. Acreditem ou não, mas a mensagem teve mais de 90% de taxa de abertura, um índice quase surreal para campanhas de email – mesmo quando o conteúdo oferece algum benefício gratuito como era o caso.

No fim das contas o resultado foi absolutamente incrível, com um retorno de posicionamento de marca que dificilmente seria alcançado com um investimento deste porte. Isso porque a maioria dos convidados impactados com a ação acabou compartilhando o conteúdo com sua rede, potencializando muito mais o alcance da iniciativa.

Confira abaixo o vídeo convite para a inauguração do restaurante Compotta Comida Casual!

Histórias de sucesso tem o dom de nos inspirar a buscar formas de atingir os objetivos que traçamos para os nossos projetos. Tenho certeza que, assim como eu descobri esse caso incrível do restaurante Compotta, você também deve conhecer iniciativas bem sucedidas que merecem ser compartilhadas para que outros empreendedores também conheçam e se inspirem. Conte histórias aqui no Clube e ajude mais pessoas a se inspirarem para criarem também os seus projetos. Faça o seu cadastro, e participe com a gente!

Marcus Pereira
Marcus Pereira Seguir