[editar artigo]

Com gerar oportunidades de negócios através do Facebook

Estar no Facebook deixou de ser uma simples opção para divulgar uma marca, e passou a ser uma primeira alternativa para muitos empreendedores.

São mais de 92 milhões de brasileiros acessando a rede social por mês. Isso equivale a praticamente 45% da população do país. Se você possui um negócio próprio, saiba que existem inúmeras oportunidades para sua empresa dentro desta incrível plataforma social. Neste artigo, vou enumerar 5 oportunidades para que você desfrute ao máximo o que o Facebook pode oferecer para sua empresa.

1. Página vs. perfil

O passo inicial para qualquer empresa que começa a se aventurar no Facebook é criar uma Página. Perfis são para pessoas, empresas usam páginas. Além de ser uma exigência do próprio facebook, as páginas possuem vantagens em relação aos perfis, como por exemplo a possibilidade de se criar anúncios para aumentar a divulgação, utilização de aplicativos sociais para melhorar a interação, relatórios de métricas e muito mais. Crie uma página para sua empresa e usufrua ao máximo do que o Facebook pode oferecer.

2. Tenha um visual profissional

A partir da página criada, capriche no visual. O facebook não cobra pela ferramenta, mas nem por isso você deve deixar de ser profissional. A experiência  que sua empresa transmite ao público deve ser a melhor possível, e não é novidade pra ninguém que na internet o visual é fundamental.

Insira em sua página boas imagens nos espaços que a ferramenta oferece. Utilize sua marca como foto de perfil e uma imagem de qualidade na capa. Isso passará ao público a sensação de que se trata de uma empresa preocupada com a experiência de seus visitantes

3. Conteúdo relevante é a chave para se tornar uma autoridade

Conteúdo relevante é o que tornará sua página mais atraente para o público. Podemos considerar conteúdo como tudo aquilo que tem a função de passar alguma informação que relacionada a sua empresa e seu público.

Imagens, vídeos, dicas em formato de textos e conteúdos relacionados a produtos são formatos interessantes para atrair e se relacionar com as pessoas que buscam em sua página um meio para se conectar com sua empresa. Ofereça informações úteis, assim, na medida em que sua rede de fãs for aumentando, sua marca passará a ser reconhecida como uma relevante fonte de conteúdos.

Tornam-se uma autoridade as marcas que conseguem desenvolver com eficiência um bom relacionamento com sua audiência através da informação. Ofereça conteúdo e ganhe relevância dentro da maior rede social do mundo.

4. Facebook Ads e a segmentação

O custo para começar a utilizar o Facebook é zero, todavia, para ter um aumento considerável de audiência num curto espaço de tempo é preciso investir algum recurso financeiro. O facebook possui uma ferramenta chamada Facebook ads. Trata-se de um sistema de publicidade paga, em que o anunciante consegue aumentar o alcance de suas publicações e aumento de seus fãs investindo uma quantia definida por ele mesmo.

O Facebook ads apesar de custar alguns reais, pode gerar muitas oportunidades de negócios e contatos qualificados através da rede social. O segredo basicamente gira em torno da segmentação de público que o anunciante realiza ao criar suas campanhas.

Em resumo, através do Facebook ads uma empresa consegue criar anúncios pagando relativamente pouco, atuando diretamente no nicho que atende e consequentemente gerando boas oportunidades de negócios.

5- Facebook gera oportunidades, sua empresa vende

É comum algumas pessoas relatarem que obtiveram qualquer resultado em vendas através do Facebook. Existem dois aspectos comuns a serem avaliados em casos deste tipo: a dificuldade em encontrar público para o nicho de mercado - o que tem sido cada vez mais raro tamanha a abrangência de tipos de perfis que utilizam o facebook – e falta de conhecimento por parte do empresário em entender de fato até onde o Facebook pode ajudar sua empresa.

É fundamental para qualquer empresário entender que Facebook não vende, ele gera oportunidades. Em outras palavras, ele pode ajudar a partir da divulgação dos seus conteúdos e no potencial de seus anúncios a atrair pessoas que possuem interesse naquilo que sua empresa vende, contudo, a parte comercial continua dependendo da capacidade da empresa que opera o trabalho.

Uma dica importante para quem deseja começar uma estratégia comercial através do Facebook: comece as conversas pela rede social, mas se esforce para tirar as pessoas dela.

Ofereça conteúdos que instigue as pessoas a comentarem sobre preços e expressarem seus desejos em obter mais informação sobre aquilo. Chame as pessoas para conversas privadas, assim, você desenvolve relacionamento e aumenta as chances de negociar individualmente com cada um que lhe procura para obter mais informações.

O facebook pode te ajudar a aumentar suas vendas e ampliar sua clientela. Vá em frente e coloque essas dicas em prática!

Felipe Orsoli
Felipe Orsoli Seguir

Planner Digital - Felipe Orsoli

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar
Indicados para você