[ editar artigo]

Como escolher o melhor banco para minha empresa?

Como escolher o melhor banco para minha empresa?

Quem já tem ou pretende abrir um negócio precisa se preocupar com alguns pontos fundamentais para o bom funcionamento do empreendimento. Também deve cuidar para que tudo seja feito de acordo com o planejado, sem dores de cabeça e de forma organizada. E uma das coisas mais importantes na gestão de uma empresa é a escolha do melhor banco.

Independentemente da companhia ou bandeira da agência, em todo o País, as instituições bancárias funcionam praticamente da mesma forma.

Na hora de fazer sua escolha sobre qual é o melhor banco para sua empresa, o que deve ser feito é a análise e consideração de diversos fatores que, por sua vez, variam de acordo com as particularidades de seu negócio.

Do que a empresa precisa?

O primeiro e mais importante passo a ser tomado na escolha do melhor banco é analisar e levantar quais são as reais necessidades do empreendimento. Ou seja, quais os serviços e aplicações essenciais.

É interessante que você anote todas as soluções que tenha em mente, assim, será muito mais fácil e rápido encontrar o melhor banco que atenda perfeitamente às necessidades de seu negócio.

Outro aspecto muito importante a ser considerado é a comodidade e a praticidade oferecida pelo banco.

Por exemplo, uma instituição financeira que tenha uma agência próxima do local onde seu negócio funciona pode ser crucial para o desenvolvimento do empreendimento.

Muitos empreendedores, tendo em vista a ideia de evitar muito trabalho ou, até mesmo, por uma questão de confiança, optam por escolher o mesmo banco que usam para suas contas pessoais para cuidar de seus negócios.

Pode ser interessante, até porque as instituições financeiras facilitam a abertura da conta e podem oferecer soluções atraentes para a pessoa que já é cliente da agência.

Realizada essa fase inicial de “análise das necessidades do empreendimento”, há alguns pontos que podemos chamar de “técnicos” e que são muito importantes no momento de escolher o melhor banco. A seguir, selecionamos alguns deles.

  • Serviços online

Praticidade, eficiência e agilidade são coisas indispensáveis para qualquer tipo de negócio. Algumas agências são excelentes nas unidades físicas oferecendo ótimos serviços.

Mas quando o assunto são as soluções online, deixam muito a desejar. Analise e tire todas as suas dúvidas sobre esse ponto com os gerentes das suas opções.

  • Proximidade do negócio

Como apontamos anteriormente, uma agência próxima do negócio pode contribuir muito para o desenvolvimento do empreendimento, pois qualquer eventualidade que venha a surgir pode ser avaliada de forma mais rápida e, pessoalmente, com o gerente.

  • Caixas eletrônicos

Pode acontecer de você precisar sacar ou depositar dinheiro, e não ter muito tempo para se deslocar ou ficar parado em uma fila.

Agências com caixas eletrônicos em boa quantidade e em posições estratégicas na região onde seu negócio funciona devem ser consideradas com muita atenção.

  • Credibilidade e solidez

Geralmente, quanto maior o banco, menos chances ele tem de falir e desaparecer com o seu dinheiro. Claro, estamos falando de uma possibilidade remota, mas é melhor prevenir.

Banco menor e estadual volta e meia apresenta algum tipo de problema. Optar por esses últimos pode ser o mesmo que correr um risco desnecessário.

  • Tarifas

Talvez, esse seja o ponto mais importante a ser considerado na escolha do melhor banco. É sempre importante analisar as tarifas praticadas pela instituição financeira.

Hoje, os pacotes oferecidos são mais padronizados e isso facilita a vida das pessoas na hora de fazer comparações.

Uma boa ideia nesse sentido é fazer uso da ferramenta STAR da Febraban no site www.febraban-star.org.br.

  • Qualidades dos serviços

Não basta apenas que o banco tenha uma boa quantidade de serviços, a categoria deles também precisa ser avaliada.

É importante que você tenha cuidado para não ser enganado: muitos bancos têm uma grande quantidade de soluções, mas de péssima condição. Não caia no erro de confundir quantidade com qualidade.

  • Visite as agências

Converse com os gerentes, avalie pacotes e taxas, ou seja, veja pessoalmente, na prática. Pode ser um fator decisivo para uma escolha melhor.

Onde pesquisar informações sobre os bancos?

Se você passou por todas as fases acima e ainda não se decidiu, ainda tem algo que pode ser feito para contribuir para uma decisão mais eficaz: as pesquisas!

Tudo está ficando cada vez mais tecnológico, rápido e prático. Então, aproveite a internet para investigar.

O mais interessante é que, por meio dessa ferramenta, podemos ter acesso a uma infinidade de informações vindas dos clientes.

Uma busca online permitirá que você conheça as percepções positivas e negativas de quem já foi (ou é) cliente da instituição financeira que você está pretendendo contratar.

Para isso, você pode fazer uso de sites específicos, como o Reclame Aqui e, também, das redes sociais da própria agência. Dê uma atenção especial aos comentários, eles podem ser reveladores, tanto com relação às falhas do banco quanto como ele lida com isso.

Bancos digitais

Os bancos digitais podem ser excelentes alternativas para você que gosta de inovação e coisas mais tecnológicas.

O ponto positivo dessas opções é o fato de que eles estão em pleno crescimento e apresentam soluções muito mais em conta, mais rápidas e práticas.

Aliás, muitas agências tradicionais como o Bradesco, Santander e Itaú têm bancos digitais. Vale a pena dar uma olhada e conferir se eles não possuem exatamente aquilo que sua empresa necessita.

É bem provável que, avaliando tudo o que apontamos até aqui, você pense que escolher o melhor banco é uma tarefa quase impossível! Na realidade, só parece. Todo o processo é relativamente simples.

O essencial é que você conheça muito bem seu negócio e o que ele precisa. Faça os levantamentos necessários e, depois, parta para as pesquisas.

O mais importante é não ter pressa. Leve o tempo que quiser - e um pouco mais! Lembre-se que estamos falando sobre um dos pilares de seu negócio!

Então, é isso! Esperamos que com nossas dicas e um pouco de paciência você consiga identificar quais são as melhores opções de bancos no mercado. Na dúvida, nunca deixe de pedir opinião de alguém de confiança ou da sua área que já tenha passado pelo mesmo processo. Vale muito a pena!

Aproveite e confira outros posts do Clube Sebrae. Tem sempre uma ideia nova para você!

Comunidade Sebrae
Denisson Soares
Denisson Soares Seguir

Analista de Produção de Conteúdo. Atua no mercado de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Acompanha de perto tudo que acontece no mundo da tecnologia. Entusiasta de ideias inovadoras que ampliam os horizontes e as possibilidades das empresas.

Ler matéria completa
Indicados para você