Como alguns varejistas da moda fazem para acompanhar as mudanças de tendências?
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Como alguns varejistas da moda fazem para acompanhar as mudanças de tendências?

Você sabe quem é Amancio Ortega? Não? Há algumas semanas atrás ele foi apontado pela business insider como o homem mais rico da Europa. Ele é dono de uma lojinha de roupas chamada Zara.

A Zara é uma marca que tem transformado o mercado do varejo da moda. E o fator chave do seu sucesso é o seu modelo de negócio: manter estoques menores e trabalhar com o conceito de mini-coleções para estar sempre atualizado às ultimas tendências. A Zara revolucionou o mundo da moda trazendo um grande número de coleções em uma mesma estação, e a partir daí esse acabou tornando-se um novo padrão da indústria. A vantagem que isso trouxe foi permitir mais flexibilidade para adaptar-se às mudanças de gosto do consumidor.

Outra vantagem do modelo de negócio da Zara é a menor escala na produção das coleções. A Zara trabalha com um alto turn over de produtos. Isso permite menores custos de armazenagem. Essa redução de custo foi primordial para a redução de riscos do negócio. Em 2014, o faturamento da Zara chegou a 13 bilhões de dólares, um aumento de 7% em relação ao ano anterior.

Esse modelo que passou a ser utilizado por outras empresas do segmento é chamado de fast fashion. Veja o vídeo abaixo e entenda o que é e quais as diferenças desse modelo para o varejo da moda tradicional.

Vantagens e Desvantagens do modelo fast-fashion

O modelo fast-fashion pode ser lucrativo para sua loja, mas antes de colocá-lo em prática entenda as vantagens e desvantagens desse modelo de negócio. Isso será importante para você analisar a viabilidade de aplicar esse modelo ao seu negócio.

Gostou desse conteúdo? Agora compartilhe aqui no Clube que tipo de modelo de negócio você aplica na sua loja.

Matheus Ferraz
Matheus Ferraz Seguir

Escritor e consultor de SEO @Upwell

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