{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Como escolher um nome para seu novo negócio?
[editar artigo]

Como escolher um nome para seu novo negócio?

Como escolher um nome para seu novo negócio?

Começar um negócio é um momento emocionante, você está tomando a iniciativa de tentar seu próprio caminho.

A uma série de questões para se pensar antes de iniciar um negócio. Além das formalidades de realmente registrar uma empresa, você terá inúmeras coisas a considerar em termos de criação de uma marca e identidade.

Uma das considerações mais importantes em relação a isso é escolher o nome da empresa. Você pode já ter uma ideia de um nome perfeito para sua empresa, mas o que você pensou inicialmente ser um grande nome pode vir a ser uma má escolha.

Antes de começar a escolher um nome, leia abaixo algumas características importantes que um bom nome de empresa deve ter:

  • Simplicidade. Fácil pronuncia e escrita. Você pode querer adicionar todos os tipos de termos na sua marca, como "Grupo" ou "internacional", etc , mas pense bem se são especificamente relevantes para o seu negócio.
  • A positividade. Certifique-se que todas as palavras no nome da sua empresa têm conotações positivas.
  • Rápido de escrever (especialmente no celular). Com base na minha experiência o nome deve ter 9 ou menos caracteres.
  • Fácil de soletrar para alguém pelo telefone.
  • Eficiente para incluir em um tweet ou outra rede social pelo tamanho dos caracteres disponíveis.
  • Simples para criar uma marca.
  • Atemporal: não temporal; que não varia em função do tempo; pertencente a todos os tempos; imutável, invariável, perene, eterno.
  • Singularidade. Se você tem um nome genérico e sem brilho que não se destaca da concorrência ou que não representa a sua marca de forma eficaz, você pode ter dificuldade de destacar seu nome no meio dos concorrentes.
  • Escolha nomes sem “ç” e sem acento ortográfico. Estes caracteres não podem ser adicionados em um domínio.
  • Tome cuidado com tendências em nomeação, gírias do momento e seus gostos pessoais.
  • Não deve ter relação com o produto. O nome da empresa deve ser diferente do objeto social. O mercado é um ambiente altamente instável, isso significa abraçar uma flexibilidade que pode salvá-lo em caso de qualquer giro. Se tiver que mudar de produto ou segmento no meio do caminho.

Siga abaixo os passos que preparei para te ajudar a escolher o melhor nome para sua empresa:

1 Passo: Desenvolver conceitos figurativos.

Pense em objetos, frases, momentos e sentimentos que estão vagamente relacionados ao seu negócio. Não tenha medo de experimentar, em seguida, escreva tudo o que vier a sua mente.

Esta lista de palavras-chave vão ajudar a começar. Para os mais preguiçosos, sugiro os geradores automáticos de nomes como: ChattypeNamevine ,BustAName , Gerador de nomes para empresas , Namemesh , entre outros.

Procurar sinônimos. Você pode facilmente multiplicar a sua lista, adicionando uma lista de sinônimos para palavras já desenvolvidas.

Neste ponto, você deve ter uma quantidade decente de combinações de nomes para escolher. Tente encontrar 25 nomes que você acha que são decentes, então reduza para 15.

Dicas:

  • Adicione números a sua palavra. Biz2Biz.
  • Adicione sufixo ou prefixo.Ex: MeuNegocio.
  • Crie palavras compostas. Ex: Timeshop.
  • Combine duas palavras. Ex: Buscapé (Buscar+a pé).
  • Escreva a palavra ao contrário: Ex: Harpo (Oprah).

2 Passo. Verificar a disponibilidade.

Registro oficial: Acesse o site do INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, e faça sua busca. O registro oficial só é válido se for feito pelo INPI. Só assim para você e sua empresa ficarem salvos de plágios e cópias de marcas.

Verificar o domínio: é importante acessar também o Registro.br para saber a condição do endereço de internet que você quer usar. Parece algo óbvio, mas várias empresas decidem o nome e somente depois que está criada toda identidade visual é que elas verificam o registro do site.

Teste o nome no Google e redes sociais. Algumas pesquisas com o nome que pretende usar, podem dar pistas sobre a existência de outras empresas designações semelhantes que possam roubar atenção na internet.

Talvez demore algumas semanas para encontrar o nome perfeito. Não se preocupe, faça isso paralelamente e estimule a criatividade. Vai fluir e você vai encontrar o nome perfeito.

O nome de uma empresa é mais arte do que ciência.. O que você acha importante quando se escolhe um nome? Quais os nomes de empresas que você mais gosta? Quais os nomes que você conhece que achou uma escolha infeliz? Comente abaixo para que outros empreendedores se beneficiem de sua experiência.

Vera Moraes

Vera Moraes

Consultora - Inventtando

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar