[ editar artigo]

Como a tecnologia está transformando os principais mercados

Como a tecnologia está transformando os principais mercados

O desenvolvimento, bem como o contato com as novas tecnologias sempre foram etapas cruciais para a evolução da humanidade e a chegada ao cenário atual de nossa sociedade. A utilização da tecnologia nos mais diversos mercados de trabalho é uma realidade e, também, uma vantagem para aqueles que buscam se destacar em um cenário cada vez mais competitivo. Dessa forma, manter as inovações tecnológicas no seu negócio não é apenas um detalhe ou padrão a ser seguido, mas sim o melhor caminho para fazer sucesso.

Hoje em dia é muito difícil encontrar uma pessoa que não possua um smartphone, um tablet ou contas em diversas redes sociais, como Facebook, Instagram ou Twitter. A realidade no mundo do empreendedorismo não é diferente. Aproveitar o fato de as pessoas passarem horas e horas conectadas - também em busca de serviços, produtos e mercadorias dos mais variados tipos - utilizando a comunicação quase que instantânea que temos na atualidade, é um dos segredos para se tornar um empreendedor de sucesso.

O empreendedorismo, aliado às evoluções tecnológicas do nosso presente, é o caminho para quem busca uma carreira de sucesso. Estudos mostram que, ainda em 2018, cerca de dois milhões de vagas de trabalho serão criadas, sendo que, metade dessas oportunidades estarão diretamente ligadas a microempresas e empreendimentos individuais. Dessa forma, com o poder de divulgação e comunicação direta com um possível público-alvo cada vez mais expressivo, abrir o próprio negócio se tornou uma realidade palpável num mercado cada vez mais em expansão.

Dessa forma, é importante evidenciar que a utilização da tecnologia hoje disponível pode ser importante tanto no processo de criação por parte do empreendedor, como já na parte da divulgação quando o seu projeto já estiver formado e precisar ser consolidado por um público fiel de clientes. Esse é o diferencial que o empreendedor que deseja se sobressair deverá ter: saber utilizar a tecnologia ao seu favor nos diferentes processos do seu negócio, desde a formação, passando pela divulgação inicial, consolidação e em futuras inovações, é claro.

Estar aberto a novas tecnologias, adquirir conhecimentos sobre as tecnologias que pretende utilizar em seu negócio, saber como lidar com a mão de obra humana e os recursos e ferramentas tecnológicos, saber quando uma tecnologia pode substituir um trabalho humano, adaptar tecnologias já existentes com suas ideias inovadoras também devem ser características presentes num bom empreendedor.

Para mais detalhes, continue lendo este artigo e descubra qual a relação entre tecnologia e empreendedorismo. Descubra também que essas duas “coisas” estão intimamente conectadas e que a inovação tecnológica está diretamente ligada ao processo de inovação do empreendedor.

A influência da tecnologia nos principais mercados

A mudança e reestruturação de diversos mercados após os avanços da tecnologia, principalmente na área de comunicação e divulgação, é algo inegável. Sendo assim, setores tradicionais passaram a utilizar tais recursos para se expandir e não ficar para trás na corrida tecnológica de inovação.

Um exemplo de setor extremamente importante e tradicional é o da saúde. Com a chegada dos computadores, por exemplo, os hospitais passaram a trabalhar com prontuários eletrônicos, que são mais eficientes e podem proporcionar atendimentos, diagnósticos e tratamentos mais rápidos. Por meio da internet o compartilhamento de prontuários se tornou uma realidade muito interessante.

E quando falamos de pagamentos de contas e boletos em geral? Há algumas décadas só era possível efetuar este tipo de serviço por meio de uma agência bancária física, por exemplo. Hoje a realidade é completamente diferente, temos os aplicativos para smartphones que, integrados a sua conta bancária de forma online, permitem pagamentos em tempo real sem precisar sair de casa e enfrentar enormes filas. E essa facilidade não se restringe apenas ao pagamento de contas, pois também já é possível abrir contas bancárias de forma simples e fácil pelo seu smartphone.

Vale acentuar que essas inovações não estão ligadas apenas aos aplicativos e plataformas digitais em geral. Também podemos apontar a utilização da inteligência artificial (IA) nas indústrias, por exemplo. Automatizar processos e eficiência na linha de produção são detalhes importantes nas indústrias de automóvel. Além da parte de controle e automação, essa indústria também atua com força na coleta de informação, de forma a se antecipar em relação às demandas dos seus clientes, as tendências procuradas por eles para os próximos anos, atualização de modelos já existentes no mercado e muito mais.

Com o advento do e-commerce, que só foi possível graças à internet e esse poder de comunicação, o varejo teve que se reinventar e utilizar os mesmos recursos para se manter competitivo. Com isso, as mais diversas empresas do ramo também passaram a atuar no mercado virtual, o que mostra outra grande influência na renovação de um setor tradicional a partir das inovações tecnológicas.

O caso das empresas do setor de seguros também é interessante. Com a utilização da internet, por exemplo, os serviços de seguro oferecidos pelas empresas se tornaram ainda mais eficientes, pois existe um canal de comunicação em tempo real, monitoramento via satélite, dentre outros benefícios. Com a utilização do aplicativo exclusivo da empresa, é possível acionar a seguradora com alguns toques no seu smartphone.

O mercado financeiro é talvez um dos melhores exemplos quando se fala de inovação por meio da tecnologia. Praticamente todo este setor foi mudado nas últimas décadas, sempre acompanhando as inovações tecnológicas. Voltando ao setor bancário, podemos apontar o advento dos caixas eletrônicos. E com a popularização dos smartphones, não demorou muito para os bancos passarem a oferecer serviços online por aplicativos próprios e seguros. Como já citado, pagar um boleto em agência física não é sequer uma obrigação mais. Fazer transações, efetuar um TED ou abrir uma conta também pode ser feito na tela do seu aparelho smartphone.

Também é importante frisar a expansão do setor de produção de alimentos juntamente com os avanços tecnológicos das últimas décadas. A junção do conhecimento científico, visando o desenvolvimento de culturas mais resistentes a doenças e pragas, com a criação de tecnologia específica para o setor foi imprescindível para o aumento da produtividade deste setor tão importante.

A utilização de tecnologias digitais no setor agrícola é uma realidade. A tecnologia já está presente na maioria das propriedades rurais do país, desde a área de gestão até a plantação e colheita. Com isso, vários aplicativos para hortifrútis e as principais commodities agrícolas se tornaram novidades interessantes neste setor. Além dos fertilizantes e defensivos cada vez mais eficientes vindos da indústria química, os agricultores também utilizam bastante às informações de estações meteorológicas, que podemos ser acessadas diretamente do seu smartphone. A previsão do tempo é um detalhe fundamental para a projeção da próxima colheita e sustentação do negócio.

Ainda sobre a indústria automotiva, não custa lembrar que também é outro segmento atingido positivamente pelos impactos das revoluções tecnológicas. Com isso, tecnologias bem atuais como é o caso da inteligência artificial, Big Data, Machine Learning, sistemas computacionais, Internet das Coisas e até mesmo impressoras 3D são as tendência em um futuro bem próximo.

Estar um passo à frente dos processos de transformação é uma vantagem para quem está no setor da indústria automotiva. E, para isso é preciso ter muita informação e administrar uma enorme quantidade de dados. Por isso, o investimento em Big Data será pesado por parte das empresas do ramo automotivo. Essa indústria deve investir algo em torno de US$ 80 bilhões nos próximos três anos de formar a deixar os automóveis mais digitais.

Todo esse contexto mostra que as revoluções tecnológicas de nossa época vêm cada vez mais moldando os setores destacados acima, bem como os demais mercados. Isso mesmo, todos os mercados estão sendo atingidos pelo avanço da tecnologia, seja de forma direta ou indireta.

Há um constante interesse de aproximar o mundo físico, aquele que faz parte das nossas atividades no dia a dia e, consequentemente, os itens que usamos no nosso cotidiano, à rede mundial de computadores. E essa revolução tecnológica possui nome: Internet das Coisas. Exemplos disso são os eletrodomésticos, roupas, tênis, maçaneta e meios de transporte conectados à internet e dispositivos como, por exemplo, smartphones e computador. A ideia principal por trás da Internet das Coisas é aproximar o mundo físico do mundo digital, de forma a se tornarem apenas um.

E como os profissionais se relacionam com os avanços tecnológicos?

Todas as áreas tendem a se sobressair, mas o cenário para quem pretende investir na carreira na área de TI é ainda mais interessante considerando a conjuntura atual. Buscar especialização e constante atualização no mercado é um fator importante para conseguir um emprego de destaque, apenas o diploma de graduação não é garantia de sucesso. Estar de olho nas tendências e inovações relacionadas a sua área de atividade, bem como adquirir conhecimentos em áreas correlatas podem ser detalhes cruciais no seu desenvolvimento profissional.

O empreendedor e revolução tecnológica constante

Inovação, liderança, mindset criativo, competência de gestão, facilidade de comunicação e saber utilizar ferramentas como redes sociais e páginas na internet para marketing e divulgação são características fundamentais para aqueles que querem seguir carreira como empreendedor.

Já apontamos aqui que a revolução tecnológica é um dos motores do atual estágio do empreendedorismo em todo o mundo. Além de estar atualizado quanto às tecnologias e saber como empregá-las no dia a dia de sua empresa, o empreendedor do século 21 também deverá mesclá-las com inovação, ou seja, utilizar essas novidades para surpreender seus clientes, se destacar em relação aos seus concorrentes e se manter competitivo. A inovação, no cenário atual, está invariavelmente ligada à manipulação das tecnologias que estão em nossas mãos. E não estamos falando apenas da parte de divulgação e marketing, mas também, do processo de criação e gestão do seu negócio. Além de redes sociais e páginas exclusivas na internet, ótimos ambientes para divulgação e marketing, você também tem a sua disposição ferramentas de software para a gestão de sua empresa de forma profissional e eficiente.

Entretanto, o empreendedor não precisa apenas saber que utilizar a tecnologia é um passo fundamental para seu sucesso. Também é fundamental ter em mente que você deve ser inovador, deve se diferenciar dos seus concorrentes. Ou seja, oferecer um serviço/mercadoria para um nicho específico, por exemplo. Dessa forma, o empreendedor verifica que um determinado público possui uma demanda e que tal demanda não vem sendo atendida de forma satisfatória pelo mercado, ou até mesmo não existe uma resposta do mercado para esse público. Uma forma de inovar é oferecer esse serviço/mercadoria e cativar um determinado público.

A internet pode ser uma grande aliada como fonte de divulgação, marketing e conhecimento durante o processo de consolidação do seu empreendimento. Muitas informações podem ser extraídas da internet, como ideias para flexibilizar seus processos de inovação e ajustá-los ao seu público de interesse. A divulgação pode ser feita pelo Facebook e com a criação de uma página exclusiva para o marketing inicial do seu negócio. O compartilhamento com amigos logo irá levar essa página ao conhecimento de outras pessoas que também podem estar interessadas nos seus serviços e/ou produtos e mercadorias.

As soluções tecnológicas também podem ser bastante úteis quando falamos da parte administrativa no início do seu empreendimento. Além de serem eficientes, tais soluções também trarão uma economia necessária no orçamento. Com isso, fazer uso de aplicativos que auxiliam no processo administrativo de seu negócio é quase que uma obrigação.

Um dos exemplos de aplicativos que podem te ajudar é o Conta Azul, aplicativo capaz de fazer o controle financeiro do seu empreendimento. Possui algumas funções e ferramentas complexas como é o caso do controle de estoque e da emissão de nota fiscal. Apesar de exigir o pagamento de uma mensalidade, esse aplicativo pode trazer muitos benefícios, poderá poupar o seu tempo quanto às tarefas administrativas e ainda deixará seu empreendimento mais profissional, algo muito importante e uma das dificuldades dos empreendedores no início.

Outro aplicativo interessante é o Qipu, desenvolvido em parceria com o Sebrae. Esse app visa ajudar o Microempreendedor Individual, MEI, quanto ao controle de despesas, contas, datas de vencimentos além de possuir ferramentas para auxílio quanto a emissão e controle fiscal.

A tecnologia é o principal estimulante do empreendedorismo

A tecnologia é o principal combustível para a renovação do empreendedorismo. E o empreendedor não precisa lidar com algo muito específico para chegar a esta conclusão, pois até mesmo as ferramentas mais simples são exemplos de inovação. O e-mail, por exemplo, é uma ferramenta muito comum hoje em dia e ao mesmo tempo muito importante para pequenos empreendedores até grandes empresas já consolidadas. Quase que a totalidade dos negócios, na atualidade, utilizam o e-mail para comunicação interna e externa, aquisição de novos negócios e marketing. A maioria absoluta de donos de empresas enxerga no computador uma das ferramentas mais importantes no dia a dia da organização. Além disso, boa parte também já vem investindo pesado em softwares de gerenciamento, levando em conta o menor custo em relação a uma mão de obra qualificada para as mesmas funções e também uma eficiência muito boa.

Uma das vantagens de fazer uso da tecnologia em seu empreendimento, como é o caso de softwares de gerenciamento, é justamente uma relação clara de custo e benefício. Dessa forma, o investimento em TI pode resultar em resultados expressivos em curto prazo, comunicação mais direta e clara com seu público alvo, novas maneiras de monetizar seus produtos/serviços além de fluxos de trabalho mais simplificados.

O investimento em TI trará resultados e benefícios perceptíveis até mesmo para quem está iniciando o seu negócio. Essa é uma característica importante, pois será fundamental no seu desenvolvimento como empreendedor de sucesso. Uma vez observados os benefícios e o potencial da utilização da tecnologia em seu negócio, o empreendedor ficará ciente da necessidade de inovação, desenvolvimento e investimento tecnológico para desenvolvimento de sua empresa. Essa sede por desenvolvimento, inovação e investimento devem ser características presentes no empreendedor além de serem essenciais para o seu sucesso.

Com a utilização do TI no seu empreendimento você poderá obter os seguintes benefícios:

  • Melhor comunicação interna e externa;
  • Profissionalização da análise de dados para desenvolvimento da empresa;
  • Gestão eficiente; automatização de processos operacionais;
  • Estruturação dos fluxos de trabalho;
  • Mais eficiência na comunicação direta com seus clientes;
  • Redução de custos; dentre outros benefícios.

Dominar uma tecnologia pode ser um grande passo para o sucesso

Uma característica comum entre os empreendedores é o fato de essas pessoas saberem justamente aonde querem chegar. Ou seja, o que pretendem alcançar com o modelo de negócio proposto. E para que seus objetivos sejam alcançados, em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, será preciso ter domínio da tecnologia ideal para o seu modelo de negócio. Adquirir conhecimento referente às tecnologias utilizadas na sua empresa pode ser um passo importante na profissionalização e desenvolvimento do seu negócio. Um bom empreendedor não pode abrir mão da criatividade, inovação e sede por aprender sempre mais.

Um exemplo disso é a comunicação, parte importante para o desenvolvimento da empresa. Uma comunicação errada pode significar o seu fracasso. Por isso, escolher a tecnologia adequada para um relacionamento direto e eficiente com seus clientes é a senha para expandir o empreendimento. Uma tecnologia muito interessante nesta área são os softwares de CRM que irão potencializar a relação com o clientes e fornecer quais caminhos devem ser seguidos para deixá-los cada vez mais satisfeitos, afinal os clientes são a alma do negócio.

CRM, sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma tecnologia que todo empreendedor deveria dominar. Trata-se de um conjunto de práticas, tecnologias e estratégias de negócios voltadas ao cliente. O CRM é adotado desde pequenas empresas e startups passando por empresas de médio e grande porte. Esse conjunto de práticas e estratégias tem como principal objetivo gerenciar e analisar a interação com os clientes, de forma a antecipar suas demandas e desejos, o que irá resultar em: melhor penetração de suas campanhas juntamente aos clientes; maior rentabilidade; e, principalmente, adquirir novos clientes.

O software irá armazenar informações básicas de clientes atuais e potenciais, desde nome, endereço e número de telefone, até mesmo suas atividades e meios de se comunicar com a empresa. E não estamos falando apenas de uma lista de contato mais elaborada, o CRM reúne dados valiosos que permitem com que sua equipe se atualize e antecipe suas soluções de forma a manter os clientes satisfeitos. A utilização do CRM também pode proporcionar a dispensa de processos improdutivos, esforço manual que não trarão grandes resultados além de propiciar um ambiente de inovação constante na sua empresa.

Outras dicas

Apesar de já destacado aqui, vale ressaltar: a relação com o cliente é muito importante. É fundamental manter uma aproximação cativante e que irá atrair o seu consumidor. Ou seja, deixá-lo com vontade de voltar a fazer negócio deve ser o espírito da coisa. Devido à dinâmica dos mercados e à forte competitividade, será fundamental estar um passo à frente dos concorrentes. E como isso pode ser feito? Basta ser capaz de se antecipar às mudanças do mercado, bem como às necessidades e demandas do seu cliente. Entretanto, para que isso seja possível é necessário erguer pontes entre a empresa e os clientes.

Mais uma vez destacamos a boa utilização de ferramentas e recursos de tecnologia da informação e de comunicação, de forma a manter uma conexão entre a empresa e o cliente. A internet, neste caso, é a ferramenta mais abrangente.

A profissionalização deve andar de mãos dadas com a inovação. Não basta apenas ter boas ideias em mente, é preciso saber como aplicá-las na realidade e transformar tais ideias em algo profissional, algo que possa realmente atrair seus clientes. Por isso, se comportar como uma empresa responsável de grande porte, mesmo ainda sendo um pequeno empreendimento, é um caminho a ser seguido rumo ao sucesso e crescimento do seu negócio. Para uma profissionalização mais rápida, além do uso de tecnologias importantes também é preciso montar uma boa equipe que seja competente, eficiente e ofereça segurança para o empreendedor.

As inovações não devem ser feitas apenas quando o assunto é tecnologia. O bom empreendedor deve ser capaz de inovar em todas as atividades de sua empresa, sejam elas internas ou externas. Novas ideias de gestão, compartilhamento de ideias com sua equipe, dividir o processo de decisão com os seus profissionais são ações importantes que podem lhe render grandes benefícios.

E para você, a tecnologia é mesmo uma grande aliada do empreendedorismo ou a mão de obra humana ainda é mais fundamental? Comente aqui quais foram suas impressões gerais a respeito de tecnologia e empreendedorismo. Se quiser saber mais, acesse o site, diariamente, pois o Clube Sebrae disponibiliza vários posts com assuntos diversos sobre empreendedorismo, gestão de pessoas, gestão financeira, marketing, entre outros.

Ler matéria completa
Indicados para você