[ editar artigo]

Combata os ladrões de tempo e aumente a produtividade do seu time

Combata os ladrões de tempo e aumente a produtividade do seu time

Você sabe gerir o seu tempo? Sabe priorizar tarefas? O tempo é um recurso valioso e que não pode ser desperdiçado. Saber controlá-lo pode fazer a diferença para o crescimento da sua empresa e, também, da sua equipe. A boa gestão do tempo é imprescindível para conquistar bons resultados. Neste post, listamos as melhores dicas para você aprender a gerenciar esse recurso e aumentar ainda mais a produtividade. Venha conferir!

Ladrões do tempo: o que são?

Você sabe o que tira o seu foco? Toda vez que você começa a fazer uma tarefa, resolve mexer no seu celular e fica um tempão replicando mensagens? E em vez de responder aquele e-mail urgente, vai dar uma espiada nas redes sociais? Distrações com as redes sociais, preocupações, falta de planejamento são ações que, se não controladas, atrapalham muito a rotina pessoal e profissional. Ladrões do tempo roubam o seu foco e retiram a sua atenção da tarefa principal. Não é à toa que uma demanda simples pode demorar horas, se você não souber como administrar o seu dia a dia.

Já parou para pensar em quanto tempo você perde com aplicativos nos celulares, redes sociais, conversas paralelas? Com “tudo” o que faz você perder o foco e ainda gastar energia desnecessária? Que tal aprender a se direcionar ao que realmente importa e aumentar a sua produtividade?

Como combater os ladrões do tempo?

O dia tem 24 horas e saber aproveitá-las fará a diferença para você conquistar bons resultados. Que tal começar listando quem são os seus ladrões de tempo? Geralmente, são estes:

  • Redes sociais;
  • Aplicativos no celular;
  • Conversas desnecessárias;
  • Reuniões excessivas;
  • Notificações em programas de bate papo;
  • E-mail.

Dicas para se organizar

No seu dia a dia, identifique tudo o que rouba a sua atenção. Faça uma lista e depois anote ao lado o que você pode fazer para mudar a situação e se tornar mais produtivo. Lembre-se de que o foco deve ser a solução do problema.

Defina quando checar as suas redes sociais. Pode ser na hora do almoço e antes de dormir, por exemplo. Ou quando estiver mais “tranquilo” no trabalho. Além disso, programe o seu celular para receber apenas notificações que sejam importantes e evite ficar olhando o aparelho a cada cinco minutos. Gaste energia com que é necessário!

Estabeleça horários para olhar seus e-mails, aprenda a delegar tarefas e tente programar reuniões que sejam objetivas. O passo principal para combater os ladrões do tempo é estabelecer prioridades no seu dia e cumprir o que está planejado. Concentre-se nisso.

Quando estiver muito cansado, levante e tome um café. Converse um pouco e descanse a mente. Mas, saiba definir prioridades no seu cotidiano. A empresa pode oferecer meios de comunicação entre os funcionários para estimular um ambiente tranquilo, também.

Atitudes que merecem atenção

Cuidado com a preocupação excessiva, pois ela faz você perder tempo e energia. Não adianta tentar fazer uma tarefa com a mente no futuro ou presa ao passado. É fundamental focar no presente, ou seja, no aqui e no agora. Começou a fazer uma demanda? Concentre-se!

Afaste-se de tudo o que pode tirar sua concentração como, por exemplo, o celular. Feche as abas de redes sociais e comece a produção da sua tarefa. Gaste seu tempo na execução e tente se desligar dos problemas. Fazer uma atividade física pode aumentar o seu rendimento no trabalho, sabia?

Organize o seu dia a dia e tente fazer uma caminhada, corrida ou qualquer outra modalidade esportiva que goste. Isso vai diminuir o estresse, ansiedade, nervosismo e ainda ajudar a manter a boa forma. Você precisa estar bem para que a sua empresa também esteja.

Lista de prioridade

Tenha uma lista com as prioridades do seu dia. Para facilitar, marque, por exemplo, em vermelho as atividades mais urgentes, amarelo as intermediárias e, em verde, as mais simples. Escolha a cor que quiser e programe tudo o que você fará.

Começou? Termine! Se não der tempo, anote e retome no outro dia. Ao fazer uma lista de prioridade, você não vai perder tempo se preocupando com as demandas que ainda faltam. Controle é imprescindível para gestão de tempo. Por isso, é importante ter clareza e saber definir o que é, realmente, urgente ou não.

Faça blocos

Além de definir as prioridades do seu dia, tente agrupar as tarefas por semelhança e estipule tempo para realizá-las. Feito isso, concentre-se nesse bloco e não permita interrupções. O seu foco deve ser nas atividades, por isso, tente simplificar tudo o que puder.

Lembre-se de que, além de definir horários, é importante cumpri-los. Ou seja, nada de inventar desculpa como dar aquela espiada no WhatsApp.

Melhore o seu desempenho

A organização é uma aliada que ajuda a aumentar o seu desempenho no trabalho. Todavia, é importante manter um bom controle no processo interno e tentar manter um padrão. Tente criar uma rotina para o seu trabalho e simplificar os processos. Isso vai ajudar a eliminar possíveis gargalos ou até tarefas que não agregam valor.

Tenha uma agenda pessoal para anotar os seus compromissos, reuniões e itens importantes da sua rotina. Existem softwares que ajudam na gestão de tempo e de organização pessoal. Se a tecnologia for bem empregada, vai melhorar o seu desempenho e deixar as tarefas mais objetivas. Como consequência você gastará menos tempo do seu dia.

A importância do feedback

O feedback é uma das melhores ferramentas para conhecer as próprias limitações, trabalhar com mais empenho para ter resultado e, até para saber administrar melhor o tempo. Por isso, em uma equipe é essencial que o líder busque conversar de forma franca, com o objetivo de estimular e desenvolver os profissionais.

Ser produtivo é encarar um desafio. É conhecer as mudanças e saber ajustar os pontos fortes e melhorar os fracos. Sucesso é sinônimo de esforço estratégico e saber usar o tempo é imprescindível para alcançar bons resultados. As oportunidades surgem, novos resultados aparecem.

Quer compartilhar suas experiências no Clube Sebrae? Aproveite para repassar o que você já sabe e aprender novas estratégias, que vão alavancar a sua empresa e conseguir resultados promissores. Clique ali no botão amarelo e faça a sua pergunta ou escreva um post.

Clube Sebrae
Bárbara de Almeida
Bárbara de Almeida Seguir

Biomédica na área de publicidade! rs... Trabalho com produção de conteúdo desde 2012 em vários nichos: empreendedorismo, notícias, cursos, saúde, e muito mais. Adoro escrever, criar e me reinventar por meio das palavras!

Ler matéria completa
Indicados para você