[ editar artigo]

Cenários e Estratégias

Cenários e Estratégias

O grande desafio de gestores é como promover mudanças na operação das suas empresas em momentos de transição. A compreensão de que o tempo em que nos encontramos determina a estratégia a ser utilizada, exige de cada gestor a disposição em decidir em se arriscar com novas maneiras de ação para que novos resultados sejam alcançados.

Em momento como estes, corremos o risco de interpretar o cenário atual a partir de uma experiencia anterior. Sem dúvidas a experiencia é fundamental para o bom desempenho profissional de um gestor, porém, em alguns momentos, ela pode se tornar um fator de comprometimento futuro. Quando interpretamos o presente a partir de uma experiencia anterior, nos esquecemos que estamos em um momento diferente, mesmo que aparentemente apresente similaridades. Por isso é necessário uma nova postura devido as novas complexidades do mercado. Se nossa ação é apenas uma reprodução de uma ação bem sucedida anteriormente podemos perder uma fatia do mercado a curto e médio prazo, comprometendo assim a sustentabilidade da empresa a longo prazo. Danah Zohar afirma que em momentos de mudança é preciso um nível de percepção mais elevado, que rompe com as estruturas atuais que condicionam nossa maneira de pensar e nos levam a criar novas formas e sistemas.

Nestas ocasiões descobrimos que reproduzir ações do passado em um momento presente nos torna inadequados para o futuro. Alguns gestores estão tão envolvidos com a buscar por soluções de problemas devido as demandas do presente que consomem recursos e diminuem lucratividade, que acabam não tendo disponibilidade para trabalhar o pilar de sustentação de sua empresa, que é a consolidação da identidade corporativa e sua visão de futuro. Mudanças operacionais sempre serão necessárias porque a história é dinâmica e quando a empresa não possui uma estrutura funcional sólida e flexível ela se torna frágil pela rigidez de sua cultura organizacional.

É neste momento que o gestor que possui uma visão ampla de futuro e uma capacidade de interpretar os cenários a partir de sua complexidade e interdependência têm um papel fundamental na construção do futuro da organização, pois ele precisará deixar ações convencionais para arriscar em ações mais arrojadas porém cada vez mais alinhadas com o pilar fundamental que sustenta a organização. O mundo empresarial está a procura de líderes para o futuro. E o futuro está aguardando as empresas que estejam prontas a serem estabelecidas sobre um novo modelo organizacional e funcional.

 

Clube Sebrae
Marcelo Souza
Marcelo Souza Seguir

Especialista em desenvolvimento integral sistêmico é Mindset Builder, Mentor e Business Advisor contribuindo com sua metodologia com o crescimento econômico de empresas e com o desenvolvimento de cidades e regiões.

Ler matéria completa
Indicados para você