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Como escolher o Ponto Certo para minha Franquia ou Varejo?

Como escolher o Ponto Certo para minha Franquia ou Varejo?

Você pode perder todo o seu investimento apenas com uma escolha errada: o ponto comercial!

Na minha experiência como consultor de redes de franquias e varejo assisto histórias de sucesso e fracasso de negócios e unidades franqueadas pela pouca importância que alguns franqueados e empreendedores dão a esse assunto. Segue abaixo alguns pontos importantes que devem ser considerados:

1) Bairro Bom x Ponto Bom

Presenciei há alguns anos uma unidade franqueada que foi instalada no bairro mais chique da cidade de Curitiba, mas simplesmente por ter escolhido a rua errada, o que deveria ser um sucesso, virou um grande prejuízo. Escolher o bairro certo é fundamental, mas outros detalhes devem ser vistos.

2) Fluxo de Carros x Velocidade dos Carros

Uma outra forma de "enterrar" o seu negócio é considerar que só porque uma rua tem um alto fluxo de automóveis passando ela será ótima para a visibilidade do seu negócio. Uma armadilha está escondida nessa falácia: a velocidade dos carros! Há muitos anos um empreendedor na área de gastronomia me procurou desesperado por ter investido 300.000 dólares em um belíssimo restaurante italiano em uma rua de grande fluxo de carros, no centro da cidade. A armadilha havia pego mais um! Ele não havia percebido que os carros passavam acima de 50km/h e algumas vezes acima de 60km/m (era uma via rápida). Para piorar a situação, havia uma árvore, que cobria a fachada, em perspectiva para quem estava passando de carro. Resultado: TODO investimento perdido. Por esse motivo, considere também a velocidade dos carros.

3) Fluxo de Pessoas andando pela calçada

Existem vários tipos de Franquias e de Varejo. Algumas lojas vendem produtos que as pessoas estão dispostas a pegar o carro e deslocar-se até a loja (como é o caso de lojas de decoração, arquitetura, supermercados para grandes compras...), outras lojas vendem produtos que são comprados pela conveniência da localização. É o caso da papelaria, do minimercado, ou da lanchonete próximo a sua casa ou ao seu trabalho, na qual várias pessoas compram porque estão passando por perto. Se você precisa de um grande fluxo de pessoas passando na frente do seu ponto comercial para que ele seja frequentado, antes de escolher, faça um teste: conte quantas pessoas estão passando na frente da sua futura loja e verifique se este fluxo é realmente suficiente para a conversão em visitantes e clientes.

4) Empreendimentos Âncora

Verifique se existem alguns estabelecimentos próximo ao ponto potencial pesquisado que atraem o fluxo de pessoas que você deseja. Esse é um dos principais motivos pelo qual muitas franquias e lojas de varejo optam por shopping centers, visto que o fluxo de pessoas já foi provocado de empreendimentos âncora, como cinemas, praças de alimentação, ou lojas âncora, que atraem um grande fluxo de pessoas.

Existem várias outras considerações que avalio com meus clientes na escolha do ponto comercial, mas se você considerar estes, certamente já aumentará suas probabilidades de sucesso!

Clube Sebrae
Leandro Krug
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Especialista em Franquias e Consultor de Varejo Empresário do Varejo com operações em Shopping Center Professor de Pós Graduação há 10 anos

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