[ editar artigo]

Como criar roteiro de vídeo para minha empresa?

Como criar roteiro de vídeo para minha empresa?

Como criar roteiro de vídeo para minha empresa? Essa é a sua pergunta mais recorrente quando vem na memória a vontade de gravar vídeos para seu negócio, não é mesmo?

Vou agora dividir com você a ferramenta que se tornou fundamental para mim na hora de criar roteiro de vídeo para empresas. Um guia que está estruturado para conquistar resultados de engajamento e conversão positiva de negócios e oportunidades.

Por que faço isso?

Porque essa é a pergunta mais recorrente dentro de meus contatos com empreendedores, empresários e profissionais.

Produção de conteúdo, principalmente quando focada na linguagem de produção de vídeos, precisa de recursos sofisticados para buscar toda sua força criativa na área de marketing de conteúdo. E essa ferramenta traz isso com excelência.

Eu entendo também que você provavelmente esteja já em processo de produção de conteúdo com vídeos, porque se isso ainda for uma dúvida, talvez seja melhor você ler este texto que criei para atender as suas incertezas na produção de conteúdo com vídeos para sua empresa.

99% da força do vídeo é comunicação e 1% é equipamento

Este é o mantra de minha vida profissional. Não adianta você criar toda uma estrutura de gravação, contratar profissionais gabaritados, criar uma logística de produção de vídeos se você não tem o que dizer na hora de abrir câmera.

Quem acha que produzir vídeos significa apertar o REC da câmera e começar a falar de qualquer jeito, usando algum talento de improvisação extraordinário, está bastante equivocado. A produção de vídeos passa pelo princípio do marketing de engajamento, ou seja, planejar o que falar.

E perguntas como:

• Do que falarei nos vídeos da minha empresa?

• O que pedirei para as pessoas quando elas assistirem aos vídeos da minha empresa?

• Como farei o investimento destes vídeos retornar em resultado para minha empresa?

Alguma vez uma destas perguntas passou pela sua cabeça? Caso não tenha acontecido, você se diferencia da maioria das pessoas. Caso contrário, não se sinta diminuído por ter se perguntado isso.

Como você poderá provar pela ferramenta, estas são questões respondidas na medida que você terá a experiência com esse instrumento técnico de criação de roteiro. Assim, conseguimos entender a relevância do investimento dentro deste universo do marketing de conteúdo.

Vídeo é o investimento mais barato no Marketing Digital

Apesar de compreender isso há anos, outros profissionais de renome nacional no campo do marketing digital também atestam esta verdade. Fábio Ricotta, da Agência Mestre, traz esse argumento sempre em suas palestras sobre marketing de conteúdo e inbound marketing.

A produção de vídeo é sim o investimento mais barato nas estratégias de marketing digital. E eu explico:

• qualquer investimento em vídeos é muito mais barato do que seu aporte mensal em AdWords. Isso porque o seu investimento é sazonal. E quando acaba a verba do marketing digital, sua empresa some do mapa virtual que o Google monta todos os dias;

• vídeos ultrapassa a linguagem textual e gera percepções emocionais em quem está assistindo;

• vídeos geram maior rapport do que outra linguagem como texto ou imagem, consequentemente, gera mais engajamento;

• vídeos geram conexões sensoriais, pois remetem a referências de interpretação que atingem as experiências do espectador.

Mas não é disso que eu quero escrever.

Quero trazer para você uma ferramenta que ajuda as pessoas a entenderem todas estas perguntas que eu coloquei aqui e tantas outras dentro da esfera de produção de vídeos.

Qualquer pessoa pode gravar vídeos para a empresa, inclusive os líderes da corporação

Uma empresa é mais interessante se representada por um rosto. Seres humanos se conectam mais facilmente com outros seres humanos do que marcas.

Há dois anos eu já criava conteúdo falando exatamente sobre isso. E quando eu percebi este fato de comunicação, gerei inúmeras oportunidades para meu negócio.

Este vídeo demonstra como temos menor esforço na hora de uma venda ou geração de negócios. Isso porque o engajamento gera clientes fiéis, clientes defensores, clientes encantados com seu negócio.

Aqui neste post vou lhe dar a ferramenta mais extraordinária que eu criei para fazer as empresas enxergarem seus objetivos dentro das produções audiovisuais que elas criam.

Esta ferramenta pode ser usada por qualquer pessoa. Desde um empreendedor que queira gravar vídeos com seu celular ou mesmo aproveitar sua estrutura em casa para fazer vídeos com uma webcam. No entanto, agências de marketing digital podem usar essa ferramenta para montar conteúdos extraordinários para seus clientes.

É uma ferramenta que eu construí para atender tanta gente que não consigo atender, mas elas precisam disso para não perder dinheiro na hora de investir em estrutura de produção de vídeos. Essa ferramenta faz qualquer um compreender o motivo de seu vídeo e gravar com segurança sem medo de fazer algo fraco, chato ou sem expressão de comunicação.

Criar roteiro de vídeo com essa ferramenta é extremamente simples e bastante eficiente. Você verá!

Desta forma, você também poderá planejar melhor suas estratégias dentro do marketing de engajamento. Aliás, essa deve ser sua palavra mestra: engajamento. É isso que faz converter resultados para seu negócio.

Portanto, na hora de criar roteiro de vídeo, espero que você estude este texto para a produção de conteúdo que se propõe a realizar. O marketing de engajamento, blog que também contribuo como produtor de conteúdo, pode ser um ambiente de estudos para você também amadurecer e evoluir criativamente em suas estratégias de marketing de conteúdo.

A única coisa que quero pedir em troca aqui é que você use e me diga o que lhe ajudou depois. Faça isso aqui mesmo. Deixe sua mensagem que eu responderei, afinal de contas, não quero que você demore tanto tempo assim para chegar às reflexões que eu cheguei passando por experiências positivas e negativas.

Posso contar contigo para me falar o que achou desta ferramenta?

Agora vamos a ela:

Antes preciso dizer algumas coisas a respeito desta ferramenta de criação de roteiros para vídeos.

Este modelo de roteiros prevê um vídeo com duração média de 4 minutos.

Por que esta preocupação com o tempo do vídeo?

Porque pela métrica que o YouTube valoriza, você precisa ter a capacidade de reter as pessoas o maior tempo possível assistindo seus vídeos.

Isso significa para o YouTube que seu vídeo tem relevância para aquele internauta. E esta relevância se torna critério de entrega valorizada dentro das ferramentas de busca do Google e do próprio YouTube.

Portanto, o TEMPO DE VISUALIZAÇÃO (ou também denominado WATCH TIME) é um dos primeiros critérios que os robozinhos da inteligência artificial do Google valorizam para ranquear melhor este conteúdo nas buscas.

Compreendido a preocupação com o tempo de seu vídeo?

Vamos seguir adiante.

Esta ferramenta, portanto, tem o critério de obedecer a métrica usando o parâmetro de duração do seu vídeo numa média de 4 minutos.

A ferramenta de criação de roteiro de vídeo para empresas também divide este roteiro em 4 etapas. São 4 partes que criam coerência e coesão textual.

Ela prevê que você tenha certas dificuldades com oratória e facilita a superação destes medos de expressão corporal e fala fazendo uma coerência de argumentação.

Vamos à Ferramenta Criar roteiro de vídeo para empresas? Por favor?
Calma. Está aqui.

ACESSE AQUI A FERRAMENTA DE CRIAÇÃO DE ROTEIRO DE VÍDEO PARA EMPRESAS

Ao acessar essa ferramenta, você pode fazer o download e aplicar ela em suas criações de roteiro.

Também disponibilizo aqui um exemplo desta ferramenta usada para criar um roteiro de vídeo.

ACESSE AQUI O EXEMPLO DA FERRAMENTA UTILIZADA

Cuidados ao criar roteiro de vídeo

Leia o texto a seguir. Para você entender melhor esta ferramenta, leia abaixo o que representa cada parte do roteiro. Criar roteiro de vídeo deve ter uma metodologia. E isso só é possível se você entender a finalidade de cada parte.

Também assista como Alejandro Valente usa esta ferramenta e materializa este roteiro com a gravação do seu vídeo postado no canal de YouTube:

Faça a comparação do vídeo que você vai criar com a ferramenta e como este hair stylist usou fazendo suas respectivas alterações. Neste vídeo, ele usa todas as partes, talvez não no tempo sugerido da ferramenta, mas a estrutura de comunicação está presente.

Ferramenta de Criação de Roteiros para Vídeos

O roteiro que você criará precisa estar dividido em 4 partes:
1) INÍCIO
2) PRÉ-RESOLVER
3) SOLUÇÃO
4) CTA

No entanto, antes de você criar este roteiro, precisa definir qual é o título.

Qual é a premissa que este vídeo se propõe a abordar?

PREMISSA DO VÍDEO – TÍTULO
O que este vídeo se propõe a entregar de conhecimento capaz de gerar uma transformação, um aprendizado ou uma ação para prática?

Pela elaboração do título, você tem condições de estabelecer conexão com a necessidade das pessoas. Afinal de contas, não existe audiência acidental. Pessoas procuram por informações que tragam alguma vantagem para suas vidas. E você precisa montar o roteiro sobre estas necessidades.

Como saber exatamente o que as pessoas esperam? Usando sua sensibilidade para compreender os valores e missão que sua empresa está fundada. O que é sua empresa? Qual é o seu negócio? Quem consome sua empresa? Para quem esta empresa está posicionada a atender?

Acredito que estas perguntas estejam já no DNA do empreendedor ou da equipe que faz gestão de marketing ou divulgação da marca, empresa, produto ou serviço.

Este roteiro serve para qualquer linguagem escolhida. Desde motion graphics ou vídeos de animação, até vídeos tutoriais, empresarias, vídeos de treinamento, colaborativos, vídeos de divulgação de marca, vídeos de eventos promocionais e tantos outros vídeos que possam ser montados para gerar uma exposição de conhecimento.

Quer saber os vários tipos de vídeos que sua empresa pode montar?

Pode acessar ESTE LINK

Você tem acesso a uma série de vídeos já produzidos e pode entender cada formato para seus objetivos ao acessar o link.

Então você entendeu que a PREMISSA é extremamente importante e também pode determinar a motivação para você produzir o vídeo.
Lembre-se sempre que a premissa vai também determinar o título do vídeo para postagem nas redes sociais.

Certinho?

Premissa do vídeo você pode entender como título do vídeo

Você precisa montar a premissa proposta dentro do que você quer dividir com as pessoas.
Antes de você começar a acessar a ferramenta, vou trazer aqui ela e depois vou lhe dar um exemplo de roteiro já feito com essa ferramenta, assim você também compreende na prática como montar seu roteiro de vídeos para empresas. Certinho?

Você pode montar essa ferramenta dentro de um Ever note, uma planilha de Excel, dentro de um Google Docs, não importa. Desde que você faça a organização neste entendimento, você estará usando a metodologia de força de comunicação mais eficiente que eu identifiquei até agora na busca pelo engajamento.

É sempre bom lembrar que engajamento significa pessoas comentando e compartilhando seu conteúdo. Engajamento é você enxergando os resultados de seu investimento em marketing dentro de sua receita mensal de negócios. Engajamento é detectar a amplitude de suas oportunidades em lugares e tempos que você nem imaginaria um dia. Engajamento é resultado!

O que representa cada parte desta ferramenta de criação de roteiros?

Irei explicar aqui cada parte desta ferramenta de acordo com sua função de comunicação.

PARTE 1 – INÍCIO

No início você precisa dizer para as pessoas que acessaram seu vídeo exatamente do que se trata. Lembra dos 5 segundos que as pessoas ficam presas nas impressões de propagandas dentro do vídeo do YouTube? Aquilo é o termômetro de comportamento sobre a paciência da audiência ao criar expectativa sobre seu vídeo. Se você não dizer a que veio nos 5 segundos iniciais, você perderá aquela pessoa que poderia ter se interessado pelo conteúdo.

O início não é para fazer comunicação poética, subjetiva, simbólica. Ali é para ser simples, rápido e rasteiro. No início, o que eu sempre oriento para as pessoas é usarem o título do seu vídeo para abrir este vídeo. Qual é a premissa do vídeo? Qual é o título do vídeo? Isso funciona muito bem para reter a audiência.

PARTE 2 – PRÉ-RESOLVER

O pré-resolver é uma expressão que significa o início da entrega do seu conteúdo no vídeo. Nesta etapa do vídeo você deverá contextualizar a dor das pessoas que estão sofrendo com essa premissa.

Detalhe (segredo meu) – essa expressão foi eu que inventei. Falaremos mais sobre isso em outro momento.

Como você pode contextualizar essa necessidade ou dor da audiência? Isso é importante para gerar rapport. Essa conexão só é viável se a pessoa entender que passa por essa dor ou necessidade. Caso ela não tenha dor ou necessidade, ela está ali porque deseja alguma coisa. Compreende como essa audiência sempre demonstrará um desejo? Você deve contextualizar isso para gerar a identificação, conexão ou elo emocional.

PARTE 3 – SOLUÇÃO

É o momento de você entregar o que prometeu na premissa e no início do vídeo. Você precisa entregar esta solução atendendo às expectativas das pessoas. Afinal de contas, elas esperam por esta solução. Você não pode trair a confiança desta pessoa, caso contrário, o dano será muito maior do que você imagina.

Lembra da história que a propaganda negativa voa bem mais rápida que a propaganda positiva? Então não deixe de entregar a solução da premissa.

Isso é muito importante de enfatizar.

Coisas que você precisa se preocupar neste momento e que até harmonizam com os interesses da premissa. Esta solução trará uma transformação para esta pessoa? Ela será revelada a uma informação relevante e privilegiada? Esta solução diz respeito exatamente sobre a dor, desejo ou necessidade das pessoas que querem consumir seu conhecimento?

Entregue esta solução fazendo com que elas tenham o conhecimento sem gerar uma ação que dependa para conquistar esta solução. Não diga para as pessoas comprarem algum livro ou fazer algum curso que esteja diretamente ligada ao acesso desta solução. Isso fará elas inverterem o valor agregado sobre suas expectativas.

Entregue a solução. Seja simples e objetivo. Faça com que ela tenha aquilo que ela espera e que você criou como expectativa no início do vídeo.

PARTE 4 – CTA – Chamada de ação

Neste momento do vídeo, você tem total liberdade para pedir algo em troca. O que você quer em troca. Claro que você precisa ser elegante e sensível também ao fazer este pedido. Não seja impositivo. Não queira qualificar esta troca como um requisito moral valioso. Deixe a pessoa à vontade para fazer ou não aquilo que você pede.

O que você quer desta audiência? Inscrições em seu canal de YouTube? Curtidas em sua fanpage do Facebook ou Instagram? Você quer criar uma ação de consumo, por exemplo, a compra de um produto em seu e-commerce? Você quer que a audiência se inscreva em alguma petição ou participe de algum evento?

Você precisa dar um comando para as pessoas entenderem o que você quer sobre esta entrega de conhecimento. Claro que você pode também usar sua missão ou visão de negócios para produzir este CTA. O mais importante é realmente usar este recurso para compreender como este investimento de dinheiro, tempo, energia e envolvimento de pessoas se justificará em suas estratégias de marketing digital.

Última dica criativa para você usar em seu roteiro de vídeo para empresas

Não faça vídeos com tempo de vida sazonal.

A não ser que isso faça parte de sua atividade profissional. Caso contrário, tente tornar este vídeo sem datas vinculadas para ele ser uma peça de comunicação atemporal.

Seu vídeo será acessado pelas pessoas no momento que ele se torna disponível, mas também será acessado pela sua audiência daqui 1 ano ou mais. E isso mostra como a produção de vídeos para empresas é uma ação extraordinária.

O investimento fica capitalizando audiências enquanto ele estiver disponível, ano após ano, como uma engrenagem corrente a favor dos interesses de sua empresa.

Portanto, não vincule data nem na hora de gravar seu vídeo, tampouco nas descrições. Certinho?

Mais alguns esclarecimentos sobre significados

CTA

Chamada para a Ação, ou também denominada no meio do Marketing Digital como “call to action”. Esta expressão significa para nosso contexto que você deve usar um comando específico de ação depois de entregar o que prometeu no vídeo.

CONSTRUÇÃO DE AUDIÊNCIAS

Significa o volume de pessoas que estão se engajando com seu conteúdo. Vemos a construção de audiências pelo número de comentários nos vídeos e pela quantidade de compartilhamentos que este vídeo tem nas redes sociais ou nos blogs parceiros do Google.

Prometo que está acabando este texto. No entanto queria ressaltar mais uma coisa.

Características de comportamento da audiência

Saiba que as pessoas gostam de se conectar com aquilo que elas se envolvem emocionalmente. Esse fenômeno de comportamento da natureza humana é evidente quando vemos números de audiência de novelas e seriados.

É pelo entretenimento que podemos ver como as pessoas gostam de se conectar emocionalmente com seus desejos e expectativas.

Você pode pensar nisso pela sua própria experiência como consumidor, internauta ou espectador. Houve algum filme que o impactou ao ponto de se emocionar? Eu posso confessar que amo me envolver com filmes, seriados e programas que me façam sentido. Devo ter chorado umas 20 vezes assistindo ao filme Em busca da felicidade.

Por que estou falando isso? Porque quero que você use esta informação em algum momento na hora de montar seu roteiro.

Eu conto no vídeo abaixo o case de sucesso do Caio, um personal trainer que mudou sua vida a partir de produção de vídeos para a fanpage dele.

Assista e compreenderá melhor.

Espero de verdade que você aprenda a usar a ferramenta de criação de roteiros de vídeos para empresas. Use isso em suas produções e em sua realidade de produção de vídeos.

Não fique preso a medos e insegurança. Quando temos o que dividir de conhecimento, nossa aparência ou nossa condição física deixa de estar no primeiro plano.

As pessoas não se conectarão com você pelo seu comportamento, aparência ou beleza, mas sim pelo que você pode acrescentar a ela.

Use isso em seus vídeos e faça o sucesso de sua empresa com roteiros de vídeos espetaculares.

E lembre de nosso compromisso. Quero que você escreva aqui se foi produtivo para você a ferramenta para criar roteiro de vídeo para minha empresa, opa, sua empresa.

Até breve.

Clube Sebrae
Rafael Cardoso
Rafael Cardoso Seguir

Um cidadão que deixou de ser passivo para trazer luz e ambiente à discussão social e político.

Ler matéria completa
Indicados para você