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Como aumentar a divulgação de um negócio local através da internet

A internet permite as empresas um ambiente rico para divulgação e geração de contatos. E o que no passado era visto muito mais como um ambiente para negócios globais, hoje, já sabemos que fazer uma divulgação local é totalmente possível.

Às pequenas empresas só restavam os meios físicos quando se tratava de publicidade local. Destacavam-se como ações mais comuns panfletos, outdoor, programas de rádio e televisão e até as quase extintas listas telefônicas. Hoje, elas encaram a internet como um meio extremamente relevante para isso, e melhor do que as formas tradicionais, os custos costumam ser bem menores.

Se você possui um negócio físico e tem como objetivo aumentar a divulgação em sua cidade ou região, seguem 3 dicas úteis para o marketing de sua empresa na internet:

1 – Site com caraterísticas locais

Se sua empresa já possui ou pretende ter um site, será de fundamental importância que esse espaço possua características locais, pois isso facilitará seu alcance regional através dos buscadores, principalmente o Google.

Mapa de localização, endereço escrito com o nome da cidade e telefones de contato terão uma eficiência grande na medida em que pessoas procurarem por seu segmento na cidade em que atua. Lembre-se dessa dica quando decidir procurar uma agencia para criar um site para sua empresa.

2 – Negócios locais no Facebook

O Facebook possui duas formas de podem ajudar  na divulgação local de sua empresa:

Categoria para negócio local: Ao criar uma página para empresas no facebook, e tendo como foco aumentar a divulgação localmente, é fundamental que marque como categoria principal a opção Negócio Local. Essa categoria permitirá que sejam adicionadas informações importantes para quem procura sua página, tais como: horário de atendimento, telefone, endereço e outras. Tudo organizado em um só local e de acesso rápido ao visitante. Outra dica aqui é preencher o máximo de informações na área Sobre de sua página. Este espaço é destinado para as informações locais de sua empresa.

Anúncio nas imediações: entre os formatos de anúncio do Facebook um destaca-se a opção Alcançar pessoas próximas a sua empresa. Trata-se de uma ação paga, mas com pouco recurso investido já será possível uma divulgação com resultados interessantes nos bairros ao redor de sua empresa.

3- Google Meu Negócio

O Google é o canal mais utilizado quando alguém precisa encontrar um telefone de contato, endereço ou empresas de um segmento especifico. A partir desta característica de busca o Google criou há alguns anos o Google Meu Negócio. Ele permite, sem qualquer custo, que empresas se cadastrem no seu sistema de buscas com o foco de aparecer para resultados locais, permitindo uma área exclusiva para endereço com ponto no google maps, telefone de contato, fotos da empresa e uma área para resenhas de clientes. Tudo num único espaço. Faça um cadastro no google.com.br/meunegocio e aumente as chances de sua empresas aparecer nas primeiras posições do google para pesquisas locais.

Com algumas ações simples você consegue divulgar sua pequena empresa de forma eficiente e regional, e melhor ainda, gastando quase nada.

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Felipe Orsoli

Felipe Orsoli

Planner Digital - Felipe Orsoli

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