[ editar artigo]

Cinco motivos para vender no Mercado Livre

Cinco motivos para vender no Mercado Livre

A internet transformou completamente a forma como as pessoas e empresas se relacionam, e ampliou as oportunidades de construir e, até mesmo, salvar negócios da falência. É fato, que o consumidor está preferindo a praticidade do online, mesmo não podendo sentir o produto nas mãos, antes de comprar.

Negar isto pode ser um grande suicídio comercial, por isso resolvemos trazer uma alternativa para que você comece a vender na internet como um especialista, mesmo que você nunca tenha vendido nada. Duvida? Então continue lendo!

Provavelmente você já comprou ou, ao menos, ouviu falar sobre o Mercado Livre, mas caso não tenha ouvido fique tranquilo que explicaremos daqui a pouquinho. O que talvez você ainda não saiba é que, qualquer pessoa pode vender lá também, bem ao lado dos grandes varejistas da internet. Como Submarino, Casas Bahia e outros. Sim, eles vendem lá também. Você não sabia?

Se você está buscando uma forma segura e profissional de colocar seus produtos na internet ou deseja aumentar suas vendas, porém continua evitando em, ao menos, testar esta plataforma, então, prepare-se! Vamos mostrar cinco motivos para fazer crer que você, na verdade, está perdendo inúmeras chances de ganhar dinheiro. Vamos lá?

Antes de vender, você precisa saber o que é o Mercado Livre!

Ao contrário do que muitas pessoas acham, o Mercado Livre não é simplesmente um site vendas, ele é uma empresa de tecnologia que se preocupa com todas as etapas do processo de compra.

Seu principal objetivo é oferecer um sistema simples e robusto para que vendedores e clientes consigam comprar, pagar, vender, enviar, anunciar e gerenciar seus produtos na internet de maneira segura.

Ele foi criado em 1999, na Argentina, e atualmente, já opera em 18 países. Hoje ele é o maior Marketplace da América Latina, e possui mais de 60 milhões de anúncios de produtos publicados.

Só para você ter uma noção do poder que esse gigante tem no comércio eletrônico nacional, mais de 30 Milhões, de todos os usuários do Mercado Livre são brasileiros.

E o que é um Marketplace?

Bom, pense em um Shopping Center! Cada loja é alugada por uma marca particular que busca expor os seus produtos e serviços neste espaço, certo?

Mesmo os alugueis sendo caros, ainda sim compensa muito estas lojas estarem presentes dentro dos shoppings, pois a quantidades de pessoas que vão, propensas a gastar dinheiro, é muito grande. Sem contar que a propaganda fica por conta do espaço, a loja tem apenas o trabalho de vender.

Marketplace é basicamente a mesma coisa! Ele é um grande site que disponibiliza recursos e a sua base de clientes para que outros vendedores possam expor seus produtos e iniciar seu negócio de maneira rápida e com baixo investimento.

Geralmente este espaço é cobrado em forma de comissão sobre as vendas realizadas, como é o caso do mercado Livre. Existem diversos tipos de Makertplace, os mais conhecidos são os fazem transações do tipo (B2B), entre empresas, e (B2C), entre empresa e consumidores finais.

Cinco motivos para você começar a cadastrar seus produtos ainda hoje

1. É uma verdadeira escola de vendas online

Se há um lugar perfeito para você começar a desbravar este universo de vendas online, este lugar é dentro do Mercado Livre. Ele dispõe de todas as ferramentas necessárias para que você, não só comece a vender, mas ganhe escala em seu negócio.

Além do mais, ele também te oferece uma maneira segura de empreender, sem que você precise fazer grandes investimentos. Desta maneira você conseguirá ter margem para erros e conseguirá aprender da melhor maneira que existe. Na prática!

É comum encontrar grandes empresas e vendedores do varejo online que nasceram no Mercado livre. Um exemplo é a marca Quality SP Ednilson Brandão.

2. Ele tem um tráfego absurdo de potenciais clientes esperando pelo seu produto

A taxa que você paga nas vendas de seus produtos, são também usadas para investir em campanhas de publicidade na internet, rádio e Televisão. Deste modo o Mercado Livre consegue garantir uma enorme quantidade de visitas de potenciais clientes em seus anúncios.

Segundo dados do próprio site, ele registra cerca de 6.000 buscas e nove vendas por segundo. Em um minuto são realizadas 540 vendas. Nem precisa falar muita coisa, né!

3. Ele dá todos os recursos que precisa e você só paga quando vender

O Mercado Livre tem um ecossistema completo que garante todo o processo de compra necessário para um comércio eletrônico. Se você fosse abrir uma loja virtual própria, teria que contratar diversas ferramentas adicionais para suprir cada uma das funções que precisaria.

A plataforma já possui tudo integrado, veja só:

  • Mercado Pago – É o intermediador de pagamento que assegurará a compra e o seu recebimento;
  • Mercado ADS – É o programa de anúncios, caso você deseje investir para aumentar ainda mais suas vendas;
  • Mercado Shops –É a plataforma de Loja virtual, com a tecnologia do Mercado Livre;
  • Mercado Envios – Sistema que gera etiquetas de postagens pré-pagas e permite acompanhar o Rastreamento dos pedidos;
  • Mercado Backoffcie – Plataforma que permite gerar notas Fiscais gratuitamente;
  • Mercado Livre Ideias – É o blog onde eles disponibilizam conteúdos e insigths sobre produtos e seguimentos;
  • Central dos Vendedores – Ambiente específico para treinar e atualizar os vendedores.

4. Garantia de compra e venda segura

Como deu para notar acima, eles pensaram em praticamente tudo. O Mercado Pago e o Mercado Envios juntos, já eliminam a grande maioria das preocupações que você teria em relação à segurança quanto ao recebimento e a entrega de um produto.

Têm pessoas que conheceram esta plataforma na época em que ela ainda era apenas um site de leilão e acabaram ficando traumatizadas.

Naquele tempo, o Mercado Livre estava amadurecendo e o comércio eletrônico como um todo também. Mas hoje podemos dizer e ver o quanto a plataforma se profissionalizou, prova disso são os resultados que vimos até agora e que ainda veremos a seguir!

5. Capacidade de expansão em um curto espaço de tempo

De acordo com o Mercado Livre, 111 mil vendedores vivem exclusivamente de sua renda, proveniente da plataforma. Este dado mostra o potencial que o site tem de alavancar negócios e transformar sonhos.

Aplicando as estratégias corretas, como as que lhe darei no próximo item, você poderá ter um crescimento exponencial em poucos meses.

Com todas essas vantagens, é de se imaginar que você esteja pensando como fazer para colocar seus produtos lá! Sobre isso que iremos comentar abaixo.

Como faço para vender no Mercado Livre?

Para tirar proveito de todas essas vantagens da plataforma, você precisa dar o ponta pé inicial e investir tempo para estudar todas os recursos que o site te oferece. Os vendedores que atingem o sucesso são os que dominam as ferramentas e as regras!

Para te ajudar a iniciar com o pé direito, fizemos um pequeno check-list dos passos básicos que você precisa dar para começar a vender:

Primeiro você precisa efetuar o seu cadastro. Veja se deseja começar como pessoas Física ou Jurídica;

  • Lembre-se que é um perfil profissional, então complete todos dados com paciência e qualidade;
  • Não ignore as regras do site. Acredite, elas são importantes. Então, dê uma lida!
  • Faça uma lista dos produtos em que você é competitivo e considere as taxas para anunciá-los;
  • Observe o que os grandes vendedores estão fazendo e anote ideias que forem relevantes;
  • Crie seus anúncios, mas siga estas dicas (Crie boas descrições, mas não copie / Tire fotos de qualidade, de preferência com fundo branco / Crie vídeos, se possível / Cadastre seus anúncios na categoria correta / Cadastre muitos produtos);
  • Continue estudando sempre.

Agora que você se convenceu desta poderosa máquina de vendas, dependerá de você, tomar a iniciativa em fazer parte destas estatísticas de sucesso.

Não perca mais tempo, coloque em prática todas as dicas acima, experimente o site, mas não deixe de se aperfeiçoar. Continue navegando pelo Clube Sebrae para ler outros artigos.

Clube Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você