Como eu sei qual o momento para expandir minha empresa?

Olá,

Serei bem direto para responder esta pergunta:

O momento certo para expandir sua empresa é quando ela está te dando dinheiro (de verdade! lucro e rentabilidade friamente calculados) de maneira consistente e satisfatória!

Os empreendedores de pequenos negócios muitas vezes tem bastante dinheiro passando pela sua mão, mas se não forem calculados corretamente, pelo menos os números de lucratividade e rentabilidade, é inadequado pensar em expansão. Se você não tem estes números sobre o seu negócio na ponta da língua pare de ler este post e vá ler as publicações do Tanaka, aqui mesmo no Clube do Empreendedor, que escreve sobre gestão financeira ok? Quando tiver calculado os de maneira precisa os números do seu negócio volte para cá ;)

Para que possamos considerar os números positivos é necessário que você considere um pró-labore justo e realista para você (e seus sócios, se for o caso) e ainda sim a empresa gere um lucro que tendo como referencia o investimento realizado no negócio garanta um retorno mensal bem maior do que se este investimento tivesse sido feito em um investimento financeiro do mercado (como fundos de investimento conservadores, títulos do tesouro, poupança, etc.).

Se você continua lendo imagino que tenha os seus números calculados e então temos duas situações:

1. Os números são positivos.

Ótimo, pode pensar em expandir, a questão é como fazer isto, existem inúmeros caminhos e para escolher o caminho certo deve analisar o mercado, a sua estrutura, a sua capacidade de investimento e as tendências gerais.

É importante analisar todo o ambiente para saber se o modelo de negócio que o trouxe até aqui com bom desempenho pode ser simplesmente expandido para gerar os mesmos resultados de forma multiplicada ou se serão necessários ajustes no seu modelo de negócio para que a expansão seja bem sucedida.

Se tiver interesse em se aprofundar neste tema, comente o que quer saber e escreverei sobre o assunto.

2. Os números não são positivos.

Se seus números não são positivos, significa que seu negócio passa por dificuldades, mesmo que momentâneas, então coloque sua energia para resolver estas dificuldades e só depois pense em expansão.

Uma grande ilusão é achar que fazer crescer um negócio que está indo mal vai fazê-lo melhorar. Não vai!

Você pode dizer que já viu inúmeros casos de grandes empresas que estavam tendo prejuízo, receberam investimentos milionários e passaram a ser lucrativas. Sim isto acontece mesmo, mas veja bem, são casos de grandes empresas. Um dos principais problemas que temos na gestão de micro e pequenas empresas é que a imensa maioria dos casos que aparecem em livros, revistas, etc. são de empresas de médio e grande porte e a gestão de uma empresa deste porte é totalmente diferente de empresas de micro e pequeno porte.

Não quero aqui jogar um balde de água fria na sua expectativa de crescimento, mas quero apenas alertá-lo para o fato de que precisa ter os pés no chão para não transformar um pequeno problema num enorme!

Se gostou deste artigo, de uma olhada também no meu site franqueador.com

Utilize todos os recursos disponibilizados pelo Clube do Empreendedor para colocar a casa em ordem, fazer os ajustes necessários e aí sim crescer de maneira sólida e saudável. Conte conosco!

Erlon Labatut
Erlon Labatut Seguir