[ editar artigo]

Como criar conteúdo em vídeos para o YouTube de minha empresa?

Como criar conteúdo em vídeos para o YouTube de minha empresa?

Como criar conteúdo em vídeos para o YouTube de minha empresa?

Esta é uma das recorrentes perguntas que eu sempre respondo quando as pessoas expõem suas angústias em relação a produção de conteúdo. Para você saber como criar conteúdo em vídeos para o YouTube  de sua empresa, você precisa ler este artigo até o final. E também ter um canal de YouTube já.

Caso você não tenha um canal de YouTube aberto para sua empresa, o próprio disponibiliza uma série de tutoriais capazes de lhe dar o passo a passo para abrir seu YouTube ou o canal de vídeos para sua empresa.

Caso você também não entenda ainda muito a relevância de uma produção de vídeos falando de seu negócio ou compreendendo como o marketing de engajamento funciona nas suas estratégias de marketing digital ou mesmo outro meio de divulgação, sugiro que você leia este artigo: Por que criar um canal de YouTube para sua empresa.

Escrito isto, agora vamos ao que interessa: como criar conteúdo em vídeos para o YouTube de minha empresa?

A resposta pode ser mais simples do que você possa imaginar. Sabe como? Criando o canal. Fazendo. Colocando a mão na massa. Arriscando desde o início.

Eu gravei um vídeo falando como você pode criar seu conteúdo em vídeo. É relativamente simples, porém, não é eterno. Porque você e seus vídeos precisam evoluir. O ponto de partida pode ser este tipo de estética, mas você deve investir cada vez mais em conhecimento e buscar uma equipe para lhe dar suporte em suas produções.

Marketing de engajamento é mais do que volume de informações, pois eu acredito que na construção de audiências, as pessoas se conectam através das afinidades e da humanidade.

O que significa isso?

Significa que você precisa ser uma pessoa humana em seus vídeos. A conexão se faz pela sua capacidade de atrair atenções e admirações. Farei um vídeo falando sobre isso em breve. Mas agora quero que você faça seus vídeos como eu fiz no vídeo que gravei.

Eu sempre afirmo (e esta não será a última vez que eu afirmarei isso) que fazer vídeos é 90% de comunicação e 10% de construção. O que isso representa? Quer dizer que é mais importante você se preocupar com a força de seu argumento do que com o equipamento que você tem ou pode ter acesso.

Fique atento ou atenta para o conteúdo de seus vídeos. Eles precisam trazer algo de relevante para as pessoas. Não fale de sua empresa, mas diga o que estas pessoas podem melhorar com o conhecimento que você está dividindo.

Aqui estão alguns cuidados que você precisa ter na hora de gravar:

1) Tente fixar seu celular com um pau de selfie ou um tripé.

2) Tenha uma entrada de luz no ambiente (janela, porta, vidraça) para que a luz propague em seu rosto.

3) Cuidado para que o ambiente não faça sua voz ficar com eco.

4) Não coloque trilha sonora no seu vídeo (pelo menos no início), porque isso pode ser um problema no futuro com direitos autorais.

5) Antes de começar a gravar, elabore a mensagem. Pense que você precisa trazer algo de relevante em seu discurso. Este vídeo fará com que as pessoas aprendam algo? Este vídeo traz informações relevantes para o seu segmento? É um tutorial para melhorar a performance de vida das pessoas? É um treinamento? É um conhecimento que você adquiriu ao longo dos anos por experiência e agora se torna importante dividir?

6) Faça vídeos pequenos. Cerca de 4 minutos são suficientes, porém, caso você entenda que precisa se estender, termine sua mensagem.

7) Mantenha sempre sua produção de conteúdo em vídeos. Fazer um só vídeo não faz diferença quando estamos falando de marketing de engajamento. As pessoas precisam conhecer você pelo que você agrega e não pelo que você deixa de entregar quando faz uma promessa.

8) Seja perseverante. No início só a vizinhança do seu Facebook irá assistir. Porém, a rede de contatos começa a lhe ajudar na escala quando você mantém a rotina de fazer vídeos ou produzir conteúdo.

9) Não faça vídeos simplesmente por fazer. Por isso é importante você planejar mais de um vídeo. Não abra espaço para os improvisos. Cuidado com o excesso de confiança neste aspecto. Todos precisamos planejar, nem que seja mentalmente, aquilo que iremos falar.

10) Aprenda a usar as ferramentas de marketing digital. Isso é tão relevante que num futuro próximo provavelmente será cobrado dos empreendedores como somos cobrados pela nossa linguagem. Se você não tem essa habilidade, procure uma pessoa que possa ajudar você a agregar este conhecimento dentro de suas estratégias de comunicação.

O universo do empreendedorismo é rico de exemplos de produtores de conteúdo em vídeos. Cases de sucesso são constantemente atirados em nossas caras e consumimos com tanta naturalidade que chega a ser assustador.

Faça sua produção de conteúdo em vídeos usando o conhecimento que eu elenco aqui. Mande inclusive esta produção de vídeo para mim através dos comentários aqui. Quero ver e poder lhe ajudar neste aspecto. Não fique com medo! Faça seus vídeos e evolua com eles.

 

Clube Sebrae
Rafael Cardoso
Rafael Cardoso Seguir

Um cidadão que deixou de ser passivo para trazer luz e ambiente à discussão social e político.

Ler matéria completa
Indicados para você