Como escolher um nicho de mercado
[editar artigo]

Como escolher um nicho de mercado

Os nichos de mercado são segmentos ou públicos que possuem um interesse, problema ou desejo em comum. Partindo desse conceito, a escolha do nicho baseia-se em escolher um público ou segmento específico e disponibilizar um produto ou serviço a fim de atender aquela necessidade ou desejo.

Geralmente a escolha de um nicho de mercado inicia-se antes mesmo de começar um negócio. Dessa forma, é mais fácil traçar uma estratégia a partir da tomada de decisão. O ideal é você encontrar um nicho de mercado lucrativo, atrelado às habilidades e identificação que você possui para desenvolver aquela atividade.

Pensando em auxiliar nessa escolha, elaboramos esse conteúdo para que você entenda melhor como escolher um nicho de mercado, qual a importância de uma escolha bem feita, assim como, os cinco nichos mais lucrativos do mercado atual.

Qual a importância de escolher bem o nicho?

Os nichos podem ser amplos, como o de calçados esportivos ou, até mesmo, mais específicos como o de chuteiras para jogadores de futsal. Ele tem o objetivo de afunilar o seu público e determinar a sua persona - aquelas pessoas que possuem interesse e que, supostamente, poderiam comprar o seu produto.

Geralmente as necessidades ou problemas desse público são pouco explorados, dessa forma, a finalidade do nicho é suprir as demandas que ainda não têm tanta atenção, além de se destacar entre os concorrentes daquele mercado. Ele também possibilita identificar os problemas do seu público para que você desenvolva produtos que se tornem solução.

No mundo dos negócios, é praticamente impossível encontrar uma área ou segmento que atenda a todos os públicos. Isso porque as pessoas são diferentes, assim como, as necessidades, problemas e gostos. Então, torna-se difícil criar um produto que atenda toda essa demanda. Por isso é muito importante escolher corretamente o nicho que você pretende atuar, pois ele determinará o público que você vai atender. Consequentemente, definirá as estratégias a serem adotadas para convencer aquelas pessoas a adquirirem o seu produto.

A escolha bem feita do nicho é crucial para qualquer negócio, principalmente para as pequenas empresas que, geralmente, não possuem recursos o suficiente para atender um público muito grande e diversificado. Além do que, escolhendo o nicho de forma correta você economiza tempo, esforços e recursos tentando atingir um público que não tem interesse pelo seu produto.

Quando você estabelece o nicho que você pretende atuar, tem plena certeza de que aquelas personas têm desejo em adquirir seu produto. Isso porque você identificou o problema ou necessidade daquele determinado público, e agora o seu produto virá como a solução.

Como escolher um nicho de mercado?

Se você está pretendendo dar o pontapé inicial em seu negócio, o ideal é, primeiramente, começar a pesquisar possibilidades de nichos que pode atuar. Veja alguns fatores que precisam ser levados em conta:

  • tenha em mente quais são os seus objetivos, suas aptidões e por quais segmentos possui identificação;
  • Elabore uma lista com temas que você se identifica e que teria facilidade para trabalhar. Isso simplificará a hora da escolha e o momento do desenvolvimento do produto;
  • Não siga somente suas intuições. Procure por dados, estatísticas e pesquisas de mercado. Busque por ramos, áreas e atividades que estarão em alta nos próximos anos e que serão rentáveis;
  • Fuja das tendências passageiras. Não adianta você apostar em algo que goste, mas que não trará lucratividade à sua empresa. Essa escolha será determinante para o futuro do seu negócio. Optar por algo errado pode fazer com que você invista tempo e recursos em vão;
  • Avalie também oferta e procura. Pesquise em buscadores como o Google, qual o índice de procura pelo assunto. Busque por assuntos similares ao que você deseja produzir. Lembre-se de verificar se existem produtos similares sendo vendidos em sites que aparecem nos buscadores, e caso existam, analise sua concorrência.

Normalmente você terá duas opções de escolha:

  1. Você pode optar por entrar num mercado mais amplo, onde consiga atender um número maior de pessoas e um público mais diversificado, porém irá se deparar facilmente com diversos concorrentes de peso e pioneiros no segmento, dificultando a sua entrada naquele ramo.

  2. Você pode optar por encontrar um segmento pouco explorado e desenvolver-se ali, tornando-se autoridade naquele ramo e oferecendo o seu produto no momento certo para o consumidor.

Com certeza você optou pela segunda opção, não é mesmo? Pois bem, para isso o nicho está aí, para afunilar as suas opções, fazendo com que você opte por um segmento pouco explorado. Nele você terá mais chances de venda do seu produto, evitando a forte concorrência e aumentando as possibilidades de ganhar dinheiro.

Se você levar em consideração todos esses fatores citados, com certeza a escolha de um nicho de mercado estará muito mais clara para você. Isso facilitará a realização da escolha certa.

Quais são os nichos mais lucrativos do mercado?

Pensando em expandir suas possibilidades e te dar novas ideias, separamos cinco exemplos de nichos mais lucrativos do mercado. Quem sabe algum desses não tem a ver com você e pode ser o nicho da sua empresa? Confira!

  1. Telefonia/celulares: Esse nicho é o que mais vende no e-commerce brasileiro, então se você está pensando em começar o seu negócio online, essa pode ser uma ótima opção. O segmento lidera o ranking dos que mais faturam no comércio eletrônico no Brasil.
  2. Saúde: O nicho da saúde é considerado muito rentável, além de ser bastante disputado. Saúde é um dos nichos mais procurados nos mecanismos de buscas, isso porque a preocupação e o cuidado com ela nunca sai de moda. Além de ser uma opção de nicho que visa resultados a longo prazo - porque não é considerada apenas uma tendência - é algo que está sempre em nosso cotidiano.
  3. Emagrecimento: Saúde e emagrecimento são dois assuntos muito procurados na internet. Esse nicho é considerando bastante lucrativo levando em consideração que as pessoas sempre estão buscando formas e alternativas para emagrecer. Muitas vezes o nicho de emagrecimento está atrelado ao da saúde.
  4. Moda e acessórios: Também é um dos grandes mercados no e-commerce brasileiro. É um dos nichos extremamente pesquisados na internet, levando em conta que as mulheres estão sempre buscando novas tendências de moda e realizando compras online frequentemente. Essa pode ser considerada uma opção muito rentável.
  5. Cosméticos e perfumaria: Aproveitando o gancho do nicho de moda e acessórios, as maquiagens e a estética também são produtos muito adquiridos na internet. A expansão de blogs e canais no Youtube voltados para a área da beleza contribuiu para que o segmento se expandisse gerando muita procura, além da criação de diversas lojas e marcas voltadas para cosméticos.

Escolher um nicho de mercado não é uma tarefa tão difícil assim, há muitas possibilidades rentáveis. Entretanto, o ideal é que você consiga associar algo que você gosta a algo que traga lucratividade para sua empresa, pensando sempre a longo prazo.

Há muitos negócios que iniciam juntamente com as tendências, mas logo somem. Isso porque as tendências passam e mudam a todo o momento. Por isso, é importante sempre pensar em algum nicho inexplorado e consistente, onde haja menos concorrência e mais chance de você se destacar.

Conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre como escolher o nicho de mercado? Continue navegando pelo Clube Sebrae e fique por dentro de outros assuntos que podem auxiliar no planejamento e evolução do seu negócio. Clique aqui e saiba como construir a projeção financeira ideal para o seu negócio. Compartilhe sua experiência escrevendo um post para o blog.

Clube Sebrae
Vitória Celestino
Vitória Celestino Seguir

Redatora web.

Continue lendo
Indicados para você