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Cinco maneiras de dizer não sem peso na consciência

Cinco maneiras de dizer não sem peso na consciência

Uma das maiores dificuldades que podemos encontrar no ambiente de trabalho é a hora de dizer não. Se você for um chefe ou responsável por um setor, a dificuldade surge ao ter que lidar com o pedido de algum funcionário destaque ou que realmente só aparece em caso de necessidade.

Contudo, se você for o funcionário, o medo de dar uma resposta negativa vem por temer perder o cargo. Ainda assim, em diversos momentos e oportunidades, é preciso dizer não! Mas como fazer isso sem parecer mal-educado, não engajado ou, até mesmo, ultrajante? É possível! E vamos explicar como fazer. Siga na leitura e confira!

Por que é importante dizer não?

A primeira coisa a esclarecer aqui é que não estamos influenciando a "jogar para cima" as decisões e atribuições que lhe forem conferidas no ambiente de trabalho. Seja você um chefe ou colaborador, existem situações onde dizer não é impossível. Mas também há momentos em que é mais do que necessário dar uma resposta negativa.

Por exemplo: você, como funcionário aplicado que é, está desenvolvendo suas tarefas quando seu chefe solicita uma demanda ainda maior. Se isso for atrapalhar os trabalhos anteriores, é preciso dizer que no momento não há como aceitar a nova tarefa. Isso pode parecer uma postura inadequada, visto que você foi contratado para realizar aqueles trabalhos.

No entanto, vale a pena acumular funções que não conseguirá dar conta? Claro que não. O segredo está em como falar, qual postura adotar. Falaremos mais sobre isso mais a frente.

Outra situação onde dizer não é importante aparece quando você se sente mais à vontade produzindo sozinho. Um colega se oferece para ajudar e você fica com medo de negar e parecer arrogante. É um momento delicado e qualquer movimento em falso pode estragar um relacionamento no ambiente de trabalho.

Mas por que se deve dizer não?

No trabalho é comum buscarmos agradar ou sermos vistos como bons chefes/funcionários. Para isso, o sim acaba se tornando um caminho fácil. Mas ele pode ser sua maior armadilha. Não dá para pensar sempre nos outros. É preciso enxergar que a primeira pessoa que você deve fazer bem é a si mesmo.

Não busque complicar ou dificultar suas atribuições apenas para "mostrar serviço" ao seu chefe ou não seja liberal ao extremo com seus funcionários apenas para fugir do estereotipo de chefe durão. Há o momento para dizer sim e há o momento para dizer não.

Como dizer não no trabalho?

Para aprender a dizer não é preciso avaliar as situações, ponderar as consequências e ver se há razão para essa determinada resposta. A depender a forma como a negativa é dada você pode parecer não engajado com o seu trabalho ou até mesmo arrogante. Para evitar que isso aconteça, separamos cinco formas de dar uma resposta negativa no ambiente de trabalho sem ficar com peso na consciência:

1 - Cuidado com o tom

Um dos maiores problemas em dizer não é a forma como é falado. O tom de voz e sua postura no momento da resposta vão refletir imediatamente na consequência gerada à pessoa a qual a negativa foi dada. Se você falar com grosseria, certamente causará mágoas. Em caso de funcionário para chefe, o desentendimento pode custar seu emprego. O ideal é ser sereno, direto e explicar o porque da resposta negativa.

2 - Avalie a situação

Se você está cheio de tarefas para fazer e vê que aceitar nova demanda vai atrapalhar, essa é uma situação para dizer não. É preciso ver as prioridades e refletir a respeito do momento. Isso vale para qualquer que seja a sua posição dentro da empresa. Se dizer não for a resposta ideal, assim faça. Não tenha medo de criar um desconforto, pois se tudo for bem feito, não há motivo para brigas, confusões ou desentendimentos.

3 - Não enrole

O perigo da enrolação pode tornar a situação ainda mais embaraçosa. Seja direto e sincero. Não dê voltas ou tente se explicar demais. Deixe claro o porquê de estar dizendo não. Faça isso de maneira que a pessoa não tenha dúvidas a respeito da sua resposta. Enrolar só piora as coisas.

4 - Faça o melhor para si mesmo

A resposta negativa tem que sempre ser o melhor para você. Não adianta dizer sim apenas para agradar outras pessoas. Diga não se isso for te ajudar ou não atrapalhar nas tarefas. Jamais seja agressivo. Busque deixar o momento o mais confortável possível. Mas não se apoie na negativa para deixar de trabalhar ou dar espaço à preguiça. Seja verdadeiro na sua resposta e isso facilitará as coisas.

5 - Enxergue flexibilidades

Há situações onde a melhor forma de dizer não é apresentar a solução. Se você não puder, negocie com a pessoa. Veja se há como fazer com um prazo maior, sem interferir no que está sendo realizado agora. Ou então busque outro colega que possa fazer para você. Tudo é possível de ser negociado. O diálogo é a palavra-chave para resolver situações que parecem ser complicadas.

Estar em um ambiente de trabalho, muitas vezes, nos coloca em situações onde dizer não é necessário. Deixar de dar resposta negativa pode te colocar em situações desesperadoras, como acúmulo de funções e tarefas, desânimo com seu próprio trabalho e até mesmo descrédito por não conseguir realizar o que foi proposto.

Dizer não é uma resposta que passa a ser positiva para tornar a sua realidade de trabalho mais confortável. Pense que não é apenas você que precisa fazer isso, mas praticamente todo mundo já teve que lidar com um momento em que dizer não era necessário. Se você tem dificuldades, treine, se aperfeiçoe para perder o medo.

Comece praticando com pessoas mais próximas. Aos poucos, você entenderá a importância de saber dizer não no trabalho.

Seguindo as dicas acima você estará pronto para sempre que precisar dizer não. Lembre-se que isso deve acontecer quando for o momento ideal e não utilizado como desculpa para deixar de trabalhar com eficiência.

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Heider do Nascimento Mota
Heider do Nascimento Mota Seguir

Jornalista em formação, redator desde 2015. Um jovem em constante aprendizado que usa as palavras para passar suas mensagens.

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